O DIA DA ÁRVORE
Em 24 de fevereiro de 1965, formalizou-se o dia 21 de setembro como o DIA DA ÁRVORE, marcando um ciclo novo para o meio ambiente. Nem todos sabem o significado de uma árvore. Ela é um ser vivo: nasce, cresce e morre, luta para sobreviver. O mais suficiente para respeitá-la é saber que uma árvore nunca nos prejudicará.
Outros grandes valores de uma árvore: protege a terra com a sombra e raízes; evapora água participando do “ciclo hidrológico” e mantendo o ar úmido. Muito importante é que produz o oxigênio, tão necessário aos animais e todos os seres vivos.
Além de fornecer produtos medicinais e industriais, oferece frutos muito necessários para a alimentação do homem. Portanto ela é essencial à nossa própria vida. Aquele que destrói uma árvore está destruindo uma fonte de vida no planeta.
Um estado grande de conscientização neste dia especial:
Se em cada ano, na passagem do Dia da Árvore fosse plantada uma muda, quer futura e frondosa espécie ou mesmo na figura viva de uma pequeno arbusto estaria completando o processo global de reflorestamento.
A natureza em si tem sentido muito a decadência do meio natural, que consequentemente os seres vivos, sobreviventes da interrelação, pouco tem recebido pela reciprocidade das espécies. Se um habitat depende do outro, ainda um além, começa a perecer nesse circuito de interdependência. É exatamente a infeliz destruição causada pelas mãos humanas: queimadas, desmatamentos, depredação em geral...
No Dia da Árvore é o momento para refletir, dar contribuição para o caminho da preservação das nossas matas. É o momento para uma mobilização, atingindo todas as classes, visando a necessidade de se plantar mais e mais árvores. Em retribuição, pouco mais tarde entregará sua preciosa sombra e alimento; o nosso ar se renovará em abundância e conservará o solo do nosso planeta.
SOS............ NESTE SETEMBRO PLANTE UMA ÁRVORE!
Texto:Prof.Roangas-Rodolfo Antonio de Gaspari-
Fonte;Artigos do Dia a Dia
Imagens:Google
⇔LEIA MAIS: Clicar no links abaixo:
⇔http://letrandoesoletrando.no.comunidades.net/index.php?pagina=1828342039
⇔http://letrandoesoletrando.no.comunidades.net/index.php?pagina=1828329694