MONTEIRO LOBATO

Sobre esse genial autor, devo comentar, que o mesmo teve grande influência na construção da minha personalidade, ainda incipiente,nos meus sete anos de idade, quando estava iniciando meus estudos...

Tive a grata oportunidade de acessar uma leitura adequada à minha idade, através de um presente, ofertado por um senhor, amigo do meu pai, que frequentava a minha casa na infância... O livro intitulava-se:

HISTÓRIA DAS INVENÇÕES, do referido autor. O mais importante para a minha compreensão, diante do honrado presente, e que jamais esqueci, foi a dedicatória: "À boa menina Helenice, para o bom saber"... Lia e relia essa dedicatória...

Bem, naquela época não era hábito presentear as crianças com livros, pelo menos com referência às crianças do nosso relacionamento. Sou eternamente grata à pessoa que teve a feliz ideia de me presentear com um livro de Monteiro Lobato, uma obra cuja edição apresentava as ilustrações em preto e branco, retratando, no início, os homens das cavernas, que inventavam e utilizavam utensílios e instrumentos rudimentares, para uso no seu dia a dia.

Assim sobreviviam em tão inóspito ambiente, mas aprimorando

gradativamente as suas invenções...

Aquelas imagens incrustaram-se em minha psiquê até longa data, legando-me princípios, embasados nos quais, também criei uma série de fatos, que me proporcionaram grandes satisfações íntimas...

A MONTEIRO LOBATO, autor do primeiro livro que li em minha vida, O MEU TRIBUTO !

********

Helenice Rodrigues
Enviado por Helenice Rodrigues em 18/04/2009
Reeditado em 18/04/2009
Código do texto: T1545860
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.