O SORRISO DO MAR
QUANDO LEIO ALGO SOBRE O MAR ME SINTO O PRÓPRIO MAR COMO ADORO O MAR, COMO O MAR ME FAZ BEM, A BELEZA DA BORRASCA, AS JANGADAS, OS BARCOS, AS LANCHAS, OS VELEIROS, OS REBOCADORES, OS NAVIOS, EU SINTO O MAR, EU SOU O MAR, EU VIVO O MAR, EU PRESERVO O MAR, EU TOCO NA ÁGUA DO MAR, EU SEI POUCO SOBRE O MAR, MAS SEI QUE É MAR, UMA IMENSIDÃO DE ÁGUA QUE ME ENCANTA, SEJA DAQUI DA PLATAFORMA MARÍTIMA LOCAL DA MINHA LABUTA, SEJA VOANDO OLHANDO LÁ DE CIMA A 32 MIL PÉS DE ALTITUDE, SEJA NO MAR MORTO EU LAMBUZADO COM A LAMA NEGRA DO MESMO MAR, E A MÚSICA DIZ "E QUANDO VEJO O MAR", TAMBÉM EM OUTRA MÚSICA "TODO AZUL DO MAR", SALVO ENGANO, DORIVAL CAYMI E O MAIOR CANTOR DAS BELEZAS INFINITAS DO MAR, EU APENAS SEI QUE QUANDO ESTOU NO MAR SEJA A TRABALHO, SEJA EM CIMA DE UMA JANGADA À PASSEAR NAS ÁGUAS MACIAS DA PRAIA DE CUMBUCO EM FORTALEZA, SEJA NO REBOCADOR QUE OPERA SOBRE MÁQUINA E LÁ ESTOU EU A LABUTAR NOS IDOS DOS ANOS 80, SEJA NO NAVIO QUE AGORA APORTADO NA BAIA EM BELÉM DO PARÁ VIROU RESTAURANTE, SEJA VISITANDO AS NAUS EXPOSTAS NO MUSEU DO MAR EM SÃO FRANCISCO DO SUL/SC, SEJA PERCORRENDO AS 14 ILHAS DESDE JOINVILLE A SÃO FRANCISCO DO SUL/SC, NO BARCO PRÍNCIPE III, O MAR ESTAR IMPONENTE SEMPRE, O MAR DO NAVEGADOR SOLITÁRIO AMIR KLINK, O MAR DE TANTOS NAVEGADORES QUE FIZERAM SUA HISTÓRIA DE NAVEGAÇÃO, O MAR DE JACQUES COUSTEAU, O DOCE [...] MAR EM QUE VOCÊ MENCIONA COM UMA SUTILEZA RESERVADO À POUCOS, O MAR DO MEU AMAR, E O MAR DO MEU AMOR QUE NAVEGA NO BARCO A VELA, O MAR DA RUA DA MINHA INFÂNCIA PRESENTE, UM MAR DE LAMA QUE ESTAR PORVIR, UM MAR NA ALMA SILENCIOSA, QUANTA VIDA ALI E VEM DE LÁ O PESCADO, E VEM DE LÁ A RIQUEZA DO PETRÓLEO, E VEM DE LÁ O OXIGÊNIO, E AMAR O MAR É O QUE DEVEMOS SEMPRE FAZER E O MAR ESTAR À SORRIR.
QUANDO LEIO ALGO SOBRE O MAR ME SINTO O PRÓPRIO MAR COMO ADORO O MAR, COMO O MAR ME FAZ BEM, A BELEZA DA BORRASCA, AS JANGADAS, OS BARCOS, AS LANCHAS, OS VELEIROS, OS REBOCADORES, OS NAVIOS, EU SINTO O MAR, EU SOU O MAR, EU VIVO O MAR, EU PRESERVO O MAR, EU TOCO NA ÁGUA DO MAR, EU SEI POUCO SOBRE O MAR, MAS SEI QUE É MAR, UMA IMENSIDÃO DE ÁGUA QUE ME ENCANTA, SEJA DAQUI DA PLATAFORMA MARÍTIMA LOCAL DA MINHA LABUTA, SEJA VOANDO OLHANDO LÁ DE CIMA A 32 MIL PÉS DE ALTITUDE, SEJA NO MAR MORTO EU LAMBUZADO COM A LAMA NEGRA DO MESMO MAR, E A MÚSICA DIZ "E QUANDO VEJO O MAR", TAMBÉM EM OUTRA MÚSICA "TODO AZUL DO MAR", SALVO ENGANO, DORIVAL CAYMI E O MAIOR CANTOR DAS BELEZAS INFINITAS DO MAR, EU APENAS SEI QUE QUANDO ESTOU NO MAR SEJA A TRABALHO, SEJA EM CIMA DE UMA JANGADA À PASSEAR NAS ÁGUAS MACIAS DA PRAIA DE CUMBUCO EM FORTALEZA, SEJA NO REBOCADOR QUE OPERA SOBRE MÁQUINA E LÁ ESTOU EU A LABUTAR NOS IDOS DOS ANOS 80, SEJA NO NAVIO QUE AGORA APORTADO NA BAIA EM BELÉM DO PARÁ VIROU RESTAURANTE, SEJA VISITANDO AS NAUS EXPOSTAS NO MUSEU DO MAR EM SÃO FRANCISCO DO SUL/SC, SEJA PERCORRENDO AS 14 ILHAS DESDE JOINVILLE A SÃO FRANCISCO DO SUL/SC, NO BARCO PRÍNCIPE III, O MAR ESTAR IMPONENTE SEMPRE, O MAR DO NAVEGADOR SOLITÁRIO AMIR KLINK, O MAR DE TANTOS NAVEGADORES QUE FIZERAM SUA HISTÓRIA DE NAVEGAÇÃO, O MAR DE JACQUES COUSTEAU, O DOCE [...] MAR EM QUE VOCÊ MENCIONA COM UMA SUTILEZA RESERVADO À POUCOS, O MAR DO MEU AMAR, E O MAR DO MEU AMOR QUE NAVEGA NO BARCO A VELA, O MAR DA RUA DA MINHA INFÂNCIA PRESENTE, UM MAR DE LAMA QUE ESTAR PORVIR, UM MAR NA ALMA SILENCIOSA, QUANTA VIDA ALI E VEM DE LÁ O PESCADO, E VEM DE LÁ A RIQUEZA DO PETRÓLEO, E VEM DE LÁ O OXIGÊNIO, E AMAR O MAR É O QUE DEVEMOS SEMPRE FAZER E O MAR ESTAR À SORRIR.