REGRAS FÁCEIS PARA ESCOLHER A PALAVRA CERTA
OUVIR/ESCUTAR. __VER/OLHAR. __ NÃO VER NADA.
Do Sr. B. C.:
1.º __«Alguém já disse, certa vez: __«Não o estou a “ouvir”. Fale mais alto, se faz favor?» Acertou?» __
OUVIR é o que os ouvidos foram naturalmente concebidos para fazer. Se não tiver problemas de audição OUVE as coisas automaticamente. Mas ESCUTAR implica um esforço consciente àquilo que se OUVE. Quando uma pessoa não presta atenção a um discurso aborrecido, os seus ouvidos continuam a funcionar, mas a pessoa não está a ESCUTAR.
Só mais uma coisa: use a palavra OUVIR para se referir à rece[p]ção de notícias ou informação e à assistência a eventos como concertos ou conferencias. Dir-se-á, pois:
__Ouviste aquilo que aconteceu?
__Ouviu na rádio?
__Alguma vez ouviste Luiz Antonio Sacconi a palestrar ao vivo?
*
2.º __«Ver ou olhar?»__
Como OUVIR, ver é uma função natural do corpo humano, é aquilo para que servem os olhos. Mesmo que não tenha uma vista perfeita, pode ver bem com a ajuda de uns óculos ou de uma lentes de conta[c]tos. Eu pessoalmente preciso de óculos para ver ao perto, por isso, por mais que olhe atentamente uma página de um livro, se estiver sem óculos, nunca a poderei ver corre[c]tamente.
Quando alguém diz «Olhe para aquilo!», está a instá-lo a dirigir os olhos (e atenção) para qualquer coisa. «Olhar para» significa dar uma olhadela ou dirigir o seu olho para qualquer obje[c]to estacionário. Pode olhar para uma revista, o ecrã do computador ou para alguém que esteja sentado à sua frente à mesa.
Olhar torna-se VER quando se observa com atenção qualquer coisa que tem a possibilidade de se mover ou mudar por si própria. Assim ver poder se aplicado a filmes, jogos de futebol (a menos que espere que a revista se levante e comece a fazer qualquer coisa).Mas pode ser aplicado às cotações de bolsa __ já que estão constantemente a subir e a descer!
Uma curiosidade:
Deve ter havido alguma vez que teve de ouvir um longo e aborrecido discurso? Podia ouvir a pessoa a falar, mas no final era incapaz de recordar o que tinha dito o orador porque não tinha estado a ESCUTAR?
*
3.º __«É legítimo português não vi nada?» __
Sim, senhor!
*
4.º __«Não seria melhor nada vi?»__
Usar duplas negativas (colocar duas partículas negativas na mesma oração) é perfeitamente normal em português e nalgumas formas vernáculas do… Mas, na língua corrente, as DUPLAS NEGATIVAS são incorre[c]tas porque __ como na matemática __ duas negativas fazem uma positiva.