Con(c)elho...

40min passados do novo dia, e os amigos com os olhos arregalados na tela de 1 computador?

Vai dormir insones; esqueceram os nobres tarjas pretas?

Ca Gado; lá Cágado

Intempérie

Enquanto nos lares domésticos há excesso de energia molecular geradora de entropia, lá fora, o pobre aprendiz de Bem-te-vi, conhecido por certas tribos indígenas como pituã, exposto à própria sorte e liberdade, solta guinchos desajeitados pela falta de comida regurgitada em seu bico, devido o sumiço dos pais.

Queira ou não, terá que aprender sozinho que moléculas atômicas e eletrons livres ao se chocarem, enchem as nuvens de gotículas, as quais pesam a tal ponto, que produzem trovões e relâmpagos, culminando em chuva mansa, feroz, intensa, atroz.

Com o tempo, quando for Bem-te-vi feito, todo empenujado com asas fortes, vigorosas para voar o acaso e piando um cântico alegre e festivo, saberá que a Natureza fornece quase tudo; não fornece tudo, por que não é afeita aos paternalismos clientelistas existenciais.

Estando nessa fase, o robusto Bem-te-vi concluirá que, onde tem excessos de ideias, para boa coisa não reuniram. Saberá ainda que, é a multidão que garante os privilégios de quem está no topo da pirâmide; porém como ninguém tem ouvidos para seu cântico melodioso, continuará voando livre o infinito.

E aí, adaptado e convivendo, pacificamente em harmonia com ela, a intempérie não será mais sua algoz.

É melhor acostumar e resistir a dor e sofrimento, que morrer antes da morte.

Raro

Ás vezes a vida tem um quê de sonho realizado, sonhado numa noite iluminada; isso por que, enquanto o sol está aposto quase que diariamente, a lua cheia aparece de vez em quando.

Contrário ao perfume rotineiro, a expressividade é marca registrada, está impregnada no que é raro.

Confiabilidade

Eu sempre duvidei das virtudes e desejos dos que aproximam-se de mim; de 3 meses para cá, as dúvidas deram lugar à certeza do "mantenha-se distante".

P.S.: o aforismo popular recomenda: "antes só, que mal acompanhado".

Deveras, e quanto mais milito, mais Eu confio em Eu mesmo, mais nos encontramos olhos nos olhos.

Aquarela Luso-Brasileira

Veja isso;

Ouça aquela.

Leia Eça;

E pergunte o Mário:

"Ô gaúcho que não existe mais, Tu sabes onde é, ou vistes a quitanda do Queiroz? Preciso comprar laranjas".

Depurativo

Fito as águas;

Elas me vem rolando,

Passageiras,

Ruidosas,

Límpidas,

Silenciosas,

E vão levando os marulhos barrentos,

Devaneios meus em pensamentos.

Por um tempo,

Eles são como as águas,

Que oram ao Criador,

Para trazê-las de volta à terra,

E assim,

Pintar de verde as pastagens,

Engravidar os grãos,

Colorir as flores,

Alimentar vidas.

Pensamentos e recordações são as portas e janelas da alma,

Revelando o tempo,

Uma Era,

Que passou,

Já era?

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 22/06/2020
Reeditado em 26/06/2020
Código do texto: T6984390
Classificação de conteúdo: seguro