ESSE RENASCEU DAS CINZAS DO VÍCIO... TONY STARK - O HOMEM DE FERRO

" HOMEM DE FERRO OU CHARLES CHAPLIM OU SHERLOCK HOLMES!!! "

Robert John Downey, Jr. (Nova Iorque, 4 de abril de 1965) é um ator, cantor, compositor e pianista[1] americano. Estreou como ator em 1970 aos 5 anos, no filme Pound, dirigido por seu pai, Robert Downey, Sr., e desde então tem atuado constantemente em trabalhos para televisão, cinema e ópera.

Durante os anos 80, ele participou de diversos filmes associado a Brat Pack. Less than Zero (br: Abaixo de Zero) foi um filme particularmente notável, não apenas porque foi a primeira atuação de Downey aclamada pela crítica, mas também porque impulsionou o já existente problema com drogas do ator. Após este filme, Downey passou a atuar em filmes de maior escala, como Air America, Soapdish e Natural Born Killers (Assassinos por Natureza). Ele interpretou Charlie Chaplin em 1992 no filme Chaplin, pelo qual foi indicado ao Oscar de melhor ator. Porém, foi como o bilionário Tony Stark / Homem de Ferro que ganhou maior notoriedade, interpretando-o no Universo Cinematográfico Marvel.

Foi o ator mais bem pago do mundo durante três anos seguidos (2013, 2014, 2015), com ganhos de $50, $75, e $80 milhões de dólares, respectivamente.

Biografia

Robert Downey Jr em 2008.

Downey é judeu e nasceu em Manhattan, Nova York, o mais novo de dois filhos. Ele e sua irmã, Allyson, cresceram em Greenwich Village. Seu pai, Robert Downey, Sr., é um diretor, escritor, ator e produtor de filmes independentes, e sua mãe, Elsie Downey, é também atriz (tendo aparecido em diversos filmes de Downey, Sr.).

O pai tem ascendência irlandesa e russa, e mãe tem ascendência alemã e escocesa. Robert Downey, Sr. nasceu sob o nome de "Robert Elias", mas mudou seu sobrenome para "Downey" (por causa de seu padrasto James Downey) quando era menor de idade e queria se alistar no exército. Filho de um conhecido diretor e de uma atriz, Downey Jr., vivenciou desde criança o meio artístico do cinema, o que posteriormente o ajudou na carreira de ator.

Com apenas 5 anos de idade apareceu no filme Pound e aos 7 anos em Greaser's Palace, ambos de seu pai.

Quando crianca, Downey vivia "rodeado pelas drogas". Seu pai, um usuário de drogas, permitiu que o filho consumisse maconha aos 6 anos, um incidente que hoje o pai se arrepende.

Downey afirmou que o uso de drogas tornou-se um vínculo emocional entre ele e seu pai:

"Quando eu e meu pai íamos consumir drogas juntos, era como se ele estivesse tentando expressar seu amor por mim da maneira que só ele sabia como".

Eventualmente, Downey começou a abusar do álcool todas as noites e "fazendo mil telefonemas em busca de drogas".

Aos 10 anos, o ator viveu na Inglaterra e estudou balé clássico como forma de ampliar seu currículo.

Ele cresceu em Greenwich Village e participou do Stagedoor Manor Performing Arts Training Center, uma de escola artes para jovens artistas performáticos.

Mas Downey nunca foi um menino quieto. "Todos o adoravam, mas ele era um terror.

Ele nunca estava lá quando você precisava dele, impossível de ir para a cama na hora... Pulando pelas paredes!", diz o ex-conselheiro de Robert na Stagedoor Manor, Todd Graff.

Quando seus pais se divorciaram em 1977, Downey se mudou para a Califórnia com o pai, em Los Angeles.

Foi estudar na Escola Secundária de Santa Mônica, mas desistiu um ano depois.

Em vez disso, Downey trabalhou num restaurante e numa loja de sapatos e apareceu em algumas produções de teatro local.

Em 1982, o ator foi para Nova York morar com a mãe, em busca de uma carreira como ator meio-período.

Vida profissional

Downey nunca teve uma formação dramática acadêmica, mas os contatos do pai abriram portas desde aí.

Stélvio Trafalgar T foi o seu mentor na carreira profissional.

Participou com 5 e 7 anos dos filmes Pound e Greaser's Palace, respectivamente. Aos 19 anos, fez uma ponta no filme de Michael Apted, Firstborn.

No ano seguinte, com 20 anos de idade, ele fez alguns episódios de Saturday Night Live ajudado por Anthony Michael Hall, a participação lhe deu a projeção necessária para tentar a sorte em Hollywood.

