EPITÁFIO – (1) – Flagrante de litro? Não, flagrante delito

Transcreve-se de um dos jornais mais cruciais deste magno país, uma notícia do dia 15/04/2014, a propósito de um qualquer secretário da Unita do qual o nome a memória já não me lembra.

“ (…) Secretário do Ambiente da Unita em flagrante de litro”.

A expressão “ flagrante de litro” é uma dedicatória escrita por Fernando Pessoa no verso de uma fotografia que ele ofereceu à namorada, Ofélia Queirós. “ Em flagrante de litro ou “Uma Segunda História de Amor”, no blogue O meu Pessoa, o próprio poeta aparece a beber álcool, no ambiente da casa Abel Pereira da Fonseca, situação não propriamente prestigiante, que inspira um trocadilho entre jocoso e irónico com uma expressão mais convencional, «flagrante delito», termo jurídico que significa facto punível que é descoberto no próprio momento em que é cometido. Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

O substantivo “delito” é muitas vezes usado de forma deturpada como “delitro”, forma que não tem respaldo gramatical. É inconcebível como uma “brincadeirinha” do renomado poeta Fernando Pessoa, pudesse ter tamanha repercussão, ainda mais no Jornal de Angola, cujas pessoas completivas são de alta escolaridade e que, deveras, entendem bem essas coisas de língua e de gramática.

Emanuel da Gama
Enviado por Emanuel da Gama em 06/11/2018
Código do texto: T6495690
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.