Um dos que
A frase que reproduzo abaixo é de jornalista de uma de nossas rádios, com erro palmar de concordância. Reflexo de que não têm a mínima noção da estrutura da língua. Mas estão a escrever em jornais. Ei-lo:
Bié é uma das "província" do país que menos atrai turistas
Como confiar numa rádio que, ao usar a língua, só coloca os pés pelas mãos? Que tipo de jornalismo é esse que não conhece regras elementares da nossa língua? Em que escola se formaram esses jornalistas, que não aprenderam sequer a simples concordância, UM DOS QUE? Pensem e depois me respondam.
Mas, existem muitos outros erros, até demais para meu desagrado, não os citarei todos, pois sei, que se o fizesse, não mais acabaria este texto.
Eu tenho um sonho (parodiando um líder negro americano): nunca mais ter de escrever nada neste sítio (por já não me darem chance os jornalistas)…
Há erros que estão tipificados, que estão listados em qualquer prontuário, que são apontados vezes sem conta pelos professores do ensino básico, que são sublinhados a vermelho pelos correctores ortográficos do computador, que são, inclusivamente, usados para humilhar Fulano ou Sicrano — e, no entanto, pululam nos textos dos jornais(1).
_____________
(1)Ana Sousa Martins