AOS MESTRES COM CARINHO

Mas afinal o que é ser professor?

Desde pequeno esse enorme desejo de ser professor falou bem alto dentro de mim. Recordo que uma das coisas que mais brincava era de ser professor, e alí nascia dentro de mim aquele tipo de sonho, cuja inocência não sei nem calcular! Coisa de criança né? Um ser tão pequeno, mas com sonhos grandiosos. Insistia com minha mãe pra ela comprar um terreno que tinha do lado de nossa casa quando morávamos em São Paulo.

Pra que eu queria que minha mãe comprasse aquele terreno? Pra fazer uma casa pra gente?

Não!

Meu sonho era outro. De ali, naquele terreno construir uma bela escola na qual eu seria diretor quando crescesse.

Me lembro muito bem da cara da minha mãe quando eu lhe pedia isso. Fazia que concordava a fim de que eu fosse logo dormir e lhe deixasse em paz.

Hoje vejo minha pura inocência em sonhar algo impossível de minha mãe realizar. Afinal, morávamos em uma favela. Como que ela ia comprar aquele terreno pra construir uma escola pra mim se nenhuma casa "digna" tínhamos?

Tenho certeza que meu pedido seria aceito se minha mãe tivesse condições. Mas nossa realidade era outra.

Minha irmã era a minha aluna, gostava muito de ensinar ela, mesmo que fosse em uma mera brincadeira.

Gostava de imitar o modo como os professores davam aula e como explicavam o conteúdo. Só depois de alguns anos que vim entender que esse modo e jeito de dar aula de cada professor os adultos conheciam como didática.

Na escola sempre gostei de escrever no quadro, ajudar meus professores a corrigirem as provas e etc.

Parece que chegando à adolescência esse sonho de criança foi se perdendo. Me satisfiz em partes nessa ânsia de querer ensinar, quando me tornei catequista em minha comunidade. Sendo catequista eu podia partilhar um pouco do que sabia sobre a Igreja, Deus e etc.

No início do ano de 2013, aquele velho sonho de se tornar um profissional comprometido na educação venho a tona quando passei no curso de Letras.

Um curso que me refaz a cada dia, e que ressuscita em mim o desejo de ser a mudança na educação brasileira que tantos sonham, mas pouco fazem por onde se tornar realidade.

O salário pode ser pouco!

A estrutura pra ensinar pode não ser as melhores!

Os alunos podem ser os "mais danados"

A diretora da escola pode ser carrasca!

Possa ser que um dia eu perda minha voz....

MAS EU QUERO SIM, SER PROFESSOR!

Meu enorme agradecimento aos mestres que passaram por minha vida e que me fizeram ser mais gente nesse mundo desumano.

Tályson Marques
Enviado por Tályson Marques em 28/07/2014
Código do texto: T4899317
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.