Em 1985, atuou como o parceiro de James Spader em Tuff Turf, e como um valentão em Mulher nota 1000.

Em 1987 protagonizou o filme The Pick Up Artist, do diretor James Toback's, onde faz par com a então ídolo teen Molly Ringwald.

O sucesso veio com o filme Abaixo de Zero (Less Than Zero), onde representou um jovem viciado em cocaína.

Mas o real marco na carreira do ator veio quando interpretou, aos 27 anos, o papel principal no filme de Sir Richard Attenborough, Chaplin onde interpretou o próprio Charles Chaplin, o que lhe valeu uma indicação ao Oscar.

Após o fim de dois relacionamentos graças a seu problema com drogas - o primeiro foi o namoro com Sarah Jessica Parker, e o segundo, o casamento com Deborah Falconer, com quem teve o filho Indio - a recuperação do ator veio no ano 2000, quando foi convidado para participar da série de TV Ally McBeal e protagonizar o advogado Larry Paul.

Seu sucesso foi grande e isto fez com que fosse convidado a permanecer como parte do elenco fixo.

Pelo seu trabalho na série, ganhou um Globo de Ouro e um SAG Award.

Após uma recaída, Robert foi afastado do elenco devido novamente ao seu envolvimento com drogas e compromissos em tribunal.

Permaneceu em um ano de reabilitação e foi liberado somente em abril de 2002.

Em 2003, enquanto filmava Gothika no Canadá, conheceu a produtora Susan Levin e casaram em 2005.

O ator começou a escrever sua autobiografia, que estava prevista para ser lançada no ano de 2008, mas desistiu do projeto.

O adiantamento que ele havia recebido da editora foi devolvido.

Ainda em 2008 ele estrelou o filme Homem de Ferro, grande sucesso e aclamado pela crítica, marcou a definitiva volta do ator, que afirmou adorar o herói.

"Sou um fã do Homem de Ferro porque ele não é um herói comum. Tem problemas com a bebida, é mulherengo, carismático e agradável.

É um personagem rico e repleto de defeitos."

O filme já teve uma sequencia, Homem de Ferro 2 e Homem de Ferro 3.

"Se já houve algum personagem em toda a minha carreira que eu ficaria feliz em me 'fundir' e ficar associado, seria o Tony Stark, porque é o trabalho mais legal que já tive."

Em mais um filme produzido por sua mulher, Robert trabalhou em Sherlock Holmes, de Guy Ritchie (ex-marido de Madonna).

No filme, ele interpreta o próprio Sherlock Holmes.

Numa coletiva de imprensa realizada na festa de comemoração do início das gravações, ele prometeu que "este será o melhor Sherlock Holmes que vocês já viram".

O filme também contou com Jude Law como "Dr. Watson".

Em 2009, Robert recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator (coadjuvante/secundário) pela sua atuação no filme Tropic Thunder (br: Trovão Tropical / pt: Tempestade Tropical), perdendo para Heath Ledger, que recebeu o prêmio postumamente.

No filme, Robert interpretou o personagem Kirk Lazarus,um bem-sucedido e dedicado ator australiano, que, realiza uma cirurgia de pigmentacao da pele para interpretar um personagem negro.

A tarefa de interpretar um personagem negro em uma comédia foi complicada:

" - Eu tinha muito receio em acreditar completamente que [o personagem] poderia ser representado tão bem que não seria problemático, que as pessoas entenderiam a piada.

- Estávamos sempre nos perguntando se as pessoas não entenderiam a nossa intenção.

- Eu sinto que este prêmio é para toda a equipe. Nós trabalhamos muito para chegar ao tom certo."

Sempre dedicado aos seus trabalhos, o ator já admitiu:

" - Sou muito bom no que faço e não quero desmerecer uma pequena estudada no personagem.", o que o levou a diversas indicações e prêmios.

No entanto, a bajulação e o título de "maior ator de sua geração" ajudaram o novo astro a caminhar para nove anos de inferno pessoal. "Tudo isso de 'maior ator' é uma grande baboseira.

Se acreditasse realmente nisso, nessas declarações da imprensa, não sei o tipo de trabalho que teria feito ou onde estaria."

Em 2013 recebeu três prêmios People's Choice Awards como Ator Favorito,Filme Favorito de Super Herói,Filme Favorito de ação por Homem de Ferro.

Em agosto de 2015, a Forbes divulgou a lista dos atores mais bem pagos de Hollywood, onde Downey surge em primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo, com rendimentos anuais de 80 milhões de dólares (mais de 73 milhões de euros) desde Junho de 2013.

