Mais ou mas?

Muita gente sente dificuldade na hora de escrever um texto onde aparece uma dessas duas palavras - mas ou mais - para escolher qual das duas opções usar. Ambas as palavras estão corretas mas, há uma diferença grande entre seus significados. Consequentemente, também há diversidade entre seus empregos.

MAS é uma conjunção adversativa. O que significa isso?
Conjunção é um tipo de palavra que une, liga, duas orações. A conjunção mas, é empregada, quando entre as duas frases, há uma oposição. Como na frase acima - " "Ambas as palavras estão corretas mas, há uma diferença grande entre seus significados." 
Note que há uma contrariedade à primeira frase no conteúdo da segunda.  Há uma diferença entre seus significados, embora ambas as palavras estejam corretas.
Quando a palavra a ser escolhida entre "mas e mais" é a primeira, em geral ela pode ser substituída sem alterar o sentido da frase por porém, todavia ou contudo.
Observe: 
Ambas as palavras estão corretas porém, há uma diferença grande entre seus significados. Ou,
Ambas as palavras estão corretas todavia, há uma diferença grande entre seus significados. Ou 
Ambas as palavras estão corretas contudo, há uma diferença grande entre seus significados.
Todas as frases têm o mesmo sentido, o mesmo significado.

***

Já quando se trata da palavra MAIS, que em geral é um advérbio de intensidade, se você substituir a palavra por uma daquelas - porém, todavia ou contudo - a frase ficará completamente sem sentido.
Senão vejamos: Maria era a menina mais bonita da turma.
- Maria era a menina porém bonita da turma.
- Maria era a menina todavia bonita da turma.
- Maria era a menina contudo bonita da turma.
A frase fica completamente sem sentido não é mesmo?

Mais, indica intensidade, quantidade. Embora possam haver outros empregos para a palavra MAIS, em todos eles, ela sempre indica quantidade.
Ex. - Três mais dois é igual a cinco. Ou, 'Este quadro é o mais bonito de todos. 
Na primeira frase, mais é uima preposição e na outra um substantivo. Em geral, porém, mais é um advérbio de intensidade. Ao contrário de MAIS que sempre indica quantidade, MAS,  está associada a oposição.

 
Alberto Valença Lima
Enviado por Alberto Valença Lima em 10/03/2014
Reeditado em 10/03/2014
Código do texto: T4722625
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.