HOMENAGEM A SÃO LUIS MARIA DE MONTFORT. Textos seletos de Tratado da Verdadeira Devoção (1843). Nossa Senhora de La Salette

São Luís Maria Grignion de Montfort: o portal de Fé Mariana para a Igreja desde sempre!

“Nem os olhos viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração do homem compreendeu...” (1 Cor 2, 9)

____________________

SANTO ROSÁRIO PELO MÉTODO DE SÃO LUÍS MARIA DE MONTFORT

https://www.youtube.com/watch?v=5srFfjIe8l0

_________________

"Tratado da Verdadeira Devoção a Maria" foi uma "decisiva virada" na a vida de João Paulo II, de onde viu seu lema “Totus Tuus”.

“A quem Deus quer fazer muito santo, o faz muito devoto da Virgem Maria”, disse São Luís de Montfort.

"Só Deus era tudo para ele. Devemos permanecer fiéis à herança preciosa que nos deixou este grande santo. Pio XII

Virgem Maria é a Medianeira e a Co-Redentora junto com Jesus e por Jesus e em Jesus. Leão XIII.

Maria de Montfort viveu 43 anos; sacerdote há 16 anos. Seu último sermão versou sobre a ternura de Jesus e a Sabedoria do Pai, encarnada em Jesus.

“... no final de 1693. Quando ele chegou à Paris, descobriu que o seu benfeitor não tinha fornecido dinheiro suficiente para ele, passando à viver entre os muito pobres, porém, frequentando a Universidade de Sorbonne para palestras sobre teologia. Após menos de dois anos, ele ficou muito doente e teve que ser hospitalizado. De alguma forma ele sobreviveu a sua internação.”

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Maria_Grignion_de_Montfort

Louis-Marie Grignion, mais conhecido como São Luís Maria Grignion de Montfort, foi um sacerdote francês e é um santo católico. Wikipédia

Nascimento: 31 de janeiro de 1673, Montfort-sur-Meu, França

Falecimento: 28 de abril de 1716, Saint-Laurent-sur-Sèvre, França

Nacionalidade: Francês

Pais: Jean-Baptiste Grignion, Jeanne Robert

Organizações fundadas: Companhia de Maria, Brothers of Christian Instruction of St. Gabriel, Daughters of Wisdom

Livros

Tratado da Verdadeira Devoção... 1843

O Segredo do Rosário

O Segredo de Maria

Love of Eternal Wisdom

Friends of the Cross

_________________

Nossa Senhora de La Salette (em francês Notre-Dame de La Salette) é o nome dado a Maria nas suas aparições na montanha de La Salete, Isére, nos Alpes franceses. Nossa Senhora apareceu a 19 de Setembro de 1846 a duas crianças, Maximin Giraud de 11 anos e Mélanie Calvat de 15 anos.

O culto a Nossa Senhora de La Salette floresceu no século XX e, assim como Nossa Senhora de Lourdes (1858) e Nossa Senhora de Fátima (1917), continua a ser uma das mais famosas aparições marianas da idade moderna. Tem fortes ligações com essas duas aparições através da linha do tempo do segredo de La Salette e da confirmação em Fátima das recomendações de Lourdes.

Os dois pastorinhos - Maximin Giraud e Mélanie Calvat - tiveram uma visão da Virgem Maria numa montanha perto de La Salette, França, a 19 de Setembro de 1846, por volta das três horas da tarde. Fazia muito sol.

Maximin Giraud e Mélanie Calvat haviam recebido apenas uma muito limitada educação.

A aparição consistia em três fases diferentes. As crianças viram, numa luz resplandecente, uma bela dama em um estranho costume, falando alternadamente em francês e no dialeto local[1] do occitano.[2] Ela estava sentada sobre uma pedra, e as crianças relataram que a "Belle Dame" estava triste e chorando, com seu rosto descansando em suas mãos. A bela senhora pôs-se de pé. E disse: "Vinde, meus filhos, não tenhais medo, aqui estou para vos contar uma grande novidade!"

"Se meu povo não se quer submeter, sou forçada a deixar cair o braço de meu Filho. É tão forte e tão pesado que não o posso mais."

"Há quanto tempo sofro por vós."

"Dei-vos seis dias para trabalhar, reservei-me o sétimo, e não o querem conceder! É isso que torna tão pesado o braço de meu Filho."

"E também os carroceiros não sabem jurar sem usar o nome de meu Filho. São essas as duas coisas que tornam tão pesado o Seu braço."

"Se a colheita for perdida a culpa é vossa (...) Orai bem, fazei o bem."

"Se a colheita se estraga, e só por vossa causa, Eu vo-lo mostrei no ano passado com as batatinhas: e vós nem fizestes caso! Ao contrário, quando encontráveis batatinhas estragadas, blasfemáveis usando o nome de meu Filho. Elas continuarão assim e, neste ano, para o Natal, não haverá mais."

Então, as crianças descem até a Bela Senhora. Ela não parava de chorar. Segundo os relatos das crianças a Senhora era alta e toda de luz. Vestia-se como as mulheres da região: vestido longo, um grande avental, lenço cruzado e amarrado às costas, touca de camponesa. Rosas coroavam sua cabeça, ladeavam o lenço e ornavam seu calçado. Em sua fronte a luz brilhava como um diadema. Sobre os ombros carregava uma pesada corrente. Uma corrente mais leve prendia sobre o peito um crucifixo resplandecente, com um martelo de um lado, e de outro uma torquês. Assim a bela senhora falou em segredo a Maximin e depois a Mélanie.

E novamente, os dois em conjunto ouvem as seguintes palavras: "Se converterem, as pedras e rochedos se transformarão em montões de trigo, e as batatinhas serão semeadas nos roçados" E a Bela Senhora conclui, não mais em patois, e sim em francês: "Pois bem, meus filhos, transmitireis isso a todo o meu povo." Terminou assim a aparição. Segundo as crianças ela andava, mas as plantas de seus pés não esmagavam a relva, quase não dobravam os talos. Mélanie correu e a contemplou de novo lá no alto. E depois, segundo ela, viu o rosto e a figura da Senhora desaparecendo à medida que a luminosidade aumentava.

Os Apóstolos dos Últimos Tempos

Nas suas aparições, Nossa Senhora de La Salette, tal como São Luís de Montfort, falou dos Apóstolos dos Últimos Tempos.

São Luís Maria Grignion de Montfort, na sua obra "Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria", profetizou o surgimento futuro daqueles a que o próprio santo chamou de "Apóstolos dos Últimos Tempos" e que viriam a ser confirmados, mais tarde, durante as aparições de Nossa Senhora em La Salette.

Durante a aparição de 19 de Setembro de 1846, decorrida na montanha de La Salette, Nossa Senhora, após dar o segredo, ditou à vidente Mélanie Calvat, palavra por palavra, uma regra para que se fundasse uma ordem religiosa com o nome de "Ordem da Mãe de Deus" e que se destinaria aos "Apóstolos dos Últimos Tempos".

