Da literatura para a realidade: Ilhéus, história e beleza!
A história de Ilhéus remonta a época das capitanias hereditárias, quando D. João III doou vasta extensão de terra ao donatário Jorge Figueiredo Correia. Esta terra encantadora, posterior à doação, tornou-se sede da capitania e recebeu o nome de São Jorge dos Ilhéus, uma homenagem ao donatário Jorge e Ilhéus, devido à quantidade de ilhas que encontram no seu litoral.
A cidade de São Jorge dos Ilhéus fica situada em local privilegiada. Recortada por muita água, sua chegada por avião é muito bonita e emocionante. O centro da cidade fica localizado numa ilha artificial formada pelos rios Almada, Cachoeira e Itacanoeira (fundão) e ainda pelos canais Jacaré e Itaípe, este último construído no final do século antepassado. Esse canal foi construído para facilitar a passagem de canoas que traziam o cacau da região do rio Almada para o embarque no porto.
O grande fluxo financeiro originado pela produção e exportação de cacau deu origem a peculiaridades no desenvolvimento da Região da Costa do Cacau. Dessa forma, a demanda regional por educação superior buscada nas décadas de 40 e 50 em Salvador, principalmente pelos filhos dos Coronéis do cacau, gerou anseio pela implantação de faculdades e instituições de ensino superior na região. A UESC, Universidade Estadual de Santa Cruz, é fruto desta demanda, e hoje se torna referência em formação profissional de nível superior.
A partir de meados da década de oitenta, a monocultura cacaueira sofreu um rude golpe na sua característica principal que era a de gerar muita riqueza. A seca constante provocada pelo fenômeno El Niño, os baixos preços internacionais e por último a praga denominada vassoura-de-bruxa, fizeram da cacauecultura uma atividade menos rentável. Se para uns isto representou tristeza rentáveis. Foi então que Ilhéus renasceu, desta vez para o turismo.
Com braços abertos, como os do Cristo Redentor erguido as margens do velho porto, cuja luz do céu azul se derrama. A belíssima cidade de São Jorge de Ilhéus convida ao visitante a doar-se em suas cálidas praias. Além disso, a cidade seduz pelas maravilhosas paisagens, bem como por sua rica história que se intensifica nas obras Literárias do escritor Jorge Amado.