Paraíba – Joao Pessoa

De José Borges/

Esse ano eu e minha esposa Ana Maria escolhemos passar nossas ferias na Paraíba e nos seis dias que passamos no litoral da Paraíba, conseguimos conhecer algumas praias, assim como algumas vistas de encantar os olhos, Passeamos por cabedelo, perto do marco zero da BR 230, passamos pela rodovia Transamazônica, a Estação Ciência, um museu desenhado por Oscar Niemeyer, ficamos hospedado no Sesc de cabo branco pertinho do ponto mais extremo do litoral nordestino, brasileiro e das Américas.

Acredito que demos azar no primeiro dia de alimentação, pois o cupim que comemos aparentemente muito delicioso não caiu bem o que nos deixou receiosos onde comer outras vezes. Mas logo nos adaptamos a boa comida e o bom café servido no Sesc de cabo Branco sem falar no clima e na gentilezas dos paraibanos pena que não conhecemos profundamente a culinária paraibana, mas conhecemos vários lugares bem aconchegante ate experimentamos uma deliciosa pizza de carmelita ouvindo o barulho das ondas do mar .

Vale a pena sair para conhecer a capital da Paraíba, passear pelos shoppings e dar uma bela volta nos comércios e feirinhas de João Pessoa. Onde encontramos um bom café um delicioso pão de queijo, além de muitas variedades de rapaduras e deliciosos doces sem falar nas variedades de camisetas e lembranças da cidade.

Passear a noite pela horla não tem preço ainda mais que fomos agraciados com um bom banho de chuva. E fascinante conhecer o litoral do Estado, pois não é muito extenso e guarda algumas pérolas, como o mirante de Tambaba, ou a praia de nudismo mais conhecida do Brasil,Tambaba Nu a vista do castelo da princesa e algo inacreditável onde você pode sentir e ver a obra de Deus.

Fomos à praia de Tabatinga e de lá caminhamos até a praia do Coqueirinho, uma das praias mais bonitas que conheci de um lado ondas e murmúrios como se cantasse ao pé do ouvido. uma bela mistura de falésias salpicadas por coqueiros e arrecifes o mesmo mar te brinda a poucos metros com aguas mansas, deixando a água esverdeada e mais calma boa para o banho como se fosse um grande lago tudo isso sem falar na praia do amor e na pedra furada onde os casais se eternizam para eternidade.

A Paraíba possui resquícios de Mata Atlântica e influência do cerrado. São pelo menos 130 km entre praias, dunas, arrecifes e piscinas naturais, Vale apena alugar um carro e conhecer a praia de Pipa litoral norte do estado. Assim como dar uma esticada em direção a praia do Conde umas das melhores praias da Paraíba e está a apenas 30 km de João Pessoa. Infelizmente acabamos não entrando na praia de tambaba Nú a praia do naturalismo talvez por preconceito ou por não ser tão curioso .A praia de Tambaba fica entre Coqueirinho e a praia Bela.

Não poderíamos deixar de conhecer o por do sol já que na Paraíba o Sol nasce muito cedo e a tarde são bem curtas pois o sol se recolhe também muito cedo. O por do sol ganha trilha sonora quando o astro-rei dá os últimos suspiros na praia fluvial do jacaré ,o saxofonista ´´Jurandir entoa o Bolero de ravel O espetáculo acontece por volta das 17hrs. Estava tudo dentro do planejado o passeio pela orla de catamarã ouvindo curiosidades históricas sobre o rio que tem 300 km de extensão, nasce na serra do Jabitacá, no município de Monteiro, com o nome de rio do meio a sensacional dança de Maria bonita e lampião ao ritmo nordestino.

já estávamos no ritmo do sol. Mas para o nosso espanto bem na hora que o sol mais brilhava uma nuvem negra resolveu dar o ar da graça e cobriu o sol tirando de milhares de olhares a curiosidade de ver o por do sol se recolhendo ainda de dia. Alguns lugares não tivemos o prazer de conhecer como a Fortaleza de Santa Catarina. Um forte que traz em sua historia a resistência portuguesa contra a invasão holandesa.

João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil, fundada em 5 de agosto de 1585, e o ponto mais oriental das Américas. Tem como característica única escurecer cedo e ter a lua refletida no mar. A região metropolitana da capital da Paraíba, com 1,2 milhão de habitantes, é acolhedora e tem várias atrações: igrejas antigas, ótimas praias na região um belo centro histórico com casinhas coloniais.

A praia de cabo branco e urbana, bem organizada,a orla, tem uma boa infraestrutura., no final da tarde e à noitinha,muito movimento no calçadão, nas areias jovens praticantes de atividades físicas e esportivas no calçadão varias opções de restaurantes e quiosques padronizados de madeira.

João Pessoa não tem clima turístico nem abordagem exagerada. À capital paraibana é ocupada pelos próprios moradores, que aproveitam uma cidade que já foi apontada como uma das mais verdes do mundo, uma das melhores para viver a aposentadoria, a orla fica fechada todas as manhãs, entre 5h e 8h, para a prática de esporte., Os preços são razoáveis. Más como em todo o pais a periferia, sofrê com altos índices de criminalidade, violência e pobreza. Ainda assim, a cidade é a capital menos desigual do Nordeste e vale apena conhecer.

O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto (IATA: JPA, ICAO: SBJP) localiza-se em Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa, Paraíba.Distante 11 km do centro de João Pessoa e a 22 km da Praia de Tambaú.

O aeroporto ainda não dispõe de pontes de embarque (fingers), o que causa desconforto no trânsito dos passageiros até as aeronaves em dias de chuva. Além que o posto de informações nos indicaram pegar taxi pois o Uber não e um meio seguro e confiável o que para nossa decepção descobrimos que pagamos pelo menos duas vez mais caro de taxi ao contrario do que dizem no aeroporto o urbe e de boa qualidade e o preços bem razoável já que acabamos usando muito e não temos uma queija se quer. Q

Obrigado: João Pessoa - Parariba

Autoria;José Borges da Silva Filho

Poetahdasletras.

06/09/2017

Poetahdasletras
Enviado por Poetahdasletras em 08/09/2017
Código do texto: T6108346
Classificação de conteúdo: seguro