Capoeira: Cego, Surdo, Mudo! Resumo.Texto de Leiteiro
CEGO, SURDO, MUDO!
Eu tenho medo de escrever, porque as palavras ficam gravadas muito tempo, sofrem interpretações individuais, e com o passar do tempo, adquirem outro sentido, surpreendendo até quem as escreveu!
Ademais em Não Acredito em Palavras para Mudar o iMundo ou alguém, se isto não fosse Verdade, a Bíblia Não teria tantas!
Há muitos anos atrás, passando em frente ao quartel do Exército aqui em Belém do Pará, vi escrito:
A Palavra convence, o Exemplo arrasta!
Pensei: Que maravilha de frase!
Uns 3 meses depois, este mesmo Exército foi assaltado por 2 elementos que tinham notado que aos domingos, não ficava soldado nem na guarita externa!
Que exemplo hein!
Santa Maria
Já estamos nos preparando para criar um novo Adão, não mais a semelhança de Deus, mas do própio homem. A produção de orelhas humanas em ratos, figados humanos em suinos, dão uma pálida idéia. Já antevejo o Capoeirista do 3º Milênio com a habilidade da Largatixa, arrojo e astúcia do Macaco, Parabrisa, depósito de gordura e equilibrador corporal de umidade do Camelo, visão da Águia, audição do Morcego, força da Formiga, estômago dos Ruminantes, etc.
E é claro, se der algo errado, a re-edição de Cíclopes, Minotauros e Medusas!
O lado bom da Capoeira, é que voçe mal conhece algumas pessoas e já as tem como amigas, por outro lado voçe nem conhece algumas pessoas e já as tem como inimigas!
São Bento Pequeno
Muito importante a carta de Mestre Limãozinho ao Mestre Burguês sobre o Toque de IUNA:
"A estória (ou História) diz que os Capoeiristas lutaram o Jogo da IUNA, e um deles Morreu!"
Quer dizer que até então IUNA Não Era Toque de Morte, e se um Não Tivesse Morrido, continuaria nâo sendo!
Quem viu o jovem pela TV Globo ser agredido mortalmente, o viu com o Toque de São Bento, e se ele tivesse morrido na hora, seria São Bento Toque Funebre?
Morte na Capoeira
http://www.youtube.com/watch?v=E1CRuWusKoE
São Bento Grande
São Bento Grande de Angola, seria na minha opinião, o Toque de Iniciação, pois 70% dos Capoeiristas hoje, (e antigamente) iniciam seu aprendizadode Berimbau com ele. Eu mesmo sou uma vitima dele, pois estava desempregado quando ouvi aquele som estranho, a uns 100 metros a minha casa.
FUI, VI E FIQUEI!
Acredito que a expansão da Capoeira, não se deu pelas peripécias e desatinos dos praticantes, mas pela inclusão do Berimbau aos movimentos dos Capoeiristas. È bem provavel que a aproximação das Rodas as Festas do Largo das Igrejas, proporcionou não sò a introdução dos VIVA MEU DEUS,
LADAINHAS, como também a criação dos Toques: São Bento Grande, São Bento Pequeno, Angola e Santa Maria, pela influência dos TOQUES DOS SINOS!
DOM-DIM: Angola
DIM-DOM: SBP
DIM-DOM-DOM: SBG
Não se pode relegar a informação de um antigo Mestre de que São Bento é assim chamado, por ter sido criado na Região de São Bento!
Cavalaria
SOU DISCIPULO QUE APRENDO, SOU MESTRE QUE DOU LIÇÃO!
Somente numa Arte Popular é possivel tal coisa!
Foi sem dúvida briga de "comadres" que gerou a Morte do jovem no RJ, e tirou muitas crianças da Capoeira. Mas este fato terrivel, serviu para uma concientização a longo prazo, tentando uma possivel união, para expulsão definitiva, no dizer de um Picareta desta Arte dos: Infiltrados na Capoeira!
Não tenho dúvida, de que "sua dedicação" 'a Capoeira, é só pelas vantangens e promoção que a Capoeira dá!
Parece-me que quando certas pessoas chegam a Mestres de Capoeira, perdem o bom senso!
Um dos piores exemplos esta na Revista SEXI-Janeiro de 1995- edição nº 181!
Se era esta a Expansão Descomunal de qualidade duvidosa que o Nestor Capoeira previu num dos seus Livros, confesso que não cai do cavalo, e sim de uma girafa.
Lamentavelmente Mestre Pastinha tinha razão:
CAPOEIRA, UMA COISA VAGABUNDA!
Do jeito que vai, teremos que criar um SPC:
Serviço de Proteção a Capoeira!
Com um departamento CEP:
Controle de Expansão dos Pilantras!
irmão mata irmão na Capoeira
http://www.youtube.com/watch?v=GcWhZ0NyDPE
IUNA
Quando Cabral encostou em Porto Seguro na Bahia, é bem provavel que já tivesse no barco Jogadores Portugueses de Paus, e talvez até Capoeiristas como é o caso do Irmão Barnabé, tocador de Berimbau, (de boca ou de barriga?) que alegrava as ruas do RJ, nos idos de 1584, conforme o Livro Narrativas de Fernão Cardim citado por Viriato Correa em O Brasil de nossos Avós!
Quando um aluno me pergunta sobre Os Segredos da Capoeira, eu desconverso, até porque, se meu Mestre me passou algum Segredo, deixou de ser Segredo, pois seríamos 2 a conhece-lo!
Oque existe são incognitas quanto a Origem da Capoeira!