No dia 3 de Outubro de 1876, num interrogatório, Mélanie Calvat revelou ao Padre F. Bliard: "Esta ordem abrangerá: 1.º - Padres, que serão os Missionários da Santíssima Virgem e os Apóstolos dos Últimos Tempos; 2.º - Irmãs religiosas que dependerão dos Missionários; 3.º - Fiéis de vida secular que se queiram associar à obra. A finalidade desta nova ordem religiosa é a de trabalhar-se mais eficazmente na santificação do clero, na conversão dos pecadores e a de propagar o reino de Deus na terra inteira. As religiosas, tal como os missionários, são chamadas a trabalhar com zelo na salvação das almas pela oração e pelas obras de misericórdia corporais e espirituais. Quanto ao espírito da ordem, este deve ser o espírito dos primeiros apóstolos. A Santíssima Virgem caracterizou suficientemente este espírito, seja na regra que Ela me deu, seja no apelo aos Apóstolos dos Últimos Tempos em que finda o segredo".

Em relação aos "Apóstolos dos Últimos Tempos", Nossa Senhora de La Salette disse:

“ Eu dirijo um urgente apelo à Terra; chamo os verdadeiros discípulos do Deus Vivo que reina nos Céus; chamo os verdadeiros imitadores de Cristo feito Homem, o único e verdadeiro salvador dos homens; chamo os meus filhos, os meus verdadeiros devotos, aqueles que já se me consagraram a fim de que vos conduza ao meu Divino Filho; os que, por assim dizer, levo nos meus braços, os que têm vivido do meu Espírito; finalmente, chamo os Apóstolos dos Últimos Tempos, os fiéis discípulos de Jesus Cristo que têm vivido no desprezo do mundo e de si próprios, na pobreza e na humildade, no desprezo e no silêncio, na oração e na mortificação, na castidade e na união com Deus, no sofrimento e no desconhecimento do mundo. Já é hora de que saiam e venham iluminar a Terra. Ide e mostrai-vos como filhos queridos meus. Eu estou convosco e em vós sempre que a vossa fé seja a luz que alumie, e nesses dias de infortúnio, que o vosso zelo vos faça famintos da glória de Deus e da honra de Jesus Cristo. ”

No mesmo dia 19 de Setembro de 1846, Mélanie teve uma visão: "Vejo os Apóstolos dos Últimos Tempos com os seus hábitos. Ele parece-se mais ou menos ao dos sacerdotes dos seus tempos. Numa extremidade da cinta encontram se estas três letras em encarnado: M.P.J. (Mourir pour Jesus - Morrer por Jesus), na outra extremidade as seguintes três letras em azul: E.D.M. (Enfant de Marie - Filho de Maria)".

Outro clamor atual da Virgem é quanto à crise moral e até mesmo litúrgica da vida sacerdotal; podemos até citar as desonras e a vergonha da Igreja com a falta de muitos dos seus membros pelos escândalos de pedofilia, sincretismo, apostasia e outras abominações

“ Os sacerdotes, ministros de meu Filho, os sacerdotes, por sua má vida, por suas irreverências e sua impiedade em celebrar os santos mistérios, por amor do dinheiro, das honras e dos prazeres, os sacerdotes tornaram-se cloacas de impureza. Sim, os padres pedem vingança, e esta está suspensa sobre as suas cabeças. Desgraçados dos padres e das pessoas consagradas a Deus, as quais, por suas infidelidades e sua má vida crucificam novamente o meu Filho! Os pecados das pessoas consagradas a Deus clamam ao Céu e chamam a vingança e ela está às suas portas, pois não se encontra ninguém para implorar misericórdia, e perdão para o povo; não há mais almas generosas não há mais ninguém digno de oferecer a Vítima sem mancha ao Pai Eterno em favor do mundo.

Também é possível perceber nos alertas de Nossa Senhora de La Salette alguns viés da crise ecológica ao mencionar situações tais como: A natureza exige vingança para os homens, ela treme de espanto na expectativa do que deve suceder à terra manchada de crimes ... As estações serão mudadas, a terra não produzirá senão maus frutos ... a água e o fogo cansarão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis terremotos, que farão tragar montanhas, cidades, etc..

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_da_Salete

A Regra da Ordem da Mãe de Deus

Nossa Senhora de La Salette disse à Mélanie, no dia 19 de Setembro de 1846: "Mélanie, o que direi agora não será segredo; será a regra que fareis seguir às minhas filhas que estarão aqui quando a regra for aprovada pelos superiores. Os meus missionários seguirão a mesma regra:

• 1. Os membros da ordem da Mãe de Deus amarão Deus sobre todas as coisas e o seu próximo como si próprios unicamente pelo amor de Deus.

• 2. O espírito desta ordem não será outro que o próprio espírito de Jesus Cristo e o espírito de Jesus Cristo nas almas.

• 3. Os membros desta ordem se aplicarão a estudar e imitar Jesus Cristo, e quanto mais Jesus será conhecido, mais eles se humilharão à vista do seu nada, da sua fraqueza, da sua incapacidade de fazer um bem real nas almas sem ajuda da divina graça.

• 4. E terão uma obediência perfeita em tudo e em qualquer parte.

• 5. Cada um deles conservará perfeitamente casto o seu corpo e espírito para que Jesus Cristo faça a Sua morada neles.

• 6. Os membros desta ordem terão um só coração e uma só alma em Jesus Cristo.

• 7. Nenhum deles terá qualquer propriedade, nem ambicionará qualquer coisa passageira, mas tudo será propriedade comum. Quero que todos os meus filhos se desnudem totalmente de bens passageiros, sejam despojados de tudo.

• 8. Terão uma grande caridade sem limites; sofrerão tudo de todos ao exemplo do seu divino mestre e não farão sofrer ninguém.

• 9. Os membros da ordem obedecerão aos seus superiores e lhes renderão a honra e o respeito devidos com uma grande simplicidade do coração.

• 10. A superiora vigiará com docilidade sobre a observação da regra. De tempo em tempo, ela consultará o padre missionário que cuidará das vossas almas. Ela será a mais humilde e será mais severa contra si mesma do que contra as outras. Ela corrigirá as faltas das suas filhas com grande docilidade e prudência. Ela elevará sempre a sua alma a Deus antes de corrigir.

• 11. Haverá no santuário exposto o Santíssimo Sacramento de dia e noite, durante os meses de Setembro, Fevereiro e Maio, onde a felicidade dos membros da ordem consistirá de passar felizes horas quanto a caridade e a salvação das almas o permitir.

• 12. Levarão uma vida interior, portanto laboriosa, unindo a vida contemplativa à vida ativa; sacrificar-se-ão, far-se-ão vítimas de Jesus e de Jesus crucificado.

• 13. Receberão quotidianamente o pão de vida com muita piedade. Podereis, no entanto, recusar a comunhão a qualquer membro quando vereis, que ele não segue os passos de Jesus crucificado.

• 14. Fora dos jejuns prescritos pela Igreja, eles jejuarão também durante os meses de Setembro, Fevereiro e Maio. Servir-se-ão de uns instrumentos de penitência. Aqueles que por fraqueza não puderem fazer obras de expiação, oferecerão com docilidade e humildade esta enfermidade a Jesus Cristo.

• 15. Jejuarão e farão qualquer penitência todas as sextas-feiras. Todas estas obras serão oferecidas pelas almas do purgatório, em favor da conversão e pelo progresso próprio no amor de Deus.

