EXPEDITO LOBO - 70 ANOS

Parabéns, Expedito!.

Feliz 70 anos!.. Hoje você acumula 840 meses de experiência... Tempo que passou deixando suas marcas, ensinamentos, saudades, gratidão e mudanças profundas. Fazer 70 anos é mais que um aniversário, é a comprovação de ter vivido 25.200 dias abençoados por Deus, meu irmão.

Muitos podem como você, comemorar os setenta anos. Mas nem todos atingem essa idade cercados de tantos irmãos, parentes e amigos, como você. Menos ainda são os que chegam a essa idade em pleno vigor físico e mental.

Qual seria sua idade se você não soubesse quantos anos tem, Expedito? Pois é; idade é o que a gente aparenta. Você nunca teve outra idade senão a do seu coração, da sua experiência, da sua fé e sabedoria para enxergar o que há de bom nas criaturas sem fazer dos defeitos uma distância...

No dizer de Galileu Galilei, “Não sabemos quantos anos temos, pois o que passou não nos pertence mais, e os anos que virão, não sabemos...”.

Aos setenta anos, você continua jovem. A juventude não é um período da vida; ela é um estado de espírito, uma qualidade da imaginação, uma intensidade emotiva. Não é por ter vivido setenta anos que você envelheceu... Nós só envelhecemos se abandonarmos os nossos ideais. Os anos envelhecem o corpo; renunciar ao ideal envelhece a alma...

Você é um homem jovem, que se admira, que se maravilha como uma criança insaciável; que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida. Sempre foi receptivo ao que é belo e grandioso, certo de que os sonhos ainda poderão se realizar, tornando novo o que se fez velho. Com maestria você sabe comparar o passado e o presente; sabe usar a razão e a lógica para entender o futuro, contemplar a vida e marchar pra frente; pois o homem não deve entender-se cronologicamente.

Até aqui, Expedito, você já teve a idade das interrogações, das afirmações e das negações. Agora, decerto, você vive a idade da razão, tomando o tempo por conselheiro, que lhe ensinou a amenizar as dores, cuidar das feridas e cicatrizar as incompreensões...

Quando alguém chega aos setenta anos e tem um armário repleto de roupas modernas, sapatos atuais e vive diuturnamente bem vestido e elegante, está dizendo para a vida que quer continuar vivendo... Que precisa ficar neste mundo, ainda por muito tempo, para aprender e ensinar novas lições aos que lhe são caros. A jovialidade e espírito de auto preservação que aflora dentro de ti, não te faz sentir a presença física da idade, certamente.

Mas o tempo urge meu irmão, e te convida a refletir sobre a tua idade. Doravante, você não pode, nunca, de jeito nenhum, amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, ter fé mais ou menos e acreditar mais ou menos. Senão você corre o risco de tornar-se uma pessoa mais ou menos...

Queira ser pleno e verdadeiro por inteiro. Não perca tempo lamentando o que poderia ter sido, ou preocupando-se com o que será. A sua vida é um relicário de boas recordações. O que você perdeu no físico, ganhou em sabedoria e experiência. Sobretudo, sabedoria para amar e aceitar todas as pessoas que fizeram parte desses seus 70 anos. Cada uma, a sua maneira, contribuiu para tudo que você é hoje: Apaixonado pelas suas virtudes, cônscio dos defeitos que são seus, mas cheio de orgulho de si mesmo.

Olhe para trás com gratidão e para frente com muita fé! Esta festa é para lembrar o que te resta, celebrar o presente com muita alegria e sem nenhuma pressa... O “HOJE” para você é muito importante. A idade mais bela não é a jovem ou adolescente. A mais bela idade é aquela em que estamos vivos e vivendo.

É hora de apertar o pé no acelerador da vida, suavizar ressentimentos, sepultar hábitos antigos e adquirir comportamentos novos... É hora de acorrentar a fera, soltar a criança e esperançar... Jamais deixe morrer a “menino festeiro” de humor contagiante que existe em você. Não deixe, também, que o tempo marmorize suas emoções, enrijecendo sua sensibilidade complacente de grande irmão.

Seja como “Nene”, “Malvadeza”, “Leitura” ou Expedito, foi patente a excelencia da sua importância como irmão sempre presente. - Por tudo isso, lhes devemos muito, irmão. Outros 22 de novembro ainda virão e te encontrarão de pé, firme para nos obsequiar com a sua excelsa amizade.

Que o Cristo Jesus lhe permita dias longos, alegres, prósperos e de muita paz.

FELIZ ANIVERSARIO, MEU IRMÃO !!!!

Manoel Rocha Lobo
Enviado por Manoel Rocha Lobo em 13/03/2014
Reeditado em 18/08/2021
Código do texto: T4726590
Classificação de conteúdo: seguro