A AULA DO SR. PEREIRA
Aquele homem simples, que sabíamos que não tinha ido à escola, que tinha como "assinatura" apenas a digital já tão marcada por uma vida de sacrifício e trabalho pesado, conseguia prender a atenção de toda a rua nos finais de semana.
Seu Pereira não aprendeu ler, mas, tinha ouvidos e olhos atentos e curiosos das notícias dadas no rádio e TV...desde cedo, quando jovem, já demonstrava interesse por conhecimento e informação.
Com os filhos já alfabetizados, ele comprava o jornal e pedia que lessem pra ele, enquanto atento, confirmava ou negava com a cabeça...
Mas, era nos finais de semana que ele nos surpreendia. Saía cedo para "peregrinar" pelos bares da cidade, à tarde voltava e sempre no mesmo ponto da nossa rua, ele parava, como se movido pelo efeito da bebida, ele enxergasse uma sala de aula onde ia ensinar...
Seu Pereira falava a todos e a ninguém, mas, nada fora da verdade. Ensinava sobre a descoberta do Brasil, sobre as batalhas nacionais, heróis, inconfidentes, mártires, regime militar, símbolos, economia e cultura...tudo Isso e muito mais, sem esquecer datas, nomes e motivos.
Afirmo que ele sem instrução escolar deixava muitos professores formados, diplomados, pra trás.
Confesso que acertei questões de provas, lembrando do que ele tinha falado na rua.
E sempre ao final daquela "aula", ele com o coração movido de orgulho pela sensação daquela missão cumprida, erguia o braço e gritava: "O BRASIL É NOSSO !!!!"...e assim era saudado por todos com palmas e brados do seu nome.
Seguia seu caminho de volta para o lar humilde, para sua família...
Há alguns anos nos deixou.
P.S - Ao Sr. Pereira, a nossa homenagem, nosso respeito e nossa saudade.
Descanse em paz grande homem.