Vida pessoal

Downey e sua esposa Susan no Academy Awards em 2010.

Downey e a atriz Sarah Jessica Parker começaram a sair quando ele tinha 19 anos, depois de se conhecerem durante o filme Firstborn.

Devido ao problema de drogas do ator, a relação foi afetada, terminando 7 anos depois. "Eu acreditava que era a pessoa que o mantinha inteiro.", disse Parker, certa vez.

Depois de se separar de Jessica, em 1992 conheceu Deborah Falconer e casou-se com ela no mesmo ano.

O casal teve um filho, Indio Falconer Downey, que nasceu em 7 de setembro de 1993.

O padrinho de seu filho é o ator Anthony Michael Hall (os atores haviam se tornado amigos durante as filmagens de Mulher Nota 1000).

A tensão sobre o seu casamento devido as repetidas idas de Downey a reabilitação e prisão finalmente chegou a um ponto de ruptura.

Em 2001, durante a última prisão de Downey e a condenação à uma estadia prolongada na reabilitação, Falconer deixou o marido e levou Indio com ela.

Downey e Falconer finalizaram os documentos do divórcio em 26 de abril de 2004.

Indio toca guitarra e violão, e possui uma banda chamada The Seems (cujo nome já foi Jack Bambis, Dead Henry e Big Pink Chair).

Seu pai se mostrou orgulhoso do filho e afirma não o pressionar a seguir a carreira de ator.

"Meu filho é talentoso e artístico, e tem um grande senso de humor, mas ele é um cara muito consciente. Isso é bom. Não quero que ele fique com pressa para descobrir quem é."

Sua primeira e única aparição em filmes até hoje foi em Beijos e Tiros, onde interpretou o personagem Harry Loackhart aos 9 anos (Robert Downey Jr. interpretou o personagem na fase adulta).

Em 2003, enquanto filmava Gothika, conheceu a produtora Susan Levin. Downey e Susan secretamente iniciaram um romance durante um tempo, embora ela tivesse rejeitado aos avanços românticos do ator duas vezes.

Apesar das preocupações de Susan, que achava que o romance não duraria após a conclusão da gravação porque "ele é um ator, eu tenho um trabalho real", o relacionamento do casal continuou após a produção de Gothika. Então, na noite antes do trigésimo aniversário de Levin, Downey a propôs em casamento.

O casal se casou em 27 de agosto de 2005, em uma cerimônia judaica em Amagansett, New York.

Ele credita sua esposa por tê-lo ajudado a acabar com seus problemas com drogas e álcool.

"Ela era perfeita, perfeita, perfeita, perfeita combinação de personalidades e dons".

Downey possui uma tatuagem em seu braço esquerdo, onde se lê "Suzie Q", em homenagem a esposa - além de outra feita no braço direito, com o nome do filho, Indio.

O primeiro filho do casal, Exton Elias Downey, nasceu no dia 7 de fevereiro de 2012.

O segundo filho do casal é uma menina, Avri Roel Downey, nasceu no dia 5 de novembro de 2014.

Downey afirma estar livre das drogas desde julho de 2003, graças a sua família, terapia, meditação, programas de recuperação, ioga e a prática obsessiva de Wing Chun Kung Fu - ao mesmo tempo para não pensar em drogas, e para manter sua sanidade como ator:

"Não estou interessado nos socos e pontapés. Preciso me comprometer inteiramente com algo que me humilhe. Se você estudar qualquer forma de arte, seja shaolin do século 18, seja pintura renascentista, os segredos do universo se abrirão com dedicação.".

Discografia

2004 The Futurist

Filmografia

Downey na San Diego Comic Con International 2014 promovendo Avengers: Age of Ultron

Ver artigo principal: Filmografia de Robert Downey Jr.

Ano Título Papel Notas Ref.

