HOMENAGEM A FRANCISCO DE ASSIS: Homem da Natureza, louvada em versos no CÂNTICO DAS CRIATURAS.

OH, MEU DOCE JESUS,

DE AMOR FERIDO,

NUNCA TE PREGUES

NA CRUZ,

O MEU BOM JESUS,

COM O MEU SENHOR,

QUERO CHEGAR

AO PARAÍSO!

_______________

Pelos prados e campinas (Salmo 23)

https://www.youtube.com/watch?v=DaI-IFva_ls

________________

SÃO FRANCISCO DE ASSIS FILME COMPLETO DUBLADO EM PORTUGUES

https://www.youtube.com/watch?v=9IizwRIIC3k

___________

"- O AMOR NÃO É AMADO. O AMOR QUERO AMAR... "

Ao dizer assim, Francisco despertava em si a paixão maior a Jesus como Portal de Salvação e sentido radical da vida.

E viu que os homens ainda não correspondia ao amor de Deus em Jesus.

Ele que tanto AMOU não é ainda amado pelos homens e amado. Francisco se propõe renunciar tudo e tudo sacrificar por amor a Jesus e pediu suas cinco chagas paras se identificar ao Jesus na Cruz.

Amar como Jesus, perdoar como Jesus, viver como Jesus.

Acolher como Jesus, ser Igreja de Jesus: acolher os pobres, leprosos, mulheres, velhos e crianças e camponeses.

Amar a natureza como Obra do Criador, Jesus como a mais perfeita Obra do Pai!

No meu Sonho eu caminhava

https://www.youtube.com/watch?v=h-f-p2FJrks

Cantiga por Clara - Padre Zezinho

https://www.youtube.com/watch?v=jowzftGspUE

Doce é sentir-São Francisco de Assis. wmv

https://www.youtube.com/watch?v=FUuUaE8IuiY

____

Stive Morgan - Magic Travel

https://www.youtube.com/watch?v=UfLvR5kpVvY

Stive Morgan × Little Angel

https://www.youtube.com/watch?v=uHrFkGQuuuI

____

Francisco, o Irmão sempre alegre (Livro) - "Cor ad cor audiunt, vident, sentiunt, ama..."

- PESQUISA SOBRE PESSOAS HOMENAGEADAS COM NOMES DAS RUAS DE SÃO JOÃO DEL REI, MG

"Cor ad cor loquitur." (latim= "O coração fala ao coração."

- Lema ou slogan de Dom John Henry Newman = sacerdote anglicano convertido ao catolicismo e, depois, tornou-se cardeal da Igreja Católica na Inglaterra.).

“Cor ad cor audiunt, vident, sentiunt, ama: recte, oriens, dico, dicere, suadere, et tange: cantabo, laudis semper!” (latim) ____

TRADUÇÃO: “De coração para coração ouça, veja, sinta, ama, corrige, oriente, diga, fale, persuada, comova, cante, louve, sempre!”

“Como podem vocês dizer coisas boas? Pois, a boca fala do que está cheio o coração.” – Jesus em Mateus 12:34”

https://www.recantodasletras.com.br/homenagens/6386825

_____

Hoje é dia de Francisco de Assis!

Pai da Ecologia e Patrono dos que fazem bem aos animais e plantas.

Muitíssimo obrigado por ter postado o homem da natureza, exaltada

e contemplada mistica e cristãmente em versos no CÂNTICO DAS CRIATURAS.

____De todos os místicos ecológicos:, o que mais se aproximou da imagem universalmente singular de Jesus poeta.

E, militante e poeticamente pastoral! Amigo dos pobres, simples, leprosos e jovens - sem dúvida - foi O IRMÃO SEMPRE ALEGRE - admirado até por um teólogo calvinista!

_________

Francisco, o Irmão sempre alegre - Frei Jorge E. Hartmann.

https://www.skoob.com.br/livro/154341

Francisco, o Irmão sempre alegre PDF - Skoob

https://www.skoob.com.br/livro/pdf/francisco-o-irmao-sempre-alegre/.../edicao:29419...

