DESTRATAR/ DISTRATAR
Não confundamos! Muito cuidado!
DESTRATAR significa “tratar mal; desrespeitar, insultar”. Ex.:
“Foi demitido porque destratou os clientes.” (Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, elaborado pela Academia Brasileira de Letras)
DISTRATAR significa “desfazer, anular um trato, um contrato, um acordo”. Ex.:
Você vai distratar?
DISTRATO – Ato ou efeito de distratar; anulação de contrato. Ex.:
“O distrato do funcionário foi assinado pela administração.” (Domingos Paschoal Cegalla)
DISTRATO é, ainda, forma do verbo DISTRATAR. Ex.:
Eu distrato.
Portanto, devemos ter muito cuidado! Há muitas pessoas que confundem DESTRATAR com DISTRATAR. Muitas vezes, ouvimos a pronúncia “distratar” quando, na verdade, a pessoa quer dizer “destratar”. As duas formas existem, mas devem ser diferenciadas.
A PROPÓSITO:
Muitas pessoas pronunciam “dizesseis”, “dizessete”, “dizoito” e “dizenove”. Muitos jornalistas fazem isso, infelizmente! Essa pronúncia é péssima. A escrita é “dezesseis”, “dezessete”, “dezoito” e “dezenove”. É bom pronunciarmos “dezesseis” (dê), “dezessete” (dê), “dezoito” (dê) e “dezenove” (dê). Por que o “di” nessa pronúncia? Não há nada que justifique isso!
Ninguém pronuncia “dis” no lugar de “dez”. Ninguém pronuncia “dizembro” no lugar de “dezembro”. “Pronunciamos o “dé”, em “dezembro”. Portanto, o “dê”, em “dezesseis”, “dezessete”, “dezoito” e “dezenove”, meu amigo, deve ser pronunciado, e não o “di”.
É devido à negligência de muitos jornalistas e demais pessoas, na hora da pronúncia, que muitos escrevem uma coisa pensando que estão escrevendo outra.
Defendamos a nossa língua portuguesa!
Um abraço!