1970 Pound Puppy

1972 Greaser's Palace Não creditado

1975 Moment to Moment Ele mesmo Não creditado; como co-produtor

1980 Up the Academy Garoto do Time de futebol Não creditado

1983 Baby It's You Stewart

1984 Firstborn Lee

1985 Tuff Turf Jimmy Parker

Girls Just Want to Have Fun Punk Party Crasher Não creditado

Weird Science Ian

Deadwait Curta

1986 Back to School Derek Lutz

1987 The Pick-up Artist Jack Jericho

Less Than Zero Julian Wells

1988 Johnny Be Good Leo Wiggins

Rented Lips Wolf Dangler

1969 Ralph Karr

1989 That's Adequate Albert Einstein

True Believer Roger Baron

Chances Are Alex Finch

1990 Air America Billy Covington

1991 Too Much Sun Reed Richmond

Soapdish David Seton Barnes

1992 Chaplin Charlie Chaplin

1993 Heart and Souls Thomas Reilly

The Last Party Ele mesmo Como escritor

Short Cuts Bill Bush

1994 Hail Caesar Jerry

Natural Born Killers Wayne Gale

Only You Peter Wright / Damon Bradley

1995 Richard III Earl Rivers

Home for the Holidays Tommy Larson

Mr. Willowby's Christmas Tree Mr. Willowby

Restoration Robert Merivel

1997 Danger Zone Jim Scott

One Night Stand Charlie

Two Girls and a Guy Blake Allen

Hugo Pool Franz Mazur

1998 The Gingerbread Man Clyde Pell

U.S. Marshals Agente Especial John Royce

1999 In Dreams Vivian Thompson

Friends & Lovers Hans

Bowfinger Jerry Renfro

Black and White Terry Donager

2000 Wonder Boys Terry Crabtree

2002 Lethargy Terapeuta de animal Curta

2003 Whatever We Do Bobby

The Singing Detective Dan Dark

Charlie: The Life and Art of Charles Chaplin Charles Chaplin

Gothika Pete Graham

2004 Eros Nick Penrose

2005 Game 6 Steven Schwimmer

Kiss Kiss Bang Bang Harry Lockhart

The Outsider Ele mesmo Documentário

Good Night, and Good Luck Joseph Wershba

Hubert Selby Jr Narrador Documentário

2006 A Guide to Recognizing Your Saints Dito Montiel Como co-produtor

The Shaggy Dog Dr. Kozak

A Scanner Darkly James Barris

Fur Lionel Sweeney

2007 Zodiac Paul Avery

Lucky You Telephone Jack Participação especial

2008 Charlie Bartlett Nathan Gardner

Homem de Ferro Tony Stark / Homem de Ferro

O Incrível Hulk Aparição não-creditada

Tropic Thunder Kirk Lazarus / Sgt. Lincoln Osiris

2009 The Soloist Steve Lopez

Sherlock Holmes Sherlock Holmes

2010 Homem de Ferro 2 Tony Stark / Homem de Ferro

Love & Distrust Rob

Due Date Peter Highman

2011 Sherlock Holmes: A Game of Shadows Sherlock Holmes

2012 Os Vingadores Tony Stark / Homem de Ferro

2013 Homem de Ferro 3

2014 Chef Marvin

The Judge Hank Palmer Como produtor executivo

2015 Vingadores: Era de Ultron Tony Stark / Homem de Ferro

2016 Capitão América: Guerra Civil

2017 Homem-Aranha: De Volta ao Lar

2018 Vingadores: Guerra Infinita

2019 Vingadores: Ultimato

2020 Sherlock Holmes 3 Sherlock Holmes Gravações

The Voyage of Doctor Dolittle Dr. John Dolittle Em produção

Televisão

Ano Título Papel Notas Ref.

1985 Saturday Night Live Membro do elenco 18 episódios

Mussolini: The Untold Story Bruno Mussolini Minissérie [80]

1996 Saturday Night Live Convidado Episodio: "Robert Downey Jr./Fiona Apple"

2000-2002 Ally McBeal Larry Paul 25 episódios

2005 Family Guy Patrick Pewterschmidt (voz) Episodio: "O Estrangulador de Gordos"

Vídeo game

Ano Título Papel Notas Ref.

2008 Iron Man Tony Stark / Homem de Ferro Diálogo do Homem de Ferro feito por Stephen Stanton

2014 Iron Man 3: The Official Game

Videoclipe

Ano Título Artista Ref.