PDF - Francisco, o Irmão sempre alegre. Francisco era alegre e irradiava uma alegria contagiante à sua volta. Isso porque se sente ternamente amado por ...

____________

O Irmão de Assis, Francisco, dos pobres - servidor inigualável na história das culturas, das religiões; até o Sultão o quis perto de si .... porque sabia a todos: acolher, ouvir, aconselhar e servir em nome de Jesus e para a união de todos como seres.

E, antes de tudo, humanos e ecologicamente integrados a uma performance fraternal à luz de Jesus Cósmico - revelador do mistério sublime da criação, de nossa condição de criaturidade!

___ Veja o Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, sua poeticidade nos fascina até hoje certamente.

Amemo-nos como irmãos entre irmãos e criaturas do Altíssimo Criador e Senhor, que se dignou assumir nossa humanidade na gruta de Belém - Casa do Pão!

____

São Francisco de Assis - Cântico das Criaturas

https://www.youtube.com/watch?v=d5oIs68JZ94

Wikipédia: "O Cântico das Criaturas, também conhecido como Cântico do Irmão Sol é uma canção religiosa cristã composta por Francisco de Assis.

Escrita no dialeto da Úmbria, acredita-se que esteja entre as primeiras obras escritas no idioma italiano."

_____

Caminhou entre nós, para ser um de nós, morreu para nos tornar divinamente humanos e humanamente divinais, eternamente próximo dos anjos e suavemente apaixonados pelo Amor que tudo supera, perdoa, não mata e sustentavelmente abraça todas as criaturas como nossas irmãs no Senhor Jesus, livres da servidão do pecado, pior câncer a que nos submete ao mal e ao maligno.

Deus nos fez para ser Dele, em nome e em Jesus, IMAGEM PURA E ECOLOGICAMENTE PERFEITA DA REVELAÇÃO DO SOBRENATURAL NO NATURAL E HUMANAMENTE UTÓPICO E REAL para o bem de todos os seres do Universo.

A Terra nossa Irmã nos acolhe como mãe e nos alimenta para a Eternidade, sem se apegar a nós - porque somos de Deus - que nos projetou desde toda a Eternidade feliz.

_________________

O único amor no ar. Isso é que falta entre todos.

A ÉTICA NOS CONSOLIDA NO RESPEITO AO OUTRO.

O AMOR É UMA CONDIÇÃO DAS COMUNIDADES, NÃO OBSTANTE TANTO EGOÍSMO - CONTRÁRIO DO AMOR E O ÓDIO E A NEGAÇÃO RADICAL DO AMOR.

O PERDÃO É A EXPRESSÃO DE AMAR ALGUÉM.

"A QEM MUITO AMA MUITO SERÁ PERDOADO..."

MORRER POR ALGUÉM É A EXPRESSÃO MAIOR DE AMOR À VIDA.

HÁ DOIS TIPOS DE FÉ: A NATURAL VINDA DA ÉTICA E DA RAZÃO HUMANAS.

Esta nos estudos da ciência, da observação da natureza, da cura das doenças, do respeito aos direito humanos, da alegria de viver e ser solidário aos seres humanos em todas as situações - principalmente diante e com os pobres e doentes, das minorias etc.

E A FÉ SOBRENATURAL BASEADA EM UMA REVELAÇÃO JUDAICO-CRISTÃ, em que nos mergulhamos no mistério da fé na pessoa de Deus uno e trino e no Evento sagrado de Jesus Cristo, da Igreja e da salvação dos homens segundo a Bíblia.

Acreditar com a inteligência e estudar com o coração e admitir um ser superior a nós e a esta natureza - também com limitações e contradições, secas, fome, terremotos...

Saber-se parte do mistério da vida e a morte como canal e condição da vida para alavancar eternamente uma vida místicamente contínua a essa vida aqui fragilizada pela condição existencial contraditória e aberta a um plus, uma dimensão complementar e sublimemente satisfatória no mistério de Jesus Cristo, humanamente encarnado, terrivelmente torturado e crucificado e depois amorosamente ressuscitado por uma fortaleza que vem só de um Deus livremente de todo mal.

