TV em cores e TV a cores
Sobre este assunto solicitei a opinião de três estudiosos do idioma:
Em cores – Em horas, a agressividade dos atuais meios sônicos de comunicação transformam erros de linguagem em padrões de vernaculidade. Não preparados para cirandar vocábulos e expressões, locutores de rádio e de televisão os passam para os ouvintes como os vêem num precipitado comunicado escrito e dão ao erro foros de uso, de popularidade, de acerto. As carradas, como a doença, o erro aparece e se alastra, mas não sai como as doenças, às polegadas: fica. Não há escolas em quantidade capaz de erradicar erros do idioma plantados por tais meios de comunicação verbal; só as mesmas estações emissoras e os mesmos locutores poderão corrigi-los, mas como inteirarem-se eles do engano?
"Televisão a cores" faz parte da ganga impura que não encontrou bateia nem garimpeiro que a separassem da pedra rutilante. Coberta da lama da leviandade, dos cascalhos da precipitação, dos estorvos da pressa, da tapa da inconsciência, a expressão aí está, usada e já surrada nas notícias, nos anúncios, no linguajar comum... mas é impureza.
Em nosso idioma, a comunicação não é feita nem a branco nem a preto nem a branco e preto, nem a determinada nem a diversas cores, mas em branco e preto, em cores (...)
Napoleão Mendes de Almeida
Respeito a opinião de Napoleão Mendes de Almeida, que conheci pessoalmente aqui em Portugal, e que é autor duma boa «Gramática Metódica da Língua Portuguesa» (onde faz o favor de me citar mais do que mereço), mas não a sigo, apenas porque ninguém diz assim em Portugal. Aqui só se ouve a preto e branco e a cores, quer se trate de televisão ou não. Cada terra com seu uso... No Brasil preferem com em, e assim a língua comum fica mais rica, mais variada. Não podemos, nem devemos, ser tão rígidos.
F.V.P. da Fonseca
Sobre a resposta dada a uma consulente brasileira, permito-me discordar, apresentando as seguintes razões: A preposição correta, no caso, deve ser «em» (TV em cores), pois é a preposição adequada quando se trata de indicar cor.
Assim, dizemos: TV em preto e branco, foto em branco e preto, voto em branco, Um Estudo em Vermelho (nome de livro). Note que não dizemos "TV a preto e branco". Então, por analogia...
Fernando Bueno