A NATUREZA

Sendo hoje, 04 de outubro, o dia consagrado ao amado São Francisco de Assis, eu não poderia deixar de homenageá-lo, publicando algumas palavras dele para propiciar - a qualquer que as leia - a oportunidade de encantar-se com a sabedoria de suas ponderações.
São muitas as manifestações de São Francisco de Assis, em defesa e exaltando a Natureza como um todo, porque ele a amava e a respeitava incondicionalmente.
E eu aqui me valho daquelas manifestações para tentar conseguir, talvez, de algum coração distraído, a compreensão de que a Natureza é uma das maravilhosas criações de Deus, a ponto desse coração passar a amá-la e respeitá-la.  
A seguir, portanto, alguns trechos que pincei de livro editado em sua homenagem, nos quais o Santo nos oferece sua visão sobre o assunto.


(Palavras de São Francisco de Assis)

“Todas os seres da criação são filhos do Pai e irmãos do homem. Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda. Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito a ser protegida.”

“Eis que a natureza é a nossa mestra maior; os seus exemplos calam de modo indizível em nossos corações e em nossas consciências. Ante qualquer depressão que por vezes nos atinge, simples meditação diante desses corpos vegetais, balançando-se na brandura dos ventos, nos devolve a serenidade. Essas flores não parecem sorrisos das nossas companheiras de retaguarda? Os seus galhos não parecem braços e mãos em súplica a Deus? O clima aqui está saudável e desfrutamos de um ambiente ameno, pela ajuda dessas árvores, de certa forma extraordinárias, que nos dão aquilo que se propuseram dar pela sua estrutura intrínseca, no concerto da vida universal. Assim são as aves, os peixes e os animais, participando todos da existência humana e dando sua contribuição, sem que a exigência seja ideia central, o que geralmente ocorre com os homens. Nada há no mundo, que tenha sido criado por Deus, que não seja útil.”

“Nunca vos levanteis do leito sem primeiro orar. Jamais vos deiteis sem primeiro vos entregardes à prece, agradecendo ao Criador de todas as coisas a vida e tudo que recebemos da natureza.”

“A natureza é a melhor casa. Não é nela que moram as árvores, minhas irmãs? Não é nela que vivem as aves, as flores e todos os animais? Não é nela que tudo o que vive acha acolhida? Por que eu, mísero pecador, não posso lhe fazer companhia?
Nesta noite o céu se apresenta lindo e profundamente encantador, e eu, como amante desta natureza, agradeço, meu Criador, pela bondade e misericórdia de colocar tantas lâmpadas a iluminar o infinito, de perfumar o ambiente da Terra por intermédio das flores, de fazer circular o ar por toda a Terra, como garantia da vida.“

O CÂNTICO DAS CRIATURAS
Altíssimo, onipotente, bom Senhor,
a ti o louvor, a glória, a honra e toda a bênção.
A ti só, Altíssimo, se hão de prestar
e nenhum homem é digno de te nomear.
Louvado sejas, ó meu Senhor, com todas as tuas criaturas,
especialmente o meu senhor irmão Sol,
o qual faz o dia e por ele nos alumias.
E ele é belo e radiante, com grande esplendor:
de ti, Altíssimo, nos dá ele a imagem.
Louvado sejas, ó meu Senhor, pela irmã Lua e as Estrelas:
no céu as acendeste, claras, e preciosas e belas.
Louvado sejas, ó meu Senhor, pelo irmão Vento
e pelo Ar, e Nuvens, e Sereno, e todo o tempo,
por quem dás às tuas criaturas o sustento.
Louvado sejas, ó meu Senhor, pela irmã Água,
que é tão útil e humilde, e preciosa e casta.
Louvado sejas, ó meu Senhor, pelo irmão Fogo,
pelo qual alumias a noite:
e ele é belo, e jucundo, e robusto e forte.
Louvado sejas, ó meu Senhor, pela nossa irmã a mãe Terra,
que nos sustenta e governa, e produz variados frutos,
com flores coloridas, e verduras.
Louvado sejas, ó meu Senhor, por aqueles que perdoam por teu amor e suportam enfermidades e tribulações.
Bem-aventurados aqueles que as suportam em paz,
pois por ti, Altíssimo, serão coroados.
Louvado sejas, ó meu Senhor,
por nossa irmã a Morte corporal,
à qual nenhum homem vivente pode escapar,
pois na Terra ainda nenhum é imortal!" 


(As fotos da Mãe Natureza são para alegrar-lhes o dia)