ELOGIO   DE  CIVIL  À GLORIOSA, HONROSA E CENTENÁRIA          POLÍCIA     MILITAR   DE   GOIÁS   –  PMGO,   
EXTENSIVO    A TODAS       AS   POLÍCIAS      MILITARES      
 DO      BRASIL, E
  EM  ESPECIAL  AO  “SOLDADO  PADRÃO”
Cat. “A”  DA PMGO,  
 “2º TENENTE  PM  R/R  DO 2º BPM (BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR E DE CAÇADORES "GAMA CERQUEIRA"
(O DOIS DE OURO) SEDIADO EM RIO VERDE-GO
DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS -  
JOÃO ALVES DE SOUSA QOPM - PMGO “O MILIOITO”

 
         Eu vejo em cada estrela que brilha na nossa Bandeira Nacional, o brilho e o valor de cada Soldado; que luta no dia a dia, nas trincheiras de cada esquina em defesa da nossa sociedade.
         Cada um no seu posto, com sua patente que designo de modo geral e com muito orgulho de “SOLDADO”; a zelar pela segurança dos nossos lares, das nossas vidas e dos nossos entes queridos; e que a nossa sociedade, muitas vezes, rudemente não sabe valorizar este homem. Batalhador que luta contra as adversidades de toda espécie; sejam pessoais, profissionais, e sob tantas outras pressões, muitas vezes recalcadas dentro de si, que chegam, não raro, aos limites do insuportável pelo ser humano.
         Esse valoroso profissional, que por força das circunstâncias e necessidade do serviço é alvo de críticas por grande parte da sociedade que na ignorância do que é ser “SOLDADO”, muitas vezes acaba por embrutecer parte deles; colocando-os na posição de inimigos; fazendo-os alvo de críticas, na ignorância do que se passa dentro de um ser humano que por força da necessidade do serviço, se vê diante do dever e da obrigação de se fazer cumprir a lei com rigor e firmeza; eu teço o meu sincero elogio!
         Eu disse em meu poema: ACRÓSTICO PARA O MEU TIO – 2º TENENTE PM JOÃO ALVES DE SOUSA que levantaria uma espada para defendê-lo ! Publicado no site do RECANTO DAS LETRAS.
         E estendo agora, esta espada, em defesa de todos estes valorosos profissionais que têm dado à vida pelas nossas vidas! Que sempre lutaram por nós, pela nossa defesa; muitas vezes no anonimato e a bem do serviço e pelo bem de todos, deixam, como muitos já deixaram eternamente, seus lares, suas famílias e sua própria realização pessoal...
         Profissionais, nem sempre, justamente valorizados!
         E digo mais, se hoje, teço este elogio à Corporação da Polícia Militar do meu país e em especial à Gloriosa, Honrosa e Centenária Polícia Militar de Goiás – PMGO é porque meu tio,assim como poderia ser o tio,o pai, o filho, o irmão,  enfim, o próximo de cada um...
         Se eu levanto esta espada em defesa desses valorosos profissionais, é porque vi este extraordinário “SOLDADO”, o 2º Tenente PM R/R JOÃO ALVES DE SOUSA “ O MILIOITO”, lutar durante toda sua vida, desde o seu ingresso na Corporação da Polícia Militar de Goiás até os dias de hoje,quando se encontra na Reserva Remunerada; em favor do próximo, seja ele quem for,do mais dotado de alto gabarito na sociedade como ao mais pobre,  humilde e marginalizado.
         Eu, sua sobrinha, uma simples aposentada pelo INSS/CEF/FUNCEF, mas antes de tudo uma cidadã que fui tantas vezes agraciada com seus feitos, não poderia me omitir de falar em nome de tantas e tantas pessoas que foram salvas de suas misérias materiais, morais e de toda sorte de infortúnios.
         Esse “SOLDADO PADRÃO” da Polícia Militar de Goiás, tantas vezes injustiçado e incompreendido, ensinou-me, acima de tudo a fazer valer a lei e a justiça; a lutar pelos interesses do próximo; a compreender as fraquezas humanas; enfim, ensinou-me que “QUANTO MAIS DIFÍCIL É A LUTA NA VIDA E PELA VIDA, TANTO MAIS O HOMEM É CONDECORADO COM SEU PRÓPRIO VALOR!”
         Valor este que brilha em seu peito, num coração que pulsa pelo bem do outro e que opaca o brilho de qualquer Medalha de ouro que pudesse abrilhantar uma farda!
Pois que estas, no meu entendimento, são condecorações inventadas pelos homens para condecorar os próprios homens, o que no campo terreno não deixa de ter o seu valor, mas que “A VERDADEIRA CONDECORAÇÃO NOS É DADA, A CADA UM,  SOLDADOS QUE SOMOS NO DIA A DIA TAMBÉM, CONFORME O SEU MERECIMENTO PELO DO GRANDE CRIADOR E ARQUITETO DO UNIVERSO:      (DEUS) !!!
                                   (REPUBLICAÇÃO)
    Goiânia - GO,   10 de setembro de 2010.

 
SIRLEY VIEIRA ALVES
Economiária Aposentada
INSS/CEF/FUNCEF
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
“POETISA”
 
e-mail: sirley.v.alves@hotmail.com
http://www.recantodasletras.com.br/autores/sirleyalves
 
 
 
2º TENENTE PM R/R   JOÃO ALVES DE SOUSA - QOPM   -   PMGO
 “SOLDADO PADRÃO” -   CAT “A” - 2º BPM   –   BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR E DE
CAÇADORES “GAMA CERQUEIRA” “O DOIS DE OURO”, SEDIADO EM RIO VERDE-GO
DA    GLORIOSA,   HONROSA    E   CENTENÁRIA   POLÍCIA   MILITAR    DE   GOIÁS - PMGO
“O MILIOITO”
 
email:tenentepmsousa_milioito@hotmail.com
http://www.recantodasletras.com.br/autores/milioito
 
Publicado no site RECANTO DAS LETRAS
 
“A esmagadora e triunfante Revolução de 31 de março de 1964 consolidou a Democracia no Brasil!”