Começa a Semana Aluísio de Almeida

HISTÓRIA - [ 03/11 ]

Redação Cruzeiro do Sul - Notícia publicada na edição de 03/11/2009 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 3 do caderno B.

Começa hoje e prossegue até domingo, a Semana Aluísio de Almeida, em homenagem ao monsenhor Luiz Castanho de Almeida, considerado uma das principais referências para historiadores do país.

A programação terá diversas atividades gratuitas para celebrar a vida e obra do homenageado, com exposição, palestras e missa. A abertura oficial acontecerá hoje, às 14h, no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. Na ocasião, o presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), professor Adílson Cézar, falará sobre “Aluísio de Almeida e a História de Sorocaba”.

Além de 24 livros editados, Aluísio de Almeida escreveu para diversas revistas e jornais, entre eles O Estado de S. Paulo e Cruzeiro do Sul. O historiador morreu em 1981. Sua residência foi transformada na Casa de Aluísio de Almeida (centro cultural e sede do IHGGS), com valioso acervo composto por obras e manuscritos ainda inéditos. A promoção da semana é da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o IHGGS.

Exposição

Até domingo também, das 9h às 17h, os sorocabanos poderão conferir uma exposição de fotos na Casa Aluísio de Almeida. O material da mostra, que faz parte do acervo do IHGGS, foi elaborado e trabalhado pelos alunos do curso de comunicação visual do Colégio Politécnico de Sorocaba - Jornal Cruzeiro do Sul - FUA, sob orientação e coordenação do professor Marcos Eduardo Fasiaben. A entrada é franca.

Confira abaixo a programação completa:

HOJE: Abertura e palestra “Aluísio de Almeida e a História de Sorocaba”, com o professor Adílson Cézar. No Auditório da Biblioteca Municipal, 14h. Entrada gratuita.

AMANHÃ: Posse como sócia efetiva da primeira-dama Denise Lippi, fazendo elogio a sua patrona Ana Paula Eleutério. Na Casa de Aluísio de Almeida, 19h30. Entrada gratuita.

QUINTA-FEIRA: dia da cultura, de Ruy Barbosa; reunião da Delegacia da Academia de História Militar Terrestre do Brasil “Aluísio de Almeida” em Sorocaba e Região; posse do novo Delegado de Honra, Tenente Coronel Gilmar Antonio de Lima Ribeiro, posse do associado Coronel Francisco Pedro Azambuja Vieira, fazendo a saudação do seu patrono Bento Manoel Ribeiro e lançamento da plaqueta do Coronel Carlos Sérgio da Câmara Saú, sobre o Marechal Waldemar Levy Cardoso. Na 14ª Circunscrição do Serviço Militar, 19h30. Entrada gratuita.

SEXTA-FEIRA:

manhã - homenagens ao Monsenhor Luiz Castanho de Almeida; palavras de recordação pelo professor Adilson Cézar, presidente do IHGGS; aposição de coroa de flores, oração e bênção pelo padre Tadeu Rocha Moraes, pároco da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba. No Cemitério da Saudade, quadra 15, chapa 9820, 9h. Entrada gratuita.

tarde - missa “in memorian” de Monsenhor Luiz Castanho da Almeida (Aluísio de Almeida) e do Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, presidida pelo bispo emérito de Araçatuba, Dom José Carlos Castanho de Almeida. Na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba, 18h15. Entrada gratuita.

noite - Cerimônia de Investidura com a outorga da Medalha Cultural “Aluísio de Almeida”, oficializada pelo Governo do Estado de São Paulo e outras condecorações. Participação especial dos lanceiros do Regimento Nove de Julho e apresentação dos músicos da Fundec. Na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba, 19h30. Entrada gratuita. Jantar “Caldeirada do Leste” e Show com Banda Silvestrini, promovido pelo Rotary Club Sorocaba e IHGGS. Na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), 20h30. R$ 70,00. Informações pelos telefones (15) 9121-6338, 7835-3294 e 3231.1669.

DOMINGO - Posse como sócio efetivo de Mário Cândido de Oliveira Gomes, fazendo o elogio ao seu patrono José Aleixo Irmão. Na Casa de Aluísio de Almeida, 10h. Entrada gratuita.

SERVIÇO:

14ª Circunscrição do Serviço Militar - Avenida Senador Roberto Simonsen, 150, Santa Rosália.

Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” - Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, Alto da Boa Vista.

Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba - Praça Coronel Fernando Prestes, Centro.

Casa de Aluísio de Almeida - Rua Ruy Barbosa, 84, Vila Hortênsia. Telefone (15) 3231-1669.

Cemitério da Saudade - Praça Pedro de Toledo, Vila Carvalho.

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 03/11/2009
Código do texto: T1902590