• 16. Os membros da ordem serão muito dóceis e humildes perante pessoas seculares e os receberão com grande bondade. Os que forem os mais humildes terão o primeiro lugar no coração de Jesus e no meu.

• 17. Os membros não terão outro propósito: um só coração e uma só alma, ninguém se agarrará à própria vontade.

• 18. Serão de uma pureza angélica e observarão uma grande modéstia perante todos e em toda a parte.

• 19. Todos guardarão um silêncio profundo, evitando com cuidado conversas inúteis com estranhos.

• 20. As pessoas, que quiserem ser recebidas nesta ordem, terão a intenção sincera de se dar a Deus inteiramente e de se sacrificar pelo Seu Amor. Aplicar-se-ão bem à obediência, que as conduzirá ao Céu.

• 21. Não serão admitidos entre os postulantes antes de terem feitos exercícios espirituais de doze dias, durante os quais terão feitos uma confissão geral ao padre missionário, confessor da comunidade. Se estiverem dispostos a trabalhar com todas as suas forças na sua própria santificação e a adquirir as virtudes próprias a uma vítima disposta a se imolar cada dia pelo Deus do céu e da terra, serão recebidos no noviciado e após três meses receberão o hábito da ordem. E não devem esquecer que foram recebidos na casa da Mãe de Deus exclusivamente para trabalhar na sua santificação pela oração, pela penitência e por todas as obras que dizem respeito à glória de Deus e à salvação das almas.

• 22. Meus missionários serão os apóstolos dos últimos tempos; pregarão o Evangelho de Jesus Cristo em toda a sua pureza por toda a terra.

• 23. Terão um zelo infatigável, pregarão a emenda dos corações, a penitência e a observação da lei de Deus; pregarão sobre a necessidade da oração, sobre o menosprezo das coisas da terra, sobre a morte, o julgamento, o paraíso e o inferno, sobre a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Fortificarão as pessoas na fé para que, quando o demônio vier, muitos não sejam enganados.

• 24. Formar-se-á bem as novas pessoas nas virtudes cristãs e na prática da humildade, da caridade, da renúncia e da docilidade.

• 25. O noviciado será de seis anos. Aqueles que terão dado a prova de sólidas virtudes e que queiram se juntar aos combatentes de Jesus Cristo nesta ordem, pedirão de joelhos à superiora esta graça; e após o que tereis feito conhecido as suas obrigações dentro da regra que Eu vos dou; se eles prometerem observá-la fielmente, receber-los-ei.

• 26. A oração se fará de comum no santuário, à hora que convier, que será estabelecida.

• 27. Comer-se-á no refeitório o que seja necessário para sustentar a vida e para trabalhar para a glória de Deus; ao mesmo tempo que o corpo receber o que lhe convier durante a refeição a alma será fortificada por uma leitura santa.

• 28. Ter-se-á o maior cuidado com os membros enfermos e doentes.

• 29. Se um membro ofender a um outro membro por palavras ou outros atos, deverá emendar a sua falta o mais breve possível.

• 30. Todos os membros desta ordem farão uma genuflexão cada vez que passarem diante do tabernáculo onde se encontra Jesus Cristo.

• 31. Cada vez que as pessoas se encontrarem, uma dirá "Que Jesus seja amado por todos os corações!" e a outra responderá: "Assim seja!"

• 32. As religiosas recitarão o ofício como as religiosas de Corenc perto de Grenoble; também o capítulo e as outras práticas se farão como lá.

• 33. Todos os membros trarão uma cruz como a minha".

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_da_Salete

____________

TRATADO DA VERDADEIRA DEVOÇÃO À SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA

“Preparação ao Reino de Jesus Cristo”

“Este é um livro precioso: escrito por um santo, meditado pelos santos, e que possui a bela missão de formar os santos de Deus.”

Novíssima Versão Portuguesa Fiel à Edição Original Francesa 2002 - 2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007 -

Primeira Edição Popular do Serviço de Animação Eucarística Mariana, cotejada com o original francês, bem como com edições italiana, espanhola e diversas brasileiras. Julho de 2002: 10.000 Exemplares

Nihil Obstat Anápolis, 29 de junho de 2002 Pe. Mauro Duarte Chaves Imprimatur Dom Manoel Pestana Filho Bispo diocesano de Anápolis (GO) Anápolis, 29 de junho de 2002.

SUMÁRIO

PREFÁCIO ........................................................................................ 9

UM SEGREDO DE SANTIDADE................................................. 13

INTRODUÇÃO ..................................................................... 19

CAPÍTULO PRIMEIRO NECESSIDADE DA VERDADEIRA DEVOÇÃO A MARIA ................................. 25

CAPÍTULO SEGUNDO VERDADES FUNDAMENTAIS DA DEVOÇÃO À SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA .. 53

CAPÍTULO TERCEIRO ESCOLHA DA VERDADEIRA DEVOÇÃO À SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA ........ 73

CAPÍTULO QUARTO NATUREZA DA PERFEITA DEVOÇÃO À SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA ........... 91

CAPÍTULO QUINTO MOTIVOS QUE NOS DEVEM FAZER ABRAÇAR ESTA DEVOÇÃO ...................... 99

CAPÍTULO SEXTO FIGURA BÍBLICA DESTA PERFEITA DEVOÇÃO: REBECA E JACÓ ................. 129

CAPÍTULO SÉTIMO MARAVILHOSOS EFEITOS DESTA DEVOÇÃO EM UMA ALMA QUE LHE É FIEL 147

CAPÍTULO OITAVO PRÁTICAS PARTICULARES DESTA DEVOÇÃO .. 157

SUPLEMENTO A MODO DE PRATICAR ESTA DEVOÇÃO NA SAGRADA COMUNHÃO ............... 179

SUPLEMENTO B CONSAGRAÇÃO A JESUS CRISTO, A SABEDORIA ENCARNADA, PELAS MÃOS DE MARIA ............................... 183 ÍNDICE......................................................................... 185

http://www.amen-etm.org/TratadoDaVerdadeiraDevocao.pdf

Maria no Desígnio de Deus

1. Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por Ela que deve reinar no mundo. A Humildade de Maria

2. Durante a vida, Maria permaneceu muito oculta. É por isso que o Espírito Santo e a Igreja lhe chamam Alma Mater, Mãe escondida e secreta. A sua humildade foi tão profunda, que não teve na Terra atrativo mais poderoso nem mais contínuo que o de se esconder de si mesma e de toda criatura, para que só Deus a conhecesse.

3.“Quem é esta?” (Ct 8, 5), porque o Altíssimo lha escondia ou, se alguma coisa lhes revelava a seu respeito, infinitamente mais lhes ocultava.

4.Deus Pai consentiu em que Ela não fizesse milagres em vida, pelo menos manifestos, embora lhe tivesse dado poder para isso. Deus Filho permitiu que quase não falasse, embora tendo-lhe comunicado a sua sabedoria. Deus Espírito Santo deixou que os Seus Apóstolos e Evangelistas falassem muito pouco sobre Ela, apenas o necessário para dar a conhecer Jesus Cristo, apesar de Ela ser a sua esposa fiel.

