Moacir Bueno Arruda – O Maior Intelectual do IBAMA

Moacir Bueno Arruda é um profissional dos mais qualificados e produtivos que fez carreira no IBAMA, chegando a ser amplamente reconhecido como seu maior intelectual!!!

É realmente surpreendente o leque de atuações que esse destacado servidor público se envolveu ao longo de sua trajetória com mais de quarenta anos nas áreas de cidadania e ecologia. Seu extenso currículo como pesquisador, professor universitário, gestor público, sindicalista político-partidário e militante socioambiental impressiona qualquer um.

Ele completou seus estudos básicos no Colégio Estadual Comendador Tannel Abbud, na sua cidade natal, em Presidente Prudente (SP). Depois se formou em Biologia, fez Especialização, Mestrado e Doutorado na área ambiental.

Moacir tem um espírito irrequieto, com criatividade e disposição gigantescas. Seu apreço pelo aprendizado e capacidade de compreensão de assuntos complexos são extraordinários. Seu cérebro consegue processar informações de uma maneira diferente, organizando as idéias rapidamente, solucionando problemas, antevendo etapas, criando alternativas ... tudo isso me faz pensar que se ele tivesse nascido em outro país, certamente, seria classificado como um “superdotado”.

Não tenho dúvidas que o caminho natural de alguém assim é ir fazer carreira na universidade – o que realmente aconteceu!!! Moacir teve uma vasta atividade acadêmica desenvolvida com pesquisas, projetos de extensão e docência em graduação e pós-graduação, com orientação e/ou julgamento de teses, dissertações e monografias em diversas universidades federais, estaduais e particulares (UFSC, UFCE, UnB, UCB, UniCEUB etc.).

Curiosamente, Moacir apresentou perfil diferenciado. Nunca quis ficar enclausurado na “Torre de Marfim” – comportamento típico de alguns intelectuais elitizados que preferem estar cercados por livros e divagações abstratas. Pelo contrário, ele sempre buscou estar perto das pessoas. Ainda jovem, quando estudava no Ensino Médio, iniciou sua atuação em movimentos sociais e políticos, influenciando positivamente aqueles com quem convivia. Desde então, participou e ajudou a fundar inúmeras ONG’s e Associações em vários estados.

No IBAMA ele compôs uma cúpula de profissionais pensantes, atuando na condução de inúmeros projetos relevantes para proteção dos recursos naturais e desenvolvimento sustentável. Foi extremamente produtivo, tendo publicado artigos em diversas revistas científicas e dezenas de livros.

Mesmo sendo dono de uma capacidade intelectual tão avantajada, com carreira extensa e louvável, nunca se deixou envaidecer. Ele mantém os mesmos hábitos simples, a mesma disposição para disseminar seus saberes e ajudar aqueles que estão iniciando carreira.

Muita gente às vezes não entende bem qual a razão da força e destaque que o IBAMA possui, pois só quem conhece de perto os profissionais que fizeram e fazem parte da construção dessa importante instituição compreende isso.

Conhecer a história de Moacir Bueno Arruda é um dos meios mais fáceis para se entender as qualidades e talentos diversos que tornam o IBAMA um exemplo positivo para todo Brasil!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Setembro de 2015.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 11/09/2015
Reeditado em 11/09/2015
Código do texto: T5378260
Classificação de conteúdo: seguro