ANTENOR MARQUES FONSECA
DR. ANTENOR MARQUES FONSECA.
Um médico benfeitor e humanitário.
Palavras nem sempre são suficientes para expressar a gratidão e o respeito que temos para com o médico que presta relevante trabalho ao povo de Santo Estevão. Por mais verdadeiras e bonitas que possam ser as minhas palavras, nunca serão suficientes para retratar com fidelidade, o altruísmo de Antenor Marques Fonseca, possuidor de uma história farta de excelência.
Benjamim Franklin disse que aquele que tem uma profissão tem um bem; aquele que tem uma vocação tem um cargo. Médico é um dom; nasce vocacionado médico e cada um tem a sua doença preferida. - A Doença de Antenor Fonseca é salvar vidas. Pelo talento de suas mãos e bondade do seu coração, ele vai operando milagres e trazendo esperanças a corações desesperados... Se muitos o fazem só por dinheiro, ele o faz por amor. A generosidade é a sua maior virtude; tem uma disposição congênita para fazer o bem e curar os doentes necessitados que batem à sua porta. É sublime a sua benevolência e vocação para exercer a caridade...
Na política, assumiu compromisso inquebrantável com a moral e com a ética. Foi candidato a Vice-prefeito e Deputado; se elegeu Vereador e, finalmente, Prefeito Municipal. - Se afastou quando descobriu que os partidos políticos falam mais alto do que as pessoas e produzem mentiras legitimadas pela vontade do povo.
Como Prefeito, deixou marcas da sua boa administração e se destacou como gestor firme, que sabia aonde queria chegar. Sabia ouvir antes de concluir, e quando concluía, colocava sua conclusão sem medo à prova. Comunicava suas idéias, fundamentava com convicção e abomina a hipocrisia. Nunca a saúde pública em Santo Estevão foi tão humanitária e tão eficaz, quanto no seu governo.
Mágoas e ressentimentos, monstros fabricados pelos infelizes no calabouço das suas angústias, não contaminaram o coração franciscano do Prefeito Antenor. Para ele, a vingança é um dos últimos remanescentes dos costumes bárbaros que deve desaparecer dentre os homens. A humanidade, quando vigorosamente ativa, vê mais longe que o intelecto.
O caráter é a fisionomia moral do homem e a sociedade não é senão o desenvolvimento de família. Se o homem sai corrompido do meio dos seus parentes, entrará corrompido na sociedade... Assim lesionava o Patriarca, paladino do Clã, José Cerqueira Fonsêca, carinhosamente conhecido por Senhor Zezito da Farmácia !.
O Médico Antenor, garbosamente herdou do seu pai esse extraordinário legado. Concebeu a lição, busca uma vida fiel a si mesmo e não a vida que os outros esperam dele. Arquiteta o seu destino com sabedoria, aprendeu a lutar e luta com entusiasmo. Aprendeu a orar com fé e vigiar sem cessar; não se acomodou, nem confiou em esperança mentida; caminha pela vereda santa e teve dádivas merecidas. Por todo exposto, então, não colherás espinhos, pois rosas ele sempre plantou...
Tributo-lhe ainda em vida, pois em vida ele dedica seus dias guerreando em defesa dos seus ideais e socorrendo os necessitados. A cidade lhe é eternamente grata por todas as consultas médicas, todos os exames, todos os favores... "Os que atuam na dor dos outros alivia a própria dor". A sua alma cristã devotada a caridade é impagável.
Antenor é um benfeitor da nossa terra!. Pelos incontáveis favores recebidos, só poderemos pagar através do nosso pensamento de gratidão dirigido ao Céu, em forma de súplica ao Cristo Jesus, para que cuide dos seus dias, dando-lhe saúde e paz.
Com meu afetuoso abraço e respeito.
Manoel Lobo.