A tristeza de perder você
Papai se foi, entre dor e lágrimas de seus filhos queridos e principalmente dessa filha que muito lhe amou. Saudades meu velho.
Papai lembro me como se fosse hoje, eu assentada no seu colo, alisava teu cabelo até conseguir dormir, lembro que sabendo que estavas cansado as vezes fazia de conta que dormia, somente para que me levasse para cama, e fosse descansar.
lembro me com saudades das brincadeiras, do balanço que fizera para mim, do pouco carinho depois que eu cresci, da correria para trabalhar para sustentar oito bocas famintas, e não tinha mais tempo de me colocar no colo, me fazer dormir, pois construia uma casa em um bairro onde pode um pequeno terreno comprar. lembro com saudades até da favela onde nasci.
O tempo passou e eu cresci, e de vez em quando ia até a sua casa ouvi seus casos, e mais tarde os seus délírios, quando sua mente ja não fazia questão de lembrar do passado, você os construia do seu jeito, com suas palavras, parte realidade, parte inventada por ti.
assim passou o tempo e veio o dia em que iria eu senti saudades de ti, pois você partiria para não mais voltar, você daria adeus ao mundo que criou para mim.
Sei que não é fácil viver sem você, que com rosto serio e sorriso de menino soube me cativar desde que eu nasci. É papai querido você se foi, partiu chamando por mim, não sei se tinha algo a mim pedir, mas contou minha cunhada que você chamou por mim, queria estar ao seu lado para beijar sua mão, contar um caso como fazia antes, e ve-lo sorrir antes de partir, mas o destino quis diferente, eu estava no trabalho e não pude atende-lo paizinho, só quero que na hora certa, Deus lhe dê permissão, para vir até a mim e contar me o que queria, preciso muito saber. Olhe meu velho ainda estou muito triste com sua partida, sei que sou muito egoista e não gosto de perder, mas enfim, hoje depois de quase quatro meses do seu falecimento, tomei iniciativa de escrever a tristeza de perder você. Sei que onde estás acabou a dor que o cancer lhe provocou, tudo acabou e agora só posso senti-lo nas belas coisas da vida, como o sorriso tímido de seu filho Jorge, no jeito de homem serio do seu filho Berquiour, na magia da bondade de sua filha Maria, na simplicidade da sua filha Cleusa, no jeito lindo e bondoso do seu filho Simei, na vontade de galgar os degraus da vida, do seu filho Carmon, no jeito galã e misterioso do seu filho caçula Josue, e na irreverência dessa sua filha maluca Maeli, no gargalhar de seus netos e bisnetos, na leve brisa que entra em minha janela pela manhã para me acordar. Saudades de você bom amigo, bom pai, saudade daquele tempo em que suspeitando da chegada do seu desencarne que há mais de dois anos assim lhe escrevi.
Ao meu querido papai
Ah esses cabelos brancos, essas mãos cansadas, essa mente que falha, e as vezes desconheces os filhos.
Ah esse tempo todo que me deu carinho, que me deu amor, e com seu trabalho, me educou, me alimentou.
Ah essa idade toda, que beleza, parece que foi ontem que me deu a vida, que me levou a escola na garupa da bicicleta, e mais tarde ao altar para com o homem que amava eu me casar.
Ah, parece que foi ontem que você veio em minha casa para conhecer seus netos, e os vendo crescer brincou ele, já que trabalhar não conseguia mais.
Ah, parece que foi ontem que voltou a minha casa para conhecer os bisnetos, que meus filhos já crescidos,lhe deram.
Ah parece que foi ontem, que me pegou no colo, levou a escola, me viu casar, conheceu seus netos e também os bisnetos e brinca com eles, já que a infância a vida lhe devolveu.
Ah meu paizinho, parece que foi ontem, sei que não foi, é que meu amor quer assim pensar.
Ah meu paizinho, parece que foi ontem mas sei eu,que já contava trinta e quatro anos quando eu nasci, com mais cinquenta ao seu lado já viví
já são oitenta quatro e ainda a sorrir.
Ah senhor, mesmo que ele esqueça quem sou eu, sua filha caçula, mesmo que sua mente venha confundir, realize meus sonhos e deixe mais um pouco meu bom velhinho curtir.
Te amo meu papi querido.
11/08/12