PAPAI
PAPAI...
Meu pai é dessas pessoas que quando tu olha fica meio com receio, tem um ar de bravo, voz grossa, curto e direto nas palavras, de pouco riso.
Foi uma menino travesso, aprontou muito, largou os estudos ainda no primário porque cansou do Colégio de Padres, ele era espoleta demais...risos, ah detalhe, ainda levou o irmão junto.
Seresteiro quando jovem, muito namorador, namorava minha mãe e mas cinco (pasmem meninas, palavras dela).
Muito trabalhador, nunca fez corpo mole, pro inverno, pra serviço ou pra doença, aliás ele odeia ir ao médico. Sempre tem uma receitinha que cura tudo...Alias ele fazia um Alcool com arruda e mais umas coisas que eu nao lembro, que ate hj nao sei pra que servem mas que curava qualquer coisa curava, fui vitima dele...risos
Muito festeiro, papai nunca dexou de lado seu dom pelo violão, toca muitas musicas atuais (regravações é claro de sua época). Adora dançar, sempre dançamos no quintal de casa, e nem precisava ter festa. Ou mesmo na sala, uma hora minha mãe e outra hora eu, adoro dançar com meu pai.
Adorava familia reunida, muvuca de gente em casa, mas a mamãe odiava, dizia que o papai era bobo...risos
Quando eu era bem pequena papai me ensinava dançar em cima do pé dele. Me pegava pelas mãos, e falava: Vai Catita, pisa no pé do papai. Tenho orgulho sim de ter sido a bonequinha do papai.
Meus pais tiveram 3 filhos, eu fui a primeira, depois vieram Fabio, que faleceu aos 3 meses, de pneumonia, logo em seguida veio Catia, que faleceu aos 5 meses de meningite. Mas ainda assim nunca fui mimada, muito pelo contrário, mamãe sempre foi enérgica.
Papai? Ele me deu dois tapas na vida, uma com uns 5 anos de idade, e outro com 12 anos, e por merecimento. Papai nunca adimitiu falta de respeito de espécie nenhuma, um Ahh, pra ele era abuso, dar de ombros, era morte...na certa.
Nunca me dirigi a eles como senhor e senhora, sempre você. Mas o respeito que tenho por eles, e sempre tive é imenso.
Papai me ensinou a soltar pipa, a assoviar com os dois dedos na boca, a dirigir, a tomar cerveja, a gostar da natureza, a respeitar tudo e todos, a ter fé em deus, e a ser forte.
Ah me ensinou a fazer puçá pra pegar caranguejo, a fazer doce de mamao verde, a comer caldo de mocoto, rabada com polenta, jaca mole.
A ter respeito pelo mar, e reverencia-lo ao entrar nas suas aguas, posto que 'e uma forca natural intensa.
Sempre me incentivou muito a estudar, alias acho que so nao estudei durante 7/8 anos da minha vida...
Papai me emocionou ao chorar horas antes do meu casamento, dizendo em pleno salao de festa, que ainda podia desistir se eu quisesse.
Ao receber a noticia que seria Vovo e parou de fumar, ao ser o Avo-Pai mais coruja que eu conheco, porque pras minhas filhas ele exerce os dois papeis ainda que elas tenham um pai presente.
Meu pai, 'e meu grande amor, um homem lindo de 60 anos, que usa camiseta, bermudao e tenis, mas tudo combinando, saradao, pique de menino
Papai e meus mestre nessa vida, nao sei o que fomos em edicoes anteriores, se elas existem. De qalquer forma aprendi que os filhos escolhem os pais antes de nascer.
Eu agradeco todos os dias pela vida do papai, esse grande homem da minha vida, esse homem que me ensinou e me ensina todo dia, ainda que alguns kilometros de distancia de mim.
Papai, te amo muito, e quero ser sua filha sempre, em qualquer plano da vida.