Há mais coisas no Ar do que Aviões de carreira! Homenagem a Vovó Maria Joana! Texto de Leiteiro
HÁ MAIS COISAS NO AR DO QUE AVIÕES DE CARREIRA!
Participei de 2 apresentações do Jongo da Serrinha com a Capoeira, em 1980 por aí, mas como tinhámos que treinar, fomos vários dias .
Num certo dia, o treino acabou por volta do meio-dia, e resolvi entrar para conhecer o Centro de Vovó Maria Joana.
Entrei, e dei de cara com ela sentada em um banquinho, em frente ao Gongá. Me senti infinitamente pequeno, não sei se tomei a benção ou ajoelhei, só sei que a força da ENERGIA dela me abalou profudamente. Até hoje não vi nada igual, em pessoas que trabalham na Umbanda ou Candomblé! Me tornei escravo e amante do Caxambu, e me senti na obrigação de dar este meu depoimento.
Sou aluno do LUA-RASTA de Capoeira. E só!
Leiteiro
Luiza M.
Ficamos muito emocionados com seu depoimento. Realmente Vovó Maria era uma pessoa muito especial, e sua energia emana na Serrinha até hoje, mesmo após seu falecimento há mais de 20 anos.
Muito obrigada pelo depoimento, vamos enviar para a neta dela, Dely Monteiro, que ainda mora nesta casa que vc visitou.
Luiza Marmello(Jongo da Serrinha)
Leiteiro
Desculpe incomodá-los de novo, mas pesquisando o JONGO em suas páginas, tive a impressão de que Darcy não esta mais entre Nós!
Estou certo ou errado?
Pesquisando o Jongo na internet descobri o valor e o poder energético do Atabaque, eu que trabalho a 30 anos com a Capoeira e não sabia!
Nós brasileiros, somos muito desleixados com a Ciência da Mãe Africa, nossa porcentagem de sangue português fala mais alto: Faturar,Faturar,Faturar!
E deixamos de nos aprofundar na Riqueza Cultural que Herdamos!
Me PERDOE MÃE AFRICA, me sinto velho para começar a pesquisar, mas torço para que os bisnetos de voçes aí da SERRINHA, e de outros QUILOMBOS pelo Brasil afora o façam!
AXÉ,AXÉ muito AXÉ!
BEIJOS,VOVÓ Maria Joana, aonde a Senhora estiver!
Luiza M.
Oi querido, o nosso Mestre Darcy, infelizmente já virou uma estrela, que brilha muito no céu dos ancestrais jongueiros. Mas fiquei intrigada quando vc disse, que já estaria velho para pesquisar os tambores. Estas entidades maravilhosas, que nos acompanham desde antes de nascermos. Afinal, nosso coração é um tambor. Vc não deveria dizer isso, pois quem faz ou participa de qualquer atividade que tenham esses maravilhosos e seculares tambores, não se livra deles jamais.
Já faz parte de vc. Continue sua pesquisa. Realmente vc tem razão quando diz que os tambores são vivos. E têm seu poder energético. Eles falam. Beijo grande no seu coração e Muito axé pra vc.
Deus abençoe. Luiza Marmello (Jongo da Serrinha)
Leiteiro.
Mas Deus sabe oque faz, foi preciso que os 2 subissem para que o Jongo crescesse tanto. Darci me pareceu oque seria os Faraós para os egipcios, o cara com a ciência dos Deuses, nasceu para ensinar Jongo, e conseguia mesmo nos treinos, que as crianças nos transmitissem a emoção dançando!
Tive sorte de ver o Jongo aí a noite, no Terreiro da Serrinha, com Vovó Maria dançando, já tive o disco de Capoeira em que o Jongo fez parceiria, e tenho o da Beth Carvalho ou Clara Nunes não sei, com a presença da Vovó!
Com apreço Leiteiro!
Correspondência trocada com a ILUMINADA Sra. MARILU MELLO.
Mas antes de conhecer VOVÓ MARIA JOANA,conheci outras pessoas que tem um quê ESPECIAL, que os diferem de seres humanos comuns, me fazem lembrar uma passagem bíblica, sobre a EXPULSÃO DE 250.000 "ANJOS", que se "ENAMORARAM" pelas MULHERES TERRÁQUEAS. CORRO O RISCO mas vou afirmar que essa turminha aí embaixo, È TODA descendentes daqueles "PESTES"!
Minha avó de criação MARIA, Rubinho Tabajara, Lua Rasta, Nestor Capoeira, Peixinho,Toni, Gilberto da Barra, Poeira, Camisa, Leopoldina, Neco, Ivan Watch Rodrigues, Vovó Maria Joana, Darcy do Jongo, João Pequeno, Bira, Brás, Laíca, e seu GUEDES de ITAPORANGA-Vigia, Pará!
Achou muito, então lembre-se que 250 mil, era provavelmente a quarta parte da população na época!
Leiteiro
x-x
Mais Textos de Capoeira com Fotos incluindo resumo do Livro Atenilo o Relâmpago de Mestre Itapoã neste Link:
http://www.overmundo.com.br/perfis/colaboracoes_publicadas.php?ordem=titulo
E mais textos de Capoeira no Colaborações Arquivadas:
http://www.overmundo.com.br/perfis/colaboracoes_arquivadas.php?autor=18375
Para a MINHA VERDADE só existe uma réplica A MENTIRA! (Leiteiro