Como está sua inteligência linguística?

Em meu texto "Quem lê muito escreve melhor?" mostrei minha opinião sobre a falta de leitura como  a grande causa da escrita ruim de alunos. Bem, eu disse lá que isso não é bem verdade. Agora continuo meu argumento.

Há, pelo menos, três causas tão responsáveis, ou até mais, quanto a falta de leitura:

1) Um atraso de dois mil anos no sistema de ensino da gramática, segundo Marcos Bagno;

2) Falta de motivação para o aluno escrever, segundo Luis Cagliari; e,

3) A que eu acho a maior das causas, as aptidões dos alunos que sobrepujam a de escrever, segundo a teoria dos tipos de inteligência.

Sabiam disso? Existe mais de um tipo de inteligência.


                          
                                     Figura: Nogranastudent

No nosso caso, a inteligência linguística é a questão. Quem tem esse perfil tem talento com as linguagens escrita e falada, seja para compreender ou para se expressar. É próprio de redatores, professores e conferencistas.

Isso quer dizer que há pessoas que não possuem inteligência para escrever tão bem?

Sim.

E elas são menores que os outros que a possuem? Definitivamente, não.

Eu não sei calcular uma parábola em um eixo, mas há com certeza muitos engenheiros que sabem. Ainda bem!

OPA! Não estou fazendo nenhuma apologia ao novo caderno do MEC, por favor. Vamos ensinar o certo, sim. Eu fico indignado quando vejo textos de professores doutores com erros dramáticos. Um engenheiro não precisa necessariamente dominar a redação, mas um engenheiro que se diz professor tem por obrigação saber escrever.

Bom, o que eu quero aqui, em síntese, é problematizar a falta de leitura e sua fama tão inglória, em meio a tantas outras falhas no nosso sistema de ensino da redação.

Obrigado.

Dica: veja alguns mitos, verdades e mentiras sobre a aprendizagem: http://www.ifono.com.br/ifono.php/quem-le-muito-escreve-bem-
Eduardo Escreve
Enviado por Eduardo Escreve em 21/06/2011
Reeditado em 24/08/2011
Código do texto: T3048339
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