Cumprimento, comprimento
A Dra. J. S. P. diz-me que viu num dicionário comprimento no sentido de saudação, e que outros, como o Grande Dicionário Sacconi, dizem cumprimento, ficando o Grande Dicionário Sacconi correspondente em dúvida sobre a escolha de uma das formas.
As duas formas têm ambas a mesma origem. Veja o latim comlpere. Mas, como há sempre conveniência em evitar homografias, adoptou-se a forma comprimento para designar a qualidade daquilo que é comprido; e cumprimento, para designar o acto de comprimir qualquer preceito, qualquer dever… E note que ninguém hoje escreve comprir; já se escreve, e não se escrevia mal, mas passou. Ora, escrevendo nós cumprir, não devemos fazer comprimentos, mas cumprimentos, a este ou áquele. Não lhe parece?(Cândido de Figueiredo. Manteve-se a grafia de origem).
A Dra S. M. P. não dá referência do dicionário que refere, nem eu pude localizá-lo.
Teria mesmo o dicionarista confundido comprimento, qualidade daquilo que é comprido, com cumprimento, o acto de cumprir qualquer preceito, qualquer dever…?
Creio que todos gostaríamos de saber onde é que a Dra. S. M. P. foi encontrar a forma comprimento no sentido de saudação. Num dicionário sério não foi. Se não foi num dicionário, sou levado a crer que a afirmação também não é séria. Faz rir.