Nascituro
Perguntaram para o sociólogo, ambientalista e expert em finanças, o que representa para os pais nos dias de hoje, o nascimento do suposto filho.
Sem pestanejar, de bate-pronto respondeu:
- mais um para comer, beber, dormir e sujar as águas, sem nada produzir.
Pai de 6 filhos, negando pensão alimentícia, que às vistas da lei, está sendo paga pelo seu pai, morreu solteiro.
A breguice em favor da moralidade:
O radialista brega policial, Gil Gomes, dizia incansavelmente que "se Eu, Você, Nós agirmos com dignidade, poderemos não consertar o mundo, (nem Cristo conseguiu) mas, certamente produziremos um canalha à menos."
Frieza de Formador:
Adultos, avisem as crianças desavisadas que prevalecendo o fel, mel e amargor se misturam no longo, porém curto, heterogêneo ciclo vital. O alquímico que assim procede, construirá pilares sólidos, sobre os quais, o já estruturado: "Tudo pode acontecer mais rápido que o clarão do relâmpago que risca o céu, prenunciando chuva", será retardado; porque, a infalibilidade é fantasia subjetiva da mente humana.
Assinar a certidão de Nascimento como pai, tutor, mãe, é fácil; difícil é domar inteligências, educar consciências, formar mentes voltadas para o agir coletivo, em um Planeta dominado pelo ego, vaidade , ganância e individualismo.
Para transitar na contramão da personalização padronizada, o formador / instrutor tem que ser frio, responsável, insólito, comprometido; e comprometer-se em pormenores, é o que menos querem, daí criam sistemas precários. Tão fragilizados individualmente, que ao primeiro sopro dos ventos, adeus Ecossistema dos mais de 7 bilhões de porquinhos.