Jesus é a Personificação DIVINAMENTE HUMANA (face divina de Deus) - Tão humano e divino - só um Deus para nos mostrar que vale a pena ser gente por mor e não por ódio e preconceitos de qualquer natureza. Onde o amor estiver, Deus aí necessariamente e ontologicamente (como ser em si) está!

Jesus falou que somos "deuses" porque viemos de Deus e retornaremos a Deus, no sentido de que Deus nos chama a uma comunhão lindamente eterna e sublimemente imperecível como é desejo de todos: - Nunca, quero morrer!

Então, Jesus responde: - Venha, tenha fé: Eu sou a Vida eterna, comigo vocês viverão eterna e suavemente, plenamente, não egoisticamente.

'EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. JOÃO 14, 6

EGO SUM VIA, VERITAS ET VITA. " JOÃO 14, 6

EVANGELHO= BOA NOVA DO ECO DE DEUS EM NÓS E POR NÓS - NOTÍCIA DE SALVAÇÃO, QUE NÃO VEM DOS HOMENS E NEM DE QUALQUER IDEOLOGIA.

NENHUM IDEÓLOGO TEVE A OUSADIA DE DIZER-NOS: EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.

SÓ JESUS - HOMEM E DEUS VERDADEIRO.

________________

Procurando compreender: Mysterion = sacramentum

• Paulo, em suas cartas, adota o sentido de “segredo oculto em Deus e revelado agora em Jesus Cristo” da palavra mistério:

• Rm 16,25-27: “mistério guardado no silêncio desde os séculos eternos, mas agora manifestado e dado a conhecer a todos os povos pagãos.”

• Ef. 1,9-10: “revelou-nos o mistério da sua vontade […] reunir o universo inteiro em Cristo”

• Cl 1,26-28: Mistério antes escondido, agora revelado para tornar cada um perfeito em Cristo”.

• Cl 4,3: “rezai por nós […] a fim de que eu anuncie o mistério de Cristo”

O “mistério revelado” na encarnação e vida de Jesus é a nossa salvação em Cristo, e que nos é comunicada na Igreja pelo Batismo,Crisma, pela Eucaristia, … pelos SACRAMENTOS. A palavra Sacramento vem do latim sacramentum que é, por sua vez, uma tradução do grego mysterion. Como gestos de Deus em nossa vida, realizam aquilo que expressam simbolicamente. São, portanto:

• Sinais sagrados, porque exprimem uma realidade sagrada, espiritual;

• Sinais eficazes, porque, além de simbolizarem um certo efeito, produzem-no realmente;

• Sinais da graça, porque transmitem dons diversos da graça divina;

• Sinais da fé, não somente porque supõem a fé em quem os recebe, mas porque nutrem, robustecem e exprimem a sua fé;

• Sinais da Igreja, porque foram confiados à Igreja, são celebrados na Igreja e em nome da Igreja, exprimem a vida da Igreja, edificam a Igreja, tornam-se uma profissão de fé na Igreja.

• Do séc. IV ao XII usa-se a palavra “sacramento” para tudo o que se refere ao sagrado.

• A partir do séc. XII começa-se a destacar os sete sacramentos primordiais da Igreja, que são oficialmente assumidos pelo Concílio de Trento em 1547.

Hoje somos chamados a refletir sobre o método da “Mistagogia”. Refere-se a um método que nos leva a compreender o fundamento da Teologia dos Sacramentos da Iniciação Cristã e nos possibilita a sermos conduzidos para dentro do mistério da vida do Ressuscitado.

Neuza Silveira de Souza

Secretariado Arquidiocesano Bíblico-Catequético de Belo Horizonte

J B Pereira e https://catequesehoje.org.br/outro-olhar/iniciacao-a-vida-crista/1328-iniciacao-a-vida-de-crista-mergulho-no-misterio-de-cristo
Enviado por J B Pereira em 04/10/2018
Reeditado em 05/10/2018
Código do texto: T6467947
Classificação de conteúdo: seguro