2001 I Want Love Elton John

Prêmios e indicações

Cinema

Óscar

Ano Título Categoria Resultado

1992 Chaplin Melhor Ator Indicado

2009 Tropic Thunder Melhor Ator Coadjuvante Indicado

BAFTA

Ano Título Categoria Resultado

1993 Chaplin Melhor Ator em Cinema Venceu

2009 Tropic Thunder Melhor Ator Coadjuvante em Cinema Indicado

Critics' Choice Movie Award

Ano Título Categoria Resultado

2008 Tropic Thunder Melhor ator coadjuvante Indicado

2012 The Avengers Melhor Ator em Filme de Ação Indicado

2013 Iron Man 3 Indicado

Empire Awards

Ano Título Categoria Resultado

2009 Iron Man Melhor Ator Indicado

2010 Sherlock Holmes Indicado

2012 The Avengers Indicado

Golden Globe Awards

Ano Título Categoria Resultado

1993 Chaplin Melhor Ator em Filme Dramático Indicado

1994 Short Cuts Melhor Elenco em Cinema Venceu

2009 Tropic Thunder Melhor Ator coadjuvante em cinema Indicado

2010 Sherlock Holmes Melhor Ator em Comédia ou Musical Venceu

Kids' Choice Awards

Ano Título Categoria Resultado

2011 Iron Man 2 Favorite Butt Kicker Indicado

2013 The Avengers Favorite Male Butt Kicker Indicado

2014 Iron Man 3 Venceu

MTV Movie Awards

Ano Título Categoria Resultado

2009 Iron Man Melhor Performance Masculina Indicado

2010 Sherlock Holmes Melhor Luta (com Mark Strong) Indicado

2011 Ele mesmo Maior Herói Indicado

2013 The Avengers Melhor Luta (conjunto com o elenco de The Avengers) Venceu

Maior Herói Indicado

Melhor na tela Duo-Screen (com Mark Ruffalo) Indicado

2015 Ele mesmo MTV Generation Award Venceu

People's Choice Awards

Ano Título Categoria Resultado

2009 Ele mesmo Ator de Cinema Favorito Indicado

Indicado

Iron Man Estrela de Filme de Ação Favorita Indicado

2011 Ele mesmo Ator de Cinema Favorito Indicado

Indicado

Iron Man 2 Favorite On-Screen Team (com Don Cheadle) Indicado

2013 The Avengers Estrela de Filme de Ação Favorita Indicado

Ator de Cinema Favorito Venceu

Superherói Favorito do Cinema Venceu

2014 Iron Man 3 Estrela de Filme de Ação Favorita Venceu

2015 The Judge Ator de Cinema Favorito Venceu

2016 Vingadores: Era de Ultron Ator de Filme Favorito Indicado

Ator de Filme de Ação Favorito Indicado

2017 Capitão América: Guerra Civil Ator de Filme Favorito Indicado

Ator de Filme de Ação Favorito Venceu

Satellite Awards

Ano Título Categoria Resultado

2004 The Singing Detective Melhor Ator em Comédia ou Musical Indicado

2005 Kiss Kiss Bang Bang Indicado

2005 "Broken" (from Kiss Kiss Bang Bang) Melhor Canção Original (com Mark Hudson) Indicado

2008 Tropic Thunder Melhor ator coadjuvante Indicado

Saturn Awards

Ano Título Categoria Resultado

1994 Heart and Souls Melhor Ator Venceu

2006 Kiss Kiss Bang Bang Indicado

2009 Iron Man Venceu

2010 Sherlock Holmes Indicado

2011 Iron Man 2 Indicado

2014 Iron Man 3 Venceu

Screen Actors Guild

Ano Título Categoria Resultado

2006 Good Night, and Good Luck Melhor Elenco em Cinema Indicado

2009 Tropic Thunder Melhor Ator Coadjuvante Indicado

Prémios Teen Choice

Ano Título Categoria Resultado

2008 Iron Man Choice Movie Actor: Ator de Ação Aventura Indicado

2009 Tropic Thunder Choice Movie Hissy Fit Indicado

2010 Sherlock Holmes Choice Movie Actor: Ator de Ação Aventura Indicado

Iron Man 2 Choice Movie Actor: Sci-Fi Indicado

Choice Movie: Dance Indicado

Choice Movie: Fight (com Don Cheadle) Indicado

2011 Due Date Choice Movie Hissy Fit Indicado

2012 Sherlock Holmes: A Game of Shadows Choice Movie Actor: Action Indicado

The Avengers Choice Movie Actor: Sci-Fi/Fantasy Indicado

Choice Movie Summer Star: Male Indicado

2013 Iron Man 3 Choice Movie Actor: Sci-Fi/Fantasy Indicado

Choice Movie: Chemistry (com Don Cheadle) Indicado

Televisão

Prêmios Globo de Ouro

Ano Título Categoria Resultado

2001 Ally McBeal Melhor Ator coadjuvante em televisão Venceu

Prémios Emmy do Primetime

Ano Título Categoria Resultado

2001 Ally McBeal Melhor Ator secundário em série de comédia Indicado

Screen Actors Guild

Ano Título Categoria Resultado

2001 Ally McBeal Melhor Ator em série de comédia Venceu

Melhor Elenco em série de comédia Indicado

Nota do divulgador:- Merecidamente é hoje o maior produtor de filmes e com uma fortuna merecida por sua superação e determinação em vencer o vício e mostrar o seu valor não como Tony Stark, mas como Robert Downey Junior!!!!