foto: meu sobrinho Diogo(da  Odonto) também veste o que pensa...(?)

Vestindo o que penso*



                Humor, porque ninguém é de ferro...
                                      Edna Lopes


            No último show do 14 Bis, aqui em Maceió revi alguns  companheiros do tempo de escola e uma torrente de boas lembranças afloraram. Lembrei de tantos momentos bons, de aprendizado constante mas lembrei, principalmente, do “besteirol”(parecia sério!) dos murais de cada Diretório Acadêmico, das frases clichês nos muros, das palavras de ordem nas assembléias...lembrei do meu lado moleque, que não perdia a chance de tirar sarro da “seriedade”(hipocrisia ?) de tantas e tantos...
            Naquele período, adorava “vestir” idéias. As camisetas com frases eram uma febre e as minhas eram, quase sempre, de fragmentos de poemas ou de frases irreverentes. Resolvi então reescrever um texto (apócrifo, até onde sei), que resgata este clima fazendo  evidentemente , minhas adaptações...

                   Vestindo o que penso*


          Tudo começou quando a turma de Direito resolveu colocar uma célebre frase em camiseta, que virou moda no Campus: "SEU NAMORADO FAZ DIREITO? VEM CÁ QUE EU FAÇO". Ótima sacada!boa idéia "parafraseada" em seguida pelo pessoal de Medicina e da Enfermagem:  "Ele pode até fazer direito, mas ninguém conhece seu corpo melhor que eu."
          O pessoal de Administração não deixou por menos: "Não adianta conhecer o corpo, fazer direito se não souber administrar o que tem". Beleza de resposta! A meninada ficou bem na fita, até que a Turma de Agronomia apareceu com a seguinte frase: "Uns conhecem bem, outros fazem direito e alguns sabem administrar o que tem, mas plantar a mandioca como nós ninguém consegue!"
          Pegaram pesado mas, o pessoal do Jornalismo e da Publicidade não iriam ficar de fora dessa e largaram esta pérola: "De que adianta conhecer bem, fazer direito, saber administrar e plantar a mandioca, se depois não puder contar prá todo mundo?"
          Eita, mas a turma da Engenharia provocada, não deixou barato: "De que adianta conhecer bem, fazer direito, saber administrar, plantar a mandioca e poder contar prá todo mundo se não tiver energia e potência para fazer várias vezes?"  Porém , a frase campeã absoluta do machismo foi a de Economia e Contábeis :  "De que adianta conhecer bem, fazer direito, saber administrar, plantar a mandioca, poder contar prá todo mundo, ter energia e potência para fazer várias vezes,  se mulher gosta mesmo é de dinheiro?
          Aí meu camarada, não deu mais prá ficar de fora da “guerra” e nós, da Pedagogia e das Licenciaturas, de comum acordo com a turma da Nutrição arrematamos:  "DE QUE ADIANTA CONHECER BEM, FAZER DIREITO, SABER ADMINISTRAR, PLANTAR MANDIOCA, PODER CONTAR PRÁ TODO MUNDO, TER ENERGIA E POTÊNCIA PARA FAZER VÁRIAS VEZES E TER DINHEIRO... SE NO FINAL DAS CONTAS A GENTE SEMPRE PRECISA ENSINAR A COMER!
          Paz no campus finalmente? Nem pensar! mas e você? já "vestiu" alguma idéia?

Ps. Camisa de político nem prá dormir ao relento!


*O título "Vestindo o que penso" é meu.Pesquisei na web e os que circulam por aí são sem título. Li um, aqui do Recanto, como "Guerra de Frases".