Coisas Corriqueiras
Coisas corriqueiras
Ceará: refiro-me aqui ao estado e não ao verbo, cearei, cearás, ceará, cearemos, ceareis e cearão. Voltemos então ao Ceará (estado), Ceará é uma terra de gente bem humorada, gente que faz humor com muita naturalidade. Eu tenho uma amiga que é cearense e se chama Luíza, tínhamos certa intimidade de amizade, já que morávamos no mesmo prédio. Depois mudamos de bairro e nos distanciamos um pouco. Eu brincava muito com ela, por ser ela uma mulher forte, eu a chamava de dona redonda. É claro que ela ficava doidona comigo, mas sempre aceitava a brincadeira numa boa, como a gente sempre falava de coisas corriqueiras, certo dia eu perguntei-lhe; Luíza, sonhar com cocos, qual é o bicho que dará no jogo? É claro que eu havia sonhado com cocos naquela noite que antecedia ao dia, eu havia sonhado estar a dormir embaixo de um coqueiro e repentinamente começaram a cair cocos em minha volta, quase a acertar-me a cabeça e sem pestanejar a Luíza respondeu-me; dará galo na cabeça, (na cabeça; quer dizer primeiro prêmio) então eu perguntei-lhe, mas o que é que tem a ver o galo com os cocos? Ela rapidamente respondeu-me, coco é quengo, quengo é mulher da rua, (prostituta) mulher da rua é galinha, (galinha/galo) aí o tem; galo no primeiro prêmio do jogo do bicho. Podes jogar que é dinheiro certo. Todavia: como eu nunca gostei de jogar no bicho, uma vez que é necessário investir muito para ganhar pouco, logo, perde-se muito. É óbvio que eu não joguei, mas a curiosidade foi mais forte, o que me fez ir à busca do resultado do jogo naquele dia e o prognóstico dela estava certíssimo, pois não só no primeiro prêmio do jogo deu galo, mas também no segundo e no terceiro.
Essa é uma homenagem a minha amiga Maria Luíza Pinheiro.
De: Raimundo Chaves - 19 de fevereiro de 2010