Sendo Africanos os Professores de Bimba e Pastinha, e desconhecendo-se que eles -os Professores- aprenderam-na com Europeus ou Indigenas Tupiniquins, é quase certo a Capoeira ter vindo da Africa, nos navios negreiros, espalhando-se atraves dos litorais!
Estranho é ela ter se manifestado apenas no Brasil. Estudos indicam que há algo semelhante em Angola:
A N'golo, nas Antilhas: Moringue.
Se algum poucos movimentos indicam Origem, ela também estará na Russia: Dança dos Cossacos, e mais China&Japão pelos Balões da Cintura Desaprezada, tesoura do Judô e Chamadas do Taichi!
Somente o BerimBau chegou em Cuba.
Usarei uma comparação "comercial" entre a Capoeira quando iniciei -1975- e agora - 1997- quando escrevo:
Antes a Capoeira era a Marca, o Produto o Mestre e o Subproduto o .... Hoje a Marca é o Nome do Grupo, o Produto é a Capoeira e o Subproduto o Mestre!
Banguela
Apesar da impressão que o texto possa dar, Capoeira para mim, não é e não será Religião. A introdução e utilização de parte Rituais de Religiões Afro-Brasileiras, não indica ser o Elemento adepto das mesmas, fazendo mais por Caricatura ou influência de terceiros.
Isso de a Capoeira Ser oque Não Era, (Religião) salvo engano de minha parte, (porque na Capoeira tudo é possivel, graças ao seu estilo camaleonico) poderá no futuro, como ainda lhe traz no presente, pela associação do Atabaque com o Candomblé, lhe trazer mais Discriminação!
Resumo de um Texto editado no Informativo Muzenza Jan/Fev de 1997 sob o titulo: Cego, Surdo, Mudo!
Dois Links de videos para ilustrar este texto:
A Ladja também é das Guianas além das Antilhas.
http://www.youtube.com/watch?v=Rl4CEEse_fI&NR=1
E a Moringue com um Ritual muito Interessante:
http://www.youtube.com/watch?v=HuqJrGg5844
A Luta dos Cossacos que tem muita de Capoeira:
Boyovyvv Hopak!
http://www.youtube.com/watch?v=7b4lTnXwfvw
http://www.youtube.com/watch?v=huKyHxHi-04&mode=relat
Maculêle na Espanha! (Catalunha)
www.youtube.com/watch?v=RsdQrCAgskk
Mais Textos de Capoeira com Fotos incluindo resumo do Livro Atenilo o Relâmpago de Mestre Itapoã neste Link:
http://www.overmundo.com.br/perfis/colaboracoes_publicadas.php?ordem=titulo
Para a MINHA VERDADE só existe uma réplica A MENTIRA! (Leiteiro)
x-x
Capoeira: És Mestre de Capoeira!
Homenagem a Mestre Guará!
A Amizade verdadeira é uma armadilha, dá-nos muita liberdade, e as vezes dizemos coisas, que não diríamos nem ao nosso pior inimigo!
Leiteiro
Aquele demônio em miniatura, que morava com a tua avó, era oque teu?
Guará, eu não queria perguntar, mas não resisti!
Me perdoe.
Guará
O nome do menino que minha avò criava era C...,e tinha também o P..., que era do bem, e eu. Minha avò cuidava de muitos projetos de malandro coca-cola, la na Ladeira dos Tabajaras, na casa em que ela morava.
Leiteiro
Não me lembro de 2, mas oque eu via sempre que ia lá, era aquele que gostava de jogar a dinheiro com os malandros maiores. Sem querer te magoar, acho que tua vó tinha obrigação de apertar o pescoço dele em prol da comunidade. Porque muitas mães e pais não o fizeram é que o RJ esta deste jeito!
Espero não tê-lo chateado!
Guará
Obrigação tinha os pais das Crianças, minha avò, para
nós foi uma Madre Tereza !
Obrigação tem o Estado, o dever melhor dizendo !
Leiteiro
Quanto a tua avó tens razão, Pisei na Bola e de conforça!
Mas voçe me conhece,de vez enquando eu enlouqueço, e aí sai essas besteiras.
Mãe e pai não matam filho, e avó no mundo de hoje é 2 x MÃE!
Nunca entendi aquela passagem bíblica, em que uma voz celestial, manda o Pai matar o filho!
Pai não é só quem faz, Pai também é quem cria.
Aconteceu comigo e contigo, por isso o meu pai com 90 anos chora, mas vai morrer SÓZINHO!
Cito da Revista O Mensageiro 2005:
Em todo o tempo ame o amigo, pois na angústia nasce o irmão!
Antes de ler esta frase, eu tinha dificuldades em entender, porque alguns não abandonavam a delinquência. Porque criados juntos, portanto quase sempre amigos, quando um vai pra delinquência, leva o irmão, digo o amigo!
Ja diz o velho deitado: Diga-me com quem andas.....
Sem pensar que te Feriria
Disse uma grave Asneira
Saiste com Sabedoria
Mostraste ter Consciência
Respeito e Paciência
ÉS MESTRE DE CAPOEIRA!
x-x
Mais Textos de Capoeira com Fotos incluindo resumo do Livro Atenilo o Relâmpago de Mestre Itapoã neste Link:
http://www.overmundo.com.br/perfis/colaboracoes_publicadas.php?ordem=titulo
E mais textos de Capoeira no Colaborações Arquivadas:
http://www.overmundo.com.br/perfis/colaboracoes_arquivadas.php?autor=18375
Para a MINHA VERDADE só existe uma réplica A MENTIRA! (Leiteiro)