Reflexão e Ação 5
Atender ao telefone, pode ser trágico, cômico ou da maneira ideal.
Essa tarefa, muitas vezes dentro das empresas e consultórios, é trabalho das secretárias ou secretários, recepcionistas ou de quem estiver mais próximo ao aparelho.
Para quem atende ao telefone, algumas frases podem denotar falta de educação ou polidez.
Por exemplo, quando perguntamos “Quem gostaria?” indicamos que a pessoa, do outro lado da linha, quer falar hipoteticamente com alguém.
Como, então, elaborar a pergunta ideal para saber quem vai falar? De certo que não é QUEM GOSTARIA.
Sugiro “QUEM QUER FALAR, POR FAVOR”. Dessa maneira, a frase fica precisa e polida.
Outra pérola do mundo telefônico é dizer “DE ONDE?”
Atenção! Quem telefonou, pode entender ao pé da letra essa pergunta e dizer “É O PEDRO, DE SÃO BERNARDO DO CAMPO”.
Sim! Parece piada, mas é sério. Perguntar “DE ONDE?” é querer saber onde a pessoa está, ou mora. Nesse caso, não pergunte nada ao seu interlocutor, porque a identificação foi feita, e informação foi suficiente e clara.
Abraços.