Amelia,minha mãe
Ela nasceu em Portugal ,pouco tempo depois que seu pai Joaquim Torres veio para o Brasil em busca de uma vida melhor e a realização de um sonho de ficar rico.
Sua infancia até os cinco anos foi muito feliz, brincando entre oliveiras,parreiras,macieiras,etc.Depois viajou para o Brasil com sua mãe Ludovina e seus quatro irmãos:Maria, Virginia,Isabel e Alipio.
Moraram em Minas Gerais, e finalmente em São Paulo.
Em criança, era alegre e inteligente, muito querida por todos.
A dificuldade de ir para escola era superada pela sua vontade de aprender.
Tinha um amiguinho imaginário para brincar e dizia que ele era muito engraçado,negrinho e com uma perna só (seria o Saci?) que lhe trazia muitas pedras coloridas e brilhantes.. . Guardava as pedras em seu vestido de menina .Quando queria mostrar para sua mãe as pedras simplesmente desapareciam....
Quando sua familia mudou para São Paulo as dificuldades foram muitas.
Trabalhou numa fabrica de tecidos no bairro do Brás,como tecelã.
Casou-se aos vinte e um anos com José e teve tres filhos:Ludovina, Clotilde (sou eu) e Rubens.
.Aprendeu corte costura e se especializou em vestidos de noiva, altamente apreciados pelas suas clientes.
Trabalhou arduamente para manter e educar seus filhos,numa antiga maquina Singer.
Amélia,minha mãe, nunca se queixou da vida dificil que levava.Sempre nos educou com carinho e firmeza.Cantava fados emocionados e valsas com uma voz muito forte e bonita.
Ao longo dos anos ela obteve mais conforto numa casa boa ,um quintal grande cheio de arvores frutíferas (marmelo,mexerica, uvaia, pessego,etc.) e um jardim perfumado com flores coloridas e principalmente roseiras.
Foi muido querida pelos vizinhos e por todos que a conheceram.Ficou viuva e adoecida recebeu a última benção de Deus:o esquecimento na falta de memória...
Seus filhos estiveram presentes em sua vida até o momento em que partiu para a vida eterna.
Amélia,minha querida mãe! Alegre,batalhadora,amiga...te agradeço de todo o coração e não vou te esquecer nunca...
Muito obrigada mãe!
Te amo muito!
Tide,Clotilde, Ilde Rocha...