____________________

Maria é a obra-prima por excelência do Altíssimo...

Maria é a fonte selada e a esposa do Espírito Santo, onde só Ele tem entrada. Maria é o Santuário e o Repouso da Santíssima Trindade...

Os santos disseram coisas admiráveis desta Santa Cidade de Deus.

Merece ainda muito maior louvor, respeito, amor e serviço.

Deus Pai, para dar a Maria o poder de produzir o seu Filho e todos os membros do seu Corpo Místico, comunicou-lhe a sua fecundidade, na medida em que uma simples criatura a podia receber.

Jesus Cristo deu mais gló- ria a Deus Pai pela sua submissão a Maria durante trinta anos do que lhe teria dado se convertesse toda a Terra operando os maiores prodígios. Oh! Quão altamente glorificamos a Deus quando nos submetemos, para lhe agradar, à Virgem Santíssima, a exemplo de Jesus Cristo, nosso único modelo!

Foi com Ela e n'Ela e d'Ela que formou a sua obra-prima: um Deus feito homem...

34 Deus Espírito Santo quer formar n'Ela e por Ela eleitos, e diz-lhe: “Lança raízes entre os meus escolhidos” (Eclo 24, 13).

Ó minha bem-amada e minha esposa, lança as raízes de todas as tuas virtudes nos meus eleitos, a fim de que eles cresçam de virtude em virtude e de graça em graça. Tive tanta complacência em Ti, quando vivias na Terra, praticando as mais sublimes virtudes, que desejo encontrar-te ainda na Terra, sem que deixes de estar no Céu. Reproduze-te, para isso, nos meus eleitos: que Eu possa ver neles, com agrado, as raízes da tua fé invencível, da tua humildade profunda, da tua mortificação universal, da tua oração sublime e ardente caridade, da tua firme esperança e de todas as tuas virtudes. Tu continuas a ser minha esposa tão fiel, tão pura e tão fecunda como nunca. Que a tua fé me dê fiéis; dê-me virgens a tua pureza, e a tua fecundidade, eleitos e templos.

Maria é necessária aos homens para conseguir a salvação

“Porei inimizades entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a d'Ela; Ela te esmagará a cabeça, e tu armarás ciladas ao seu calcanhar” (Gn 3, 15).

Maria deve ser terrível para o demônio e seus sequazes, como um exército disposto em linha de bata- 49 - lha (Ct 6, 3.9), principalmente nestes últimos tempos. A razão disso é que o demônio intensifica todos os dias seus esforços e combates, visto saber bem que tem pouco tempo (Ap 12, 12), e muito menos do que nunca, para perder as almas. Suscitará em breve cruéis perseguições, e armará terríveis emboscadas aos servos fiéis e verdadeiros filhos de Maria, pois lhe são precisos mais esforços para vencer estes do que os outros.

O que Lúcifer perdeu por orgulho, ganhou-o Maria pela sua humildade; o que Eva condenou e perdeu pela desobediência, salvou-o Maria obedecendo. Eva, ao obedecer à serpente, perdeu consigo todos os seus filhos e entregou-os ao demônio. Maria, tendo sido perfeitamente fiel a Deus, salvou juntamente consigo todos os Seus filhos e servos, e consagrou-os à Divina Majestade (Santo Irineu).

VERDADES FUNDAMENTAIS DA DEVOÇÃO À VIRGEM MARIA

Jesus Cristo é o Fim Último da Devoção à Virgem Maria!

Recebei para isso a oração inflamada que Vos dirijo com Santo Agostinho e com os Vossos verdadeiros amigos:

“Ó meu Jesus, Vós sois o Cristo, meu Pai Santo, meu Deus misericordioso, meu Rei infinitamente grande. Vós sois o meu Bom Pastor, meu único Mestre, meu Auxílio todo bondade, meu Bem-amado de arrebatadora beleza, meu Pão da - 60 Vida, meu Sacerdote eterno. Vós sois o meu Guia para a Pá- tria, minha Luz verdadeira, minha Doçura toda Santa, meu Caminho direto. Vós sois a minha Sabedoria sublime, minha Simplicidade pura, minha pacífica Concórdia. Vós sois toda a minha Defesa, minha preciosa Herança, minha eterna Salvação. Ó Jesus Cristo, Mestre adorável, porque é que eu amei ou desejei em toda a minha vida outra coisa fora de Vós, Jesus, meu Deus?! Onde estava eu quando não pensava em Vós?! Que o meu coração, ao menos a partir deste momento, só arda em desejos de Vós, Senhor Jesus; que só para Vos amar ele se dilate. Desejos da minha alma, correi doravante: já basta de delongas! Apressai-vos a atingir o fim porque aspirais, buscai em verdade Aquele que procurais! Ó Jesus, seja anátema quem não Vos amar! Seja repleto de amargura! Ó doce Jesus, sêde o amor, as delícias e o objeto da admiração de todo coração dignamente consagrado à Vossa glória. Deus do meu coração e minha herança, divino Jesus, que o meu coração esvazie-se do seu próprio espírito, para que Vós possais viver em mim, acendendo em minha alma a brasa ardente do Vosso Amor, que seja o princípio de um incêndio todo divino. Arda incessantemente sobre o altar do meu coração, inflame o mais íntimo do meu ser, e abrase as profundezas da minha alma. Que no dia da minha morte eu compareça diante de Vós todo consumido no Vosso Amor! Amém. Assim seja.” Embora o texto original traga esta admirável oração de Santo Agostinho em latim, quis o editor pô-la em portugu- ês, a fim de que as pessoas que não saibam latim a possam rezar também todos os dias para pedir o Amor de Jesus, que 61 - buscamos por intermédio da divina Maria."

Pertencemos a Jesus e a Maria na qualidade de Escravos (amigos de Jesus em Maria):

Mostram estas palavras do Espírito Santo que Jesus Cristo é o único princípio e deve ser o fim último de todas as nossas boas obras. Mostram ainda que o devemos servir, não somente como servos assalariados, mas como escravos de amor.

“Criados para as - 62 boas obras em Cristo Jesus” (Ef 2, 10).

É pela mesma razão que o Espírito Santo nos compara:

- Às árvores plantadas ao longo das águas da graça, no campo da Igreja, e que devem dar frutos a seu tempo (Sl 1, 3).

- Aos ramos duma vinha de que Jesus é a cepa, e que devem dar boas uvas (Jo 15, 5).

- A um rebanho de que Jesus Cristo é o pastor, e que se deve multiplicar e dar leite (Jo 10, 1).

- A uma boa terra de que Deus é o agricultor, e na qual a semente se multiplica, produzindo trinta, sessenta ou cem por um (Mt 13, 3-8).

Devemos esvaziar-nos do que há de mau em nós

Temos necessidade de um mediador junto ao Mediador mesmo, que é Jesus Cristo

Nosso Senhor é nosso Advogado e Medianeiro de Redenção junto de Deus Pai. É por Ele que devemos orar, com toda a Igreja triunfante e militante.

É por Ele que temos acesso junto da Suprema Majestade, não devendo nunca apresentar-nos diante dela senão sustentados e revestidos de Seus méritos, como Jacó, que se cobriu com peles de cabrito para receber a bênção de seu pai Isaac. (intertexto bíblico, minha observação.)

