A TEORIA DAS BORBOLETAS

Na verdade não sei por onde começar estas palavras, já não escrevo tão bem como antes, te peço desculpas se essas palavras aqui redigidas te pareçam simplórias demais.

Às vezes não temos noção do quanto uma pessoa será importante em nossas vidas, eu de fato, nunca imaginei que teria uma pessoa tão importante assim.

Certa vez fui perguntada sobre o que é Literatura,como futura universitária em Letras...

“Literatura é a riqueza dos sábios,algo simplório aos olhos de um ignorante,mas algo maravilhosamente belo aos olhos de uma pessoa que nunca se cansa de aprender.”

Ela se transformou ao longo dos tempos, de início foi baseada na Literatura dos Portugueses, éramos uma espécie de copiadores,desse ponto de partida, começa a surgir a Literatura Brasileira,ela parte de um questionamento:

Para quê copiar a Literatura Portuguesa, se temos tantas coisas maravilhosas e esplendidas, se não mais que eles?

Desse ponto, surge o Nacionalismo, primeira fase do Romantismo Brasileiro, conhecida também como Fase Heroica, o índio como figura de Herói, o que deveria ter acontecido desde sempre, não apenas se iniciar como Movimento Literário, que bom que isso aconteceu!

Após termos construído nossa própria Literatura, partimos para outro ponto dessa conversa, qual a verdadeira história sobre o Descobrimento do Brasil, várias versões, nunca saberemos qual é a verdadeira. Nunca teremos uma resposta concreta:

Qual o verdadeiro Brasil?

Existem muitas histórias, e talvez ninguém saberemos qual é a verdadeira, assim como na cinética (parte da física que estuda a ação das forças nas mudanças de movimento dos corpos),partimos do ponto que se depende do referencial adotado, sendo assim, qual seria de fato o Verdadeiro Brasil?

O Brasil que Gonçalves Dias sentiu saudades em Canção do Exílio?

O Brasil de burgueses egocêntricos que não se preocupavam com os humildes?

O Brasil dos índios antes dos portugueses chegarem?

Ou o Brasil que o Bruxo do Cosme Velho criticou em Memórias Póstumas de Brás Cubas.

A história do Descobrimento do Brasil, é contada pelos portugueses ou pelos índios?

A história da Escravidão é contada pelos brancos ou pelos negros?

Em ambas as perguntas, a história foi contada pela parte mais forte, compreende-se então que a parte mais fraca nunca teve voz. Através da Literatura essa voz ficou mais forte, surgiu também como uma forma de denunciar a realidade e expor os problemas da sociedade por meio das palavras.

Para concluir, tenho para mim que a Literatura é como as Borboletas; são lindas, alçam longos voos, se transformam com o tempo (LAGARTA/CASULO/BORBOLETA),existem muitas por esse Planeta Terra.

Embora todas essas qualidades, não conseguem enxergar tamanha beleza que carregam, pois as asas estão distantes dos olhos.

Eu diria que os escritores são como as borboletas, eles não tem noção do quanto são importantes para a Literatura, talvez Brás Cubas, ao criar o emplasto para amenizara Melancolia da Humanidade, não teria noção de que aquela obra e a sua forma de pensar, iniciaria um movimento que marcou a transformação da forma de como os autores escreviam: O REALISMO.

Essas palavras servem para te mostrar o quanto uma simples forma de pensar diferente, revolucionou a forma de ver a Literatura no Brasil, e assim foi você.

Eu nunca pensei que teria uma Amizade tão linda como a sua, obrigada por fazer parte da minha vida e sempre acreditar em mim!

Talvez se há anos atrás, tivesse que escolher uma amizade, nunca saberia o quanto estaria perdendo, tanto como ser humano e como Amigo.

A Literatura foi uma dentre tantas outras coisas que temos em comum, além da paixão pela Educação e da singela,mas bela admiração por MACHADO DE ASSIS....

LEMBRA?

Ele não foi cabo, não foi foice...

Ele foi, MACHADO DE ASSIS!

Considero essa a mais importante e bela apresentação de trabalho da minha vida até agora.

E adivinha quem estava ao meu lado nesse momento?

Você, Jair de Souza.

Obrigada por ser essa pessoa tão especial.

Que você voe alto, muito alto(ao ponto que eu não te enxergue e que conversemos apenas por pensamento), que você conquiste o sucesso que merece!

Você é um ser humano maravilhoso.

Obrigada imensamente por tudo que você representa na minha vida!

Deixo aqui em sua homenagem, um trecho do poema de Fernando Pessoa:

"Se achar que precisa voltar, volte!

Se perceber que precisa seguir, siga!

Se estiver tudo errado, comece novamente!

Se estiver tudo certo, continue.

Se sentir saudades, mate-as.

Se perder um amor, não se perca!...

Se o achar, segure-o!

Circunde-se de rosas e ame...

O mais é nada"..

Feliz Aniversário!!!!

Mundinho de Literatura
Enviado por Mundinho de Literatura em 28/01/2020
Reeditado em 28/01/2020
Código do texto: T6852100
Classificação de conteúdo: seguro