Pronúnica da palavra CHANCELER

Algumas pessoas têm vícios de linguagem dos mais diversos que, aos poucos, irei aqui tentar corrigir. Um deles é a pronúncia da palavra Chanceler.

A palavra é oriunda do latim - "cancellarius" que significa cancela, aquele que separa o público de um Tribunal de Justiça. Nos países da América do Sul, Chanceler é o título dado ao Ministro das Relações Exteriores. Em alguns países europeus, este cargo é administrativo, podendo ter funções também diplomáticas ou de executivo federal, dependendo do país.

A palavra Chanceler é oxítona, isto é, sua sílaba tônica recai na última sílaba que é LER. Algumas pessoas, distraídamente, pronunciam "Chânceler", como proparoxítona. Caso esta palavra fosse proparoxítona, deveria ter o acento circunflexo no A que coloquei para poder mostrar onde fora colocada a silaba tônica.

Esta é uma regra de acentuação que nunca esqueci pois NÃO TEM EXCEÇÃO. Todas as palavras proparoxítonas, isto é, que têm acento na antepenúltima sílaba, são acentuadas.

Ora, Chanceler não tem acento, então, ou a sílaba seria no CE, ou no LER. Chancéler não pode ser pois, se a sílaba tônica fosse no CE, a palavra também seria acentuada (paroxítona terminada em R, como é o caso de catéter ou éter, ou açúcar, por exemplo). Sobra então a última opção. A sílaba tônica de Chanceler é a última, isto é, a sílaba tônica é LER.

Então, vamos falar corretamente. Em vez de dizer CHÂNceler, vamos falar ChanceLER.

Alberto Valença Lima
Enviado por Alberto Valença Lima em 02/03/2014
Código do texto: T4712419
Classificação de conteúdo: seguro