É-nos muito difícil conservar a Graça e os Tesouros recebidos de Deus

Falsos devotos e falsas devoções à Santíssima Virgem Maria.

Conheço sete espécies de falsos devotos e falsas devoções, a saber: 1. Os devotos críticos; 2. Os devotos escrupulosos; 3. Os devotos exteriores; 4. Os devotos presunçosos; 5. Os devotos inconstantes; 6. Os devotos hipócritas; 7. Os devotos interesseiros.

A Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem.

Depois de termos posto a descoberto e condenado as falsas devoções à Santíssima Virgem, é necessário estabelecer em poucas palavras a verdadeira, que é:

1. Interior;

2. Terna;

3. Santa;

4. Constante;

5. Desinteressada.

1. A Verdadeira Devoção é Interior.

A Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem é, em primeiro lugar, interior, quer dizer, parte do espírito e do cora- ção; provém da estima que se tem à Santíssima Virgem, da alta idéia que se forma das suas grandezas e do amor que se lhe consagra.

2. A Verdadeira Devoção é Terna.

(Meu comentário: J B Pereira afirma: Terna e de filho ou de filha: é ser filial, Jesus ama quem ama sua mãe: Tudo por Jesus – nada sem Maria, a Mãe do Senhor. Na Bíblia não cita filhos de Maria, apenas irmãos do Senhor> Porque, a língua semita é pobre nos graus de parentesco: ãh (irmão em hebraico) foi traduzido por adelphos, irmão em grego). Maria foi-nos entregue por Mãe na pessoa de São João que a levou para a casa dele. Se Maria tivesse filhos, algum deles teria conduzido para a casa após a morte de Jesus. Jesus disse ao discípulo Amado: - Eis aí tua Mãe. A partir daquele instante, ele levou Maria para a casa dele. (levemos Maria – Mãe do Senhor para a casa do Nosso coração, para o coração de nossas igrejas e lares... Jesus fica contente com isso, certamente!)

Em segundo lugar, é terna, isto é, cheia de confiança na Virgem Santíssima, como é a dum filho na sua boa mãe. Faz com que uma alma recorra a Maria em todas as necessidades do corpo e do espírito, com muita simplicidade, confiança e ternura. A alma implora o auxílio desta terna Mãe em todo o tempo, lugar e circunstância: nas dúvidas, para ser esclarecida; nos desvios, para ser reencaminhada; nas tentações, para ser sustentada; nas fraquezas, para ser fortificada; nas quedas, para ser reerguida; nos desânimos, para ser encorajada; nos escrúpulos, para ser livre deles; nas cruzes, trabalhos e revezes da vida, para ser consolada. Numa palavra, em todos os males físicos ou espirituais, Maria é o seu socorro habitual, não receando ela importunar esta boa Mãe, nem desagradar a Jesus Cristo.

3. A Verdadeira Devoção é Santa.

(Porque vem de Deus e volta para Deus: é endossada por Jesus nos 30 anos que vivem no Lar de Nazaré com sua Mãe querida! Veja Evangelho. Jesus nunca desfez de sua mãe. Fez o primeiro Milagre em Caná a pedido de Maria. Jesus comparou aos seus novos ouvintes ser seus irmãos e irmãs todos que ouvem a palavra de Deus e a colocam em prática como fez tão bem MARIA desde o sim ao Anjo e até o final da vida de Jesus aos pés da Cruz. Mulher fiel, Virgem do silencio! Mãe Providente e Previdente na comunidade primitiva, esperou ainda o Espírito Santo em Pentecostes.).

A Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem é Santa, isto é, leva a alma a evitar o pecado e a imitar as virtudes de Maria, particularmente a sua profunda humildade, a sua fé viva, a sua obediência cega, a sua contínua oração, a sua mortificação universal, a sua pureza divina, a sua ardente caridade, a sua paciência heroica, a sua doçura angélica e a sua sabedoria divina. Estas são as dez principais virtudes da Santíssima Virgem.

4. A Verdadeira Devoção é Constante.

Em quarto lugar, a Devoção Verdadeira é constante. Fortalece a alma no bem, levando-a a não abandonar com facilidade os seus exercícios de devoção. Torna-a corajosa em opor-se ao mundo com as suas modas e máximas; à carne com seus aborrecimentos e paixões; e ao demônio com suas tentações. De modo que uma pessoa verdadeiramente devota da Santíssima Virgem não é volúvel, melancólica, escrupulosa nem receosa. Não quer isto dizer que não caia, ou que não mude algumas vezes na sensibilidade da sua devoção. Mas se cai, estende a mão à sua boa Mãe e levanta-se. Se perde o gosto e a devoção sensível, não se perturba, porque o justo e fiel servo de Maria vive da fé em Jesus e Maria, e não dos sentimentos do corpo (Hb 10, 38).

5. A Verdadeira Devoção é Desinteressada.

Finalmente, a Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem é desinteressada, pois inspira à alma que não se busque a si mesma, mas só a Deus em sua Santa Mãe. O verdadeiro devoto de Maria não serve esta augusta Rainha por espírito de lucro ou de interesse, mas unicamente porque Ela merece ser servida, e Deus n'Ela. Não ama Maria propriamente porque recebe ou espera d'Ela algum bem, mas sim porque Ela é amável. É por isso que a ama e serve tão fielmente nos desgostos e securas como nas doçuras e no fervor sensível. Ama-a tanto no Calvário como nas bodas de Caná. Oh! Como é agradável e preciosa aos olhos de Deus e de sua Santa Mãe uma tal alma, que não se busca a si mesma nos serviços que lhe presta! Mas como é raro encontrá-la presentemente! Foi com o intuito de que não seja tão rara que peguei na pena e escrevi o que tenho ensinado com fruto, em público e em particular, nas minhas missões, durante muitos anos.

As Práticas da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem

I. As Práticas Comuns 115. São muitas as práticas interiores da Verdadeira Devo- ção à Santíssima Virgem.

Eis, em resumo, as principais:

1ª. Honrá-la, como digna Mãe de Deus, com o culto de hiperdulia, ou seja, estimá-la acima de todos os outros santos, como sendo obra-prima da graça, e a primeira depois de Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem;

2ª. Meditar suas virtudes, privilégios e ações;

3ª. Contemplar as suas grandezas;

4ª. Dirigir-lhe atos de amor, de louvor e de reconhecimento;

5ª. Invocá-la com todo o coração;

6ª. Oferecer-se e unir-se a Ela;

7ª. Fazer as suas ações com o fim de lhe agradar;

8ª. Começar, continuar e terminar todas as ações por Ela, n'Ela, com Ela e para Ela, a fim de as fazer por Jesus Cristo, em Jesus Cristo, com e para Jesus Cristo, nosso último fim. Mais adiante explicaremos esta última prática. 116.

A Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem tem igualmente várias práticas exteriores, sendo as principais:

1ª. Inscrever-se nas suas confrarias e entrar nas suas congregações; 2ª. Ingressar nas ordens religiosas instituídas em sua honra;

3ª. Publicar os Seus louvores;

4ª. Dar esmolas, jejuar e fazer mortificações espirituais ou corporais em sua honra;

5ª. Trazer as suas insígnias como o Santo Rosário, o Terço, o escapulário, a medalha milagrosa ou a cadeiazinha;

6ª. Rezar com modéstia, atenção e devoção o Santo Rosário composto de quinze dezenas de Ave-Marias, em honra dos quinze principais mistérios de Jesus Cristo, ou o Terço de cinco dezenas, que é a terça parte do Rosário e honra os cinco mistérios gozosos, dolorosos ou gloriosos.

Com esta Devoção damos a Jesus Cristo tudo o que lhe podemos dar, e da maneira mais perfeita, porque o fazemos pelas mãos mesmas de Maria.

(J B Pereira: O Rosário vem de lugar de rosas que são orações espirituais e bíblicas como Pai-Nosso e partes de Ave-Maria e a meditação dos mistérios da nossa fé em Jesus estão nos Santos Evangelhos.)

(J B Pereira: Nós entregamos a Jesus cada oração ou cada rosa a Deus Pai, pelas mãos suaves e bondosas da Mãe do Senhor, a Virgem Maria.).

Enfim, podem rezar-se quaisquer outras orações, hinos e cânticos da Igreja, tais como: o “Salve Rainha”, o “Alma redemptoris mater”, o “Ave Regina Coelorum”, ou o “Regina Caeli” - segundo os diferentes tempos -, o “Ave Maris Stella”, o “O Gloriosa Domina”, o “Magnificat” ou outras fórmulas de devoção de 91 - que os livros estão cheios;

7ª. Cantar e fazer com que se cante em sua honra cânticos espirituais; 8ª. Dirigir-lhe um certo número de genuflexões ou inclinações, dizendo-lhe, por exemplo, sessenta ou cem vezes cada manhã: “Ave, Maria, Virgem Fiel!”, a fim de obter de Deus por meio d'Ela a fidelidade às graças de Deus durante o dia. Da mesma maneira pode-se dizer à noite: “Ave, Maria, Mãe de misericórdia!”, para pedir por Ela perdão a Deus dos pecados cometidos nesse dia;

9ª. Cuidar das suas confrarias, enfeitar os Seus altares, coroar e embelezar as suas imagens;

10ª. Levar e fazer com que sejam levadas em procissão as suas imagens, e trazer uma consigo, como arma poderosa contra o espírito maligno;

11ª. Mandar fazer e colocar imagens suas, ou o seu Nome, nas igrejas, nas casas, nas portas e entradas das cidades, igrejas e habitações;

12ª. Consagrar-se a Ela duma maneira especial e solene.

Há ainda outras numerosas práticas da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem que o Espírito Divino inspirou às almas santas, e que são muito santificadoras. Podem ser lidas por extenso em “Paraíso aberto a Filágia”, composto pelo Reverendíssimo Padre Paul Barry, da Companhia de Jesus.

Nesse livro o autor recolheu grande número de devoções praticadas pelos santos em honra da Santíssima Virgem. Estas devoções são duma eficácia maravilhosa para santificar as almas, desde que sejam feitas:

- Com a boa e reta intenção de só agradar a Deus, e de se unir a Jesus Cristo como a seu fim último, e de edificar o próximo;

- Com atenção, sem distrações voluntárias;

- Com devoção, sem precipitação nem negligência;

- Com modéstia e compostura respeitosa e edificante do corpo.

Uma Perfeita Renovação dos Votos do Santo Batismo

Diz Santo Tomás: “Os homensfazem no Batismo voto de renunciar ao demônio e às suas pompas”. E, segundo Santo Agostinho, é este o maior e mais indispensável dos votos, em que prometemos permanecer em Cristo.

O mesmo dizem os - 98 canonistas: “O principal voto é aquele que fazemos no Batismo”. No entanto, quem é que guarda este grande voto? Quem cumpre fielmente as promessas do Santo Batismo? Não é verdade que quase todos os cristãos quebram a fidelidade prometida a Jesus Cristo no seu Batismo? Donde provirá este desregramento universal, senão do esquecimento em que se vive das promessas e compromissos do Batismo, e do fato de que quase ninguém ratifica por si mesmo o contrato de aliança que fez com Deus por meio de seus padrinhos!

“Levem os seus fiéis a recordar e crer que estão ligados e consagrados a Nosso Senhor Jesus Cristo como filhos adotivos ao seu Redentor e Senhor”.

Esta Devoção nos consagra inteiramente ao Serviço de Deus

Esta Devoção nos faz imitar o exemplo dado por Jesus Cristo e por Deus mesmo, e praticar a humildade.

Eis algumas passagens dos Padres, que escolhi para provar o que acabo de dizer:

“Maria tem dois filhos, um Homem-Deus e o outro homem puro. Do primeiro é Mãe corporalmente e do segundo espiritualmente” (São Boaventura e Orígenes).

“Esta é a vontade de Deus, que quis recebêssemos tudo por Maria. Se, pois, temos alguma esperança, alguma graça, algum dom salutar, saibamos que nos vem d'Ela” (São Bernardo).

“Todos os dons, virtudes e graças do Espírito Santo são distribuídos pelas mãos de Maria, a quem Ela quer, quando, como e na medida que Ela quer” (São Bernardino).

“Porque eras indigno de receber as graças divinas, elas foram dadas a Maria, a fim de que recebas por Ela tudo o que venhas a possuir” (São Bernardo).

p. 142. Deus - como diz São Bernardo - vendo que somos indignos de receber as graças diretamente das suas mãos, dá-as a Maria, a fim de que por Ela recebamos tudo o que Ele nos quis dar. E Deus encontra também a sua glória em receber, pelas mãos de Maria, o reconhecimento, o respeito e o amor que lhe devemos pelos Seus benefícios. É, pois, muito justo, que imitemos o procedimento de Deus, “para que a graça regresse ao seu Autor pelo mesmo canal por onde veio”, segundo o mesmo São Bernardo. É precisamente o que fazemos por esta Devoção: oferecemos e consagramos tudo o que somos e tudo o que possuímos à Santíssima Virgem, para que Nosso Senhor receba por seu intermédio a glória e o reconhecimento que lhe devemos. Reconhecemo-nos indignos e incapazes de nos abeirarmos da sua Majestade infinita só por nós mesmos, e por isso nos servimos da intercessão da Santíssima Virgem.

Esta Devoção oferece-nos a assistência materna da Virgem Maria.

Maria se dá ao seu filho espiritual presença de amor, rumo ao Senhor Jesus – Fidelidade, compaixão, arrependimento sincero , perseverança final.

Esta Devoção conduz à união com Nosso Senhor

Esta Devoção à Santíssima Virgem é um caminho curto para encontrar Jesus Cristo, quer porque ninguém se perde nele, quer porque, como acabo de dizer, se avança por ele com mais alegria e facilidade e, portanto, com mais prontidão.

Esta prática de Devoção à Santíssima Virgem é um caminho perfeito para ir e para se unir a Jesus Cristo, porque Maria Santíssima é a mais perfeita e a mais Santa das puras criaturas, e Jesus Cristo, que veio a nós de maneira perfeita, não escolheu outro caminho para a sua grande e admirável viagem.

