Carta para o meu Pai-Pai.

De todos os abraços, o que eu sei que jamais esquecerei.

De todos os beijos, o que tem capacidade de curar todas as feridas.

De todos os olhares, o mais terno e doce e gentil que eu poderia imaginar.

De todos os sorrisos, o que ilumina minha alma.

De todos os homens, o mais amado.

Pai, você é o meu exemplo de vida a ser seguido. Quando crescer quero ser igual a você: ter esse coração grandão assim, sempre com espaço para mais um. Quero ter um abração de urso no qual meus filhos (seus futuros netos) vão se encaixar direitinho, tão bem quanto me encaixo entre seus braços, quando fico mais próxima ao seu coração.

É tão bom!!!

Às vezes acho que fico triste quando estou perto de você só pra sentir o seu abraço um pouco mais apertado. rsrs

Lembra que uma vez eu te contei que quando era criança ligava para o BB falando (inventando) pra você que estava com dor de ouvido só para que você fosse me buscar lá em casa para me levar ao hospital? Engraçado... Nunca imaginei que um dia fosse confessar isso a você, mas era porque aí, quando você chegava em casa depois daquele seu dia cansativo de trabalho, você sempre ia ao meu quarto e se demorava um pouco mais com a mão em minha testa.

E quantas vezes eu já estava acordada antes de você entrar no quarto para nos acordar? Era gostoso sentir sua mão em meu ombro (ou costas, ou barriga, ou perna... depende da posição louca na qual eu estivesse dormindo) me fazendo carinho para me acordar. "Bom dia, querida! Que Jesus te abençoe! Eu te amo!"

Era divino!!!

Até quando brigava comigo era bom... Mentira! Isso não era bom não. rs

Que mão pesada, pai! Cruzes!!!

E o que me irritava "Acredite, minha filha. Isso vai doer muito mais em mim do que em você."

Ai que antipatia!!!!

rsrss

Hoje eu entendo que você só fazia para o meu bem.

E lamento pelas surras das quais escapei.

Mentira. Lamento nada. rsrs

Vou corrigir a frase:

Hoje eu só lamento pelas broncas que não levei.

Ah! Agora sim eu posso dizer que lamento de verdade.

Decorar a tabuada foi fácil. Quer dizer, fácil não, né?! Cada erro era uma cutucada. Quando eu errava 7x9... 63 cutucadas. Que sofrimento! Pai, isso era quase uma tortura (acho que eu devia ter avisado ao pessoal dos Direitos Humanos na época. Com certeza eles me dariam apoio!). E se eu escapasse perto dos 40, a contagem voltava do começo:

_7x3?

_21.

_Certo. 7x2?

_Essa é fácil, pai. 14.

_Hmmm Muito bem! 7x9?

_É... É... Pera aí! Deixa eu pensar? É... 62?

_Vamos contar?

(e eu já começava a rir e você a me segurar)

E começavam as cutucadas:

_1, 2, 3...63.

...

_Quanto é 7x9?

E eu, entre risos e soluços:

_63, pai. 63.

_Hmmm Bom! Quanto é 7x8?

_ (risadas) Não sei. Não lembro. Vou fazer (7x9)-7...

Não dava tempo porque você já tinha iniciado nova contagem.

Também lamento pelas cutucadas que escapei. De verdade.

Não sei, de cabeça ou com facilidade, a tabuada do 8 e do 9. Que vergonha!!!

Pelo menos sei me virar para fazer essas contas quando preciso. rsrsrs

Obrigada por nunca ter feito todos os meus luxos!

Hoje não sou uma pessoa mimada e que não sabe se virar, uma pessoa que não valoriza o que tem.

Obrigada por ter sido tão chato com o português!

Sei que cometo muitos erros (acho que ando emburrecendo com o advento da tecnologia/facilidade/computador/internet), mas ainda sei escrever e sei ler (pelo menos eu acho que sei, né?!).

Obrigada por ter incentivado a leitura, quando assinava Turma da Mônica!

Sei que isso era só desculpa (Na verdade você assinava porque gostava das historinhas do Chico Bento e do Cebolinha.), mas a desculpa deu certo, não é?! Graças a isso eu e a Beta estamos sempre com um livro de baixo do braço.

Por falar na influência em nossos gostos, obrigada por nunca ter gostado de música ruim!!!

Obrigada por sempre ter nos ensinado a prestar atenção no que as músicas de fato dizem, na letra, na melodia, na harmonia!

Se hoje eu sou fã de Roupa Nova, Oswaldo Montenegro, Almir Sater e até (pode acreditar, mas não se gabe!) Tonico e Tinoco, é graças a você.

Como você sempre disse "Uns gostam dos olhos, outros da remela". Obrigada por ter me ensinado a encontrar a beleza nos olhos (remela? Eca! Que nojo!)!!!

Obrigada por ter me esperado acordado todas as vezes que saí! Por causa disso nunca consegui entrar nas pontinhas dos pés escondida. E quando pude fazer isso, já não tinha mais graça.

Obrigada por não ter me ensinado a pular o portão (isso quem me ensinou foi a vida, a necessidade, sabe?! rs)! Mas isso teria feito falta se eu não tivesse aprendido de outra forma, né?! rsrsrs

Você estava dormindo como um anjinho e eu não queria ter te acordado as 7h da madrugada. Desculpa?!

Foi até bom eu estar sem voz e não ter conseguido te gritar, né?! Como você diz "Isso não é hora de criança chegar em casa" (mas já que você não me viu chegar, então tudo bem, né?! rs).

Obrigada por ter me ensinado a ser honesta, sincera, gentil com as pessoas!

Obrigada por ter me ensinado a respeitar todo e qualquer ser vivo ("Tudo no mundo é vivo, inclusive as árvores, a natureza. A natureza é mais viva que muita gente. Respeite-a sempre!", você dizia.)!

Obrigada por ter me criado! Obrigada por me amar, mesmo eu sendo essa criatura falha e cheia de defeitos! Obrigada por me ensinar os valores que hoje eu tenho! Obrigada por me ensinar que o importante é competir e que você NÃO me mataria se eu perdesse!

Obrigada por ser tão compreensivo!

Obrigada por ter esse coração gigantesco que você tem e por amar aos meus amigos também.

Talvez você não saiba, mas eu vejo o carinho com o qual você olha para a Lívia, para a Karol, para a Gersica, para a Robertinha, para o Leo, o Caio, o Marquinhos, a Lory, a Deisi e tantos outros (todos, na verdade.)... Você os olha com o mesmo carinho com o qual olha para mim e para a minha irmã!

Obrigada por aceitá-los, por aceitar as minhas escolhas!

Por trás dessa sua aparência carrancuda e dessa voz que você engrossava ao atender o telefone (Quem quer falar com a Carol? E esse amigo não tem nome não?), sempre existiu esse paizão brincalhão que ria de como assustava aos meus amigos.

Obrigada por sempre ter sido esse crianção bobão que você é!!!

Tão crianção que até perde o jogo (eu te amo, tá?! Por favor, não brigue comigo quando ler essa carta?!)!! Um pai mega moderno!!!

Obrigada por você continuar me obedecendo! Vou até aproveitar a oportunidade e repetir uma antiga proibição que te fiz:

VOCÊ ESTÁ ABSOLUTA E TERMINANTEMENTE PROIBIDO DE MORRER!!!!

Obrigada por você existir pai!!!

Você é minha vida!

Te amo!