Para Professores/quem ensina/ tudo que ensina.

PROFESSOR:

Tem em sua alma os vários caminhos do conhecimento e vai com eles por terrenos férteis ou não, mas segue contrito, dentro de você há sinceridade e por isso não questiona àqueles a quem ensina.

É por vezes solitário neste vagar itinerante do saber, mas estou com você; somos remanescentes de uma prática que escraviza, nos acorrenta e muitas vezes a ninguém mais importa. É como içar bandeira em deserto, gritar dentro de um labirinto.

Tem sempre um sentimento de culpa, de frustração que nos persegue, nos deixa pela metade; como se parte de nós se fortalecesse a cada novo recomeço, e outra parte se conscientizasse que não há mais esperança para compartilhar.

Existe o novo, todo pronto para pesquisar, mais preciso, sem questionamentos, resolvido, finalizado. Cresce em nós a sensação de que nada acrescentamos, somos os últimos a dar as respostas.

Ainda assim, nos olhos inquisidores de quem necessita de respostas, estamos nós cheios de fé e orgulho para responder com precisão o que o tempo ainda não levou de nós. Muitas vezes foge-nos a memória e a incerteza vem, do cansaço, do progresso, das mudanças inconstantes, do transformar que a tudo expõe.

Mestre, que tanto se orgulha do saber, de seus escritos, do vai e vem da Escola, Faculdade , Congressos e Pós Graduações; que vira a noite sem festas, enquanto os espertos se divertem; quanta realização sem partilhar, sem plateia para ver os certificados conquistados.

Comemoramos nossas formaturas, sem brilho, quase indiferentes, pois no raiar da madrugada pilhas de provas e trabalhos são legado de compensação e esperam para nos preocupar.

Então por que ser professor?

Eu e você respondemos ainda assim orgulhosos; para formar o bom Médico, o Advogado, o Militar, Engenheiro e profissões outras mais, que sem a nossa parcela inicial, medianeira e final, jamais teriam funções tão necessárias a se formar.

CidadiPaula

CidadiPaula
Enviado por CidadiPaula em 16/10/2019
Código do texto: T6771218
Classificação de conteúdo: seguro