É um caminho traçado por Jesus.

Portanto, todo aquele que, sem temor de ilusão, comum às pessoas de oração, quiser avançar no caminho da perfeição e encontrar com segurança e perfeitamente Jesus Cristo, abrace de coração dilatado (2 Macabeus 1, 3) esta Devoção à Santíssima Virgem, que talvez ainda não conheça.

Que entre neste excelente caminho que não conhecia e que lhe indico (1 Cor 12, 31), pois é o caminho aberto por Jesus Cristo, a Sabedoria Encarnada, nosso único Chefe, e os membros que o trilharem não podem enganar-se. É um caminho fácil, devido à plenitude de graça e de unção do Espírito Santo que o enche. Quem por ele caminha não se cansa nem recua. É um caminho curto, que em pouco tempo nos leva a Jesus Cristo. É um caminho perfeito, onde não há lama nem poeira, nem a menor impureza de pecado.

Enfim, é um caminho seguro, que nos conduz a Jesus - Cristo e à Vida Eterna, reta e seguramente, sem desvios nem para a direita nem para a esquerda. Entremos neste caminho, e avancemos por ele, noite e dia, até a plenitude da idade de Jesus Cristo. Artigo Sexto Esta Devoção dá uma grande liberdade de espírito.

Sexto motivo. Esta prática de Devoção dá uma grande liberdade interior àqueles que a observam fielmente.

É a liberdade dos filhos de Deus (Gl 5, 1-13; 2 Cor 3, 17; Rm 8, 21). Como por esta Devoção nos tornamos escravos de Jesus Cristo, consagrando-nos totalmente a Ele nesta qualidade, este bom Mestre recompensa o cativeiro amoroso em que nos colocamos da seguinte maneira:

- Tira da alma todo escrúpulo e temor servil, que só servem para a estreitá-la, escravizá-la e confundi-la;

- Dilata o coração para uma santa confiança em Deus, fazendo-o ver n'Ele seu Pai;

- Inspira-lhe um amor terno e filial.

Esta Devoção causa grandes vantagens para o próximo.

Quanto mais atenção dedicares a Maria nas tuas orações, ações, contemplações e sofrimentos, mais perfeitamente encontrarás Jesus Cristo, que está sempre com Ela.

Esta Devoção é um meio admirável de perseverança

É o que diz São Bernardo, em termos formais, para nos inculcar esta prática: “Quando Ela vos sustém, não caís, quando vos protege, nada temeis; quando vos conduz, não vos cansais; quando vos é favorável, chegais ao porto da salvação.”

São Boaventura parece dizer-nos a mesma coisa em termos ainda mais formais: “A Santíssima Virgem, diz ele, não é apenas detida na plenitude dos santos, mas Ela retém e guarda os santos na plenitude deles, para que esta não diminua. Impede que as suas virtudes se dissipem, que os seus méritos pereçam, que se percam as suas graças, e que os demônios lhes façam mal.

Enfim, impede que Nosso Senhor os castigue quando pecam.” 175. A Virgem Santíssima é a Virgem Fiel que, pela sua fidelidade a Deus, repara as perdas causadas pela infiel Eva por sua infidelidade. Obtém de Deus a fidelidade e a perseverança para todos os que se lhe dedicam, pelo que um santo a compara a uma âncora firme, que os retém e impede de naufragar no meio do mar agitado deste mundo, onde tantos perecem por se não segurarem a esta âncora sólida. “Nós ligamos as almas à Vossa esperança, como a uma âncora firme” (São Boaventura). Foi a Ela que os santos que se salvaram mais se amarraram e mais amarraram os outros, para perseverar na virtude. Felizes, pois, mil vezes felizes os cristãos que agora se agarram fiel e inteiramente a Maria, como a uma âncora firme. As investidas das tempestades deste mundo não os farão soçobrar, nem perder os seus tesouros celestes. 127 - Felizes os que se acolhem a Ela, como à arca de Noé! As águas do dilúvio do pecado, que afogam a tantos, não os prejudicarão, porque, repete a Santíssima Virgem com a Sabedoria: “Aqueles que em mim trabalham na sua salvação, não pecarão” (Eclo 24, 30). Felizes os pobres filhos da infeliz Eva, que se ligam à Mãe e Virgem Fiel, que sempre permanece fiel e nunca se desmente: “Ela permanece fiel, não podendo negar-se a si mesma” (2 Tm 2, 13). Ela ama sempre os que a amam (Pr 8, 17), com um amor não apenas afetivo, mas efetivo e eficaz, porque os impede, por meio de graças abundantes, de recuar na virtude, ou de cair no caminho, perdendo a graça de seu Filho. 176. Esta boa Mãe recebe sempre, por pura caridade, tudo o que lhe damos em depósito. E, uma vez que o recebeu como depositária, é obrigada em justiça a no-lo guardar, em virtude do contrato de depósito. Do mesmo modo que uma pessoa, a quem eu tivesse confiado mil moedas de ouro, seria obrigada a guardá-las, e se, por negligência, viesse a perdê-las, em boa justiça seria Ela a responsável. Mas não, nunca a fiel Maria deixará perder, por negligência, o que lhe tiver sido confiado. Seria mais fácil passarem o Céu e a Terra do que Ela ser negligente e infiel para com os que n'Ela confiam. 177.

Ó pobres filhos de Maria, a vossa fraqueza é extrema, grande a vossa inconstância e bem corrompida a vossa natureza. Fostes tirados, é certo, do mesmo barro corrompido que os filhos de Adão e Eva. Mas não desanimeis por isso. Consolai-vos e alegrai-vos! Eis que vos ensino este segredo desconhecido da maioria dos cristãos, até mesmo dos mais piedosos.

Embora me compreendais, almas predestinadas, quero falar mais claramente. Não confieis o ouro da vossa caridade, a prata da vossa pureza, as águas das graças celestiais e o vinho dos vossos méritos e virtudes a um saco roto, a um cofre velho e arrombado, a uma vasilha estragada e contaminada como sois vós. Do contrário sereis roubados pelos ladrões, isto é, pelos demônios, que procuram e espiam noite e dia o tempo propício para o fazer. Do contrário, estragareis, pelo mau odor do vosso amor próprio, da confiança em vós mesmos e da vossa própria vontade, tudo o que de mais puro Deus vos dá. Colocai, lançai no seio e no Coração de Maria todos os vossos tesouros, todas as vossas graças e virtudes. Ela é vaso espiritual, vaso honorífico, vaso insigne de devoção. Depois que o próprio Deus se encerrou neste vaso, com todas as suas perfeições, tornou-se todo espiritual e fez-se a morada das almas mais espirituais. Tornou-se honorífico, e trono de honra dos maiores príncipes da eternidade. Tornou-se insigne em devoção, e a morada das mais ilustres em doçura, em graças e virtudes. Enfim, tornou-se rico como uma Casa de Ouro, forte como a Torre de Davi e puro como uma Torre de Marfim. 129 - 179. Ah! Como é feliz aquele que deu tudo a Maria, que se confia e abandona, em tudo e por tudo, em Maria! É todo d'Ela e Ela é toda d'Ele. Pode dizer ousadamente com Davi: “Maria foi feita para mim” (Sl 118, 56); ou com o discípulo amado: “Recebi-a como toda a minha riqueza” (Jo 19, 27); ou com Jesus Cristo: “Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu” (Jo 17, 10). 180. Se, ao ler isto, algum crítico imaginar que falo com exagero e levado por devoção desmedida, pobre dele! Não me compreende, ou porque é um homem carnal, que não entende as coisas do espírito, ou porque pertence ao mundo e não pode receber o Espírito Santo, ou porque é orgulhoso e crítico, e condena ou despreza tudo o que não percebe. Mas as almas que não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus e de Maria, essas compreendem-me e apreciam, e é para elas que eu escrevo (Jo 1, 13).

