DIA DAS MÃES

DIA DAS MÃES

No dia 11 de maio de 1968, no Centro Espírita “Olhar de Maria”, realizava-se uma aula da Escola de Médiuns, quando, por proposta do irmão José Nansueto, foi transformada em sessão comemorativa ao Dia das Mães.

Durante as festividades, o nosso irmão João Costa recebeu do Plano Astral uma mensagem, que pelo seu conteúdo evangélico e doutrinário, a Folha Espirita, associando-se às comemorações do Dia das Mães, publica nesta Edição aquela mensagem.

Tão grande é a missão das mães, cuja data hoje estais comemorando, que podemos dizer com segurança, que, quando todas as mães compreenderem a grandeza de suas missões e, cristãmente, procurarem cumpri-las, o Planeta Terra se transformará no paraíso prometido por Jesus, onde haverá um só rebanho e um só Pastor.

Às mães confia a Providencia Divina, a missão de fornecer o corpo material para habitação de um espírito que vem iniciar nova estada na Terra; e ao mesmo tempo de modelar com seu exemplo e o seu amor, o espírito ainda temporariamente perturbado e dócil pelo choque do aprisionamento na carne, incutindo-lhe ideias, costumes, sentimentos, e ao mesmo tempo, corrigindo vícios e erros, os quais o espírito traz de existência pregressa, e que hora a hora aflora desde a mais tenra idade.

Têm as mulheres a missão nobilitante e árdua de formadoras dos caráteres dos filhos, que serão futuramente os santos ou os criminosos que habitarão a Terra. Isso vos deve mostrar quanto devemos honrar a mulher, depositária Divina da confiança do Pai, que semeia com abundancia no coração das mulheres o amor, que com o desabrochamento da maternidade esta se transforma no verdadeiro amor, que tudo dá sem esperar retribuição, sem esperar que seus desvelos sejam retribuídos, sem olhar se o procedimento do filho o torna merecedor do seu amor e do seu carinho, antes, amando mais ao filho mais ingrato, e se sacrificando até ao extremo, para o conforto e felicidade do filho ingrato que pelo seu mal proceder é odiado, malquisto e desprezado por todos.

Quanta responsabilidade assumem as mulheres ao receber no seu seio um novo habitante do mundo material!... Rogai a Jesus por elas, pois muito e muito necessitam da assistência Divina, porque meus amigos, se hoje comemorais às mães ainda encarnadas, multidão de mães desencarnada choram e lastimam a sua incúria em não terem sabida bem cumprir a sua missão.

As vaidades, os preconceitos sociais, o desejo de ter uma vida mais cômoda e com maior conforto, enfim, motivos diversos fizeram fracassar muitas, que hoje sofrem remorsos por terem empregado seu tempo em futilidade e não terem aproveitado a oportunidade de se elevarem e ajudarem a seus filhos a elevarem-se.

Minhas irmãs pensem bem; hoje como cristãs espiritas podeis compreender melhor a missão digna e santificante da mulher destinada a ser mãe, guia, amparo, consolo, arrimo e luz para os que lhes são confiados. Já sabeis o porquê da encarnação dos espíritos; que eles vêm resgatar crimes e conquistar virtudes e, portanto não deveis pensar apenas na alimentação, saúde, fortalecimento e agasalho do seu corpinho material, que é sangue do vosso sangue e carne da vossa carne, porem muito mais precisa da vossa assistência. O seu espírito que veio habitar do teu Eu, e cujo futuro feliz ou infeliz depende muito de vos, pelos conselhos, exemplos e ensinamentos com que o alimentarás na infância, incentivando as suas boas qualidades, e combatendo os seus defeitos, e para isso, o amor materno dosado com energia nos momentos precisos, e nunca a pretexto de amar aos vossos filhos. Deveis satisfazer as suas vontades que sejam prejudiciais à boa moral.

O conhecimento de Deus, da moral ensinada e exemplificada pelo Mestre Divino deve ser desde a infância, o alimento que as mães ministraram aos seus filhos, como alimentam o seu corpo com o leite materno. Crianças que foram alimentadas desde o berço com as noções evangélicas, bebidas dos lábios maternos, que tem uma mãe virtuosa, podem na mocidade serem desviados do caminho da honra e do dever pelas tentações da carne, más companhias e leviandades própria da idade, porém no momento oportuno, quando a dor os visitar, quando as experiências adquiridas com o correr do anos, e fizer refletir as sementes plantadas nos vossos corações geminarão seus pensamentos voltarão ao passado e os conselhos voltarão a lhes nortear a vida.

Festejais o Dia das Mães, mas aproveitai o dia para também ajudarem-se a formar os caracteres das novas mães, das mães verdadeiramente cristãs, que orientarão a humanidade de amanhã, para Jesus e com Jesus. Encerrando a vossa reunião de hoje, deveis orar pelas mães fracassadas, pelas que hoje sofrem por não terem sabido a sua missão de orientadoras dos homens na trajetória dolorosa da vida material.

Deus seja convosco e a Mãe Divina vos abençoe.

O Mensageiro.

Pedro Prudêncio de Morais
Enviado por Pedro Prudêncio de Morais em 11/05/2012
Código do texto: T3661518
Classificação de conteúdo: seguro