FRANCISCO ANÍSIO.
QUEM É FRANCISCO ANÍSIO DE SANTO ESTÊVÃO ? - O filósofo irlandês, Edmundo Burke, afirmou que um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la.
O povo de Santo Estêvão possui um profundo conhecimento de sua história, graças a Francisco Anisio Costa Pinto, um historiador que pesquisa os acontecimentos relevantes e nos informa com a fidelidade que Cícero preconizou: "O primeiro dever do historiador é não trair a verdade, não ocultar a verdade, e não ser suspeito de parcialidade ou ressentimento..."
É importante ressaltar que a neutralidade na história é inexistente. Chico apresenta o passado com sensibilidade moderna, sem se deixar influenciar por preconceitos ou dogmas partidários. Ele não altera os fatos, mas os relata como foram, sem adicionar ou omitir nada da verdade pesquisada.
É um prazer ler seus relatos históricos, que registram todo o conhecimento disponível e nos fazem imaginar que os tempos primordiais estão presentes.
O majestoso trabalho de Chico não pode, de forma alguma, passar despercebido pelo reconhecimento público e pela valorização de seu talento.
Chico, que atuou também na política partidária com coragem e competência, sempre comprometido com os valores democráticos, alicerçado na ética e na qualidade de seu caráter, trouxe à sociedade uma proposta renovadora e mais igualitária.
Contudo, em meio ao conflito entre a política e a "história," a história prevaleceu, e Chico passou a fazer o que mais o fascina: estudar, pesquisar e analisar os acontecimentos históricos, especialmente os relacionados a nossa Santo Estêvão.
É uma vitória para todos nós termos um Historiador de excelência em tempo integral!
Que o Professor, historiador, escritor e Menestrel de nossa Terra desfrute de uma vida longa!
Com meus respeitos,
Manoel Lobo