Derramai no Seio e no Coração da Santíssima Virgem Maria todos os Vossos tesouros, todas as Vossas virtudes e graças!

FIGURA BÍBLICA DESTA PERFEITA DEVOÇÃO: REBECA E JACÓ 183.

De todas as verdades que acabo de escrever, em relação à Santíssima Virgem e a Seus filhos e servos, dá-nos o Espírito Santo, na Sagrada Escritura, uma imagem admirável: a história de Jacó, que recebeu a benção de seu pai Isaac, devido aos cuidados e diligências de sua mãe Rebeca. Ei-la, como a narra o Espírito Santo (Gn. 27). Depois acrescentarei a sua explicação.

“Aquele que te amaldiçoar, seja também maldito, e o que te abençoar seja cumulado de bênçãos” (Gn 27, 29).

Vejamos agora os amorosos serviços que a Santíssima Virgem, como a melhor de todas as mães, presta aos Seus fiéis servidores, que se lhe deram da maneira que expus, e segundo a figura de Jacó. I. Ela os ama “Eu amo aqueles que me têm amor” (Pr 8, 17). 1) Ama-os porque é sua verdadeira Mãe, e uma mãe ama seus filhos, fruto das suas entranhas; 2) Ama-os por gratidão, visto que efetivamente eles a amam como sua boa Mãe; 3) Ama-os porque, sendo predestinados, Deus lhes tem amor: “Amei Jacó e odiei Esaú” (Rm 9, 13); 4) Ama-os porque se lhe consagraram inteiramente e se tornaram seu quinhão e sua herança: “Recebe Israel por tua herança“ (Eclo 24, 13). 202. Ela os ama ternamente, e com mais ternura que todas as mães juntas. Juntai, se puderdes, num só coração de mãe e para com um único filho, todo o amor natural que as mães do mundo inteiro têm pelos seus filhos: certamente essa mãe amará muito esse filho. No entanto, verdade é que Maria ama ainda mais ternamente Seus filhos do que aquela mãe amaria o seu. Ela não os ama apenas com afeto, mas também com eficácia. O seu amor por eles é ativo e efetivo, como o de Rebeca por Jacó, e ainda mais. - 142 Eis o que esta boa Mãe, de quem Rebeca era apenas uma imagem, realiza para obter a Seus filhos a bênção do Pai celeste:

Quando lhe levamos e consagramos o corpo e a alma, e tudo o que deles depende, sem nada excetuar, que faz esta boa Mãe?

Aquilo que outrora fez Rebeca aos dois cabritos que Jacó lhe trouxe: 143

1º. Sacrifica-os, fazendo-os morrer para a vida do velho Adão;

2º. Esfola-os e tira-lhes a pele natural, que são as inclinações da natureza, o amor próprio, a vontade própria e todo o apego às criaturas.;

3º. Purifica-os de suas manchas, impurezas e pecados;

4º. Prepara-os ao gosto de Deus e para a sua maior glória. Como só Ela conhece perfeitamente o gosto divino e a maior glória do Altíssimo, também só Ela pode aprontar e preparar, sem se enganar, o nosso corpo e a nossa alma segundo esse gosto infinitamente elevado e essa glória infinitamente escondida e eterna.

Ela os sustenta no Corpo e na Alma!

Ela os defende e protege!

Ela intercede em seu favor: A Graça do Puro Amor!

Grande Confiança em Deus e em Maria 216.

A Santíssima Virgem encher-te-á duma grande confiança em Deus e n'Ela própria:

1º. Porque já não te aproximarás de Jesus por ti mesmo, mas sempre por esta boa Mãe;

2º. Porque, tendo-lhe dado todos os teus méritos, graças e satisfações, para que deles disponha à sua vontade, Ela te comunicará as suas virtudes e te revestirá de Seus méritos. Deste modo poderás dizer confiadamente a Deus: “Eis Maria, a Vossa escrava, faça-se em mim segundo a Vossa palavra” (Lc 1, 38);

3º. Porque te deste inteiramente a Ela, de corpo e alma, 153 - Ela que é liberal com os liberais, e ainda mais do que eles, retribuirá entregando-se a ti de maneira maravilhosa, sim, mas verdadeiramente real. E depois disso poderás dizer-lhe com santa ousadia: “Eu sou Vosso, Virgem Santíssima, salvai-me” (Sl 118, 94); ou então, com o discípulo amado, como já disse antes (n. 179): “Eu Vos recebi, ó Santa Mãe, como todo o meu bem”. Poderás dizer ainda, com São Boaventura: “Minha querida Senhora e salvadora agirei com confiança e sem temor, porque Vós sois a minha força e o meu louvor no Senhor!” (Is 12, 2). E noutra passagem: “Eu sou todo Vosso, e tudo o que tenho Vos pertence, ó gloriosa Virgem, bendita acima de todas as coisas criadas. Colocar-Vos-ei como um selo sobre o meu coração, porque o Vosso Amor é forte como a morte” (Ex 15). Poderás dizer a Deus, com os sentimentos do profeta: “Senhor, nem o meu coração , nem os meus olhos têm motivo algum para se elevar e orgulhar, nem para buscar coisas grandes e maravilhosas. Mas nem por isso sou humilde: levantei e animei a minha alma pela confiança. Sou como um menino desmamado e encostado ao seio de sua mãe, e é nesse seio que sou cumulado de bens”.

4º. O que aumentará ainda mais a tua confiança n'Ela é que a fizeste depositária de tudo o que tinhas de bom, para to guardar ou para o dar aos outros. Terás menos confiança em ti e muito mais n'Ela, que é o teu tesouro. Oh! Que confiança e que consolação para uma alma poder dizer que o tesouro de Deus, onde Ele guardou o que tem de precioso, é também o seu tesouro! Como diz um santo: “Ela é o tesouro do Senhor.”

- Transformação das almas em Maria à imagem de Jesus Cristo

A Maior Glória de Jesus Cristo.

________________

Buscai as coisas do alto - Ultima palestra do Padre Leo - (Completo) - facebook.com/padreleobethania

https://www.youtube.com/watch?v=klp1DcJXPU0&t=1s

Como fazer uma boa Confissão?

https://www.youtube.com/watch?v=IQa4Pg2onX0

J B Pereira e https://www.youtube.com/watch?v=5srFfjIe8l0 e http://www.amen-etm.org/TratadoDaVerdadeiraDevocao.pdf
Enviado por J B Pereira em 27/11/2017
Código do texto: T6183940
Classificação de conteúdo: seguro