Adeus, Aníbal Beça
Prezados amigos,
Recebi mensagens comunicando-me o falecimento do escritor, músico e homem público etc Aníbal Beça, de Manaus/AM, onde foi Secretário de Cultura da Prefeitura. Pude constatar que, infelizmente, é verdade. Do http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=91111, de 25 de agosto de 2009, Fonte: Raphael Cortezão - Do Portal Amazônia, onde há mais dados copiei o trecho em aspas:
“ “MANAUS - Morreu na manhã de hoje (25), vítima de complicações renais e infecção generalizada decorrentes do diabetes, o poeta, compositor, teatrólogo e jornalista amazonense Anibal Beça, de 62 anos.
De acordo com o filho do escritor, Ricardo Antonio Turenko Beça, que também é médico e acompanhou o pai na luta contra o diabetes, Aníbal foi internado por conta de complicações renais, que culminaram em uma infecção generalizada. "Todos os procedimentos médicos foram realizados, mas infelizmente ele não resistiu", disse." “
Grande incentivador das letras não só de lá, mas de quem passasse em seu caminho. Meus primeiros haicais foram publicados em seu site, a seu convite e confiança em meu trabalho. Pelo que sou-lhe grata sempiternamente.
Grande perda para nós, ganha a eternidade.
Este é o último poema que recebi dele.
HADES
Aníbal Beça ©
Banhado pelas águas que carrego
sou fluvial nos olhos da viagem
e procuro no longe por estrelas
arqueiro armado em arco de distâncias.
A flecha escorre morna pelas veias
e vai no seu incêndio de braseiro
flambar longínquas franjas noutra aldeia
nas chamas de um destino aventureiro.
Esse fogo alimenta e inflama fêmeas
meus Astros de pulsão na via térrea
serenando barulhos nos sussurros.
Nesse banquete serve-se o silêncio
comido por dois pombos sem arrulhos
apenas o aroma como cúmplice.
Fica este pequeno preito de admiração ao poeta que cantava o Amazonas, não só por ser terra rica e bela, mas por ser o seu chão.
saúde e paz
Angela Togeiro
http://angelatogeiro.googlepages.com/home
http://flagrantesdovivercronicas.blogspot.com/