AO MELHOR ESCRITOR E TÃO GENIAL NELSON RODRIGUES.... OU SUSANA FLAG...

Nelson Rodrigues foi o maior frasista brasileiro, o nosso Rochefoucauld. Com a contribuição milionária de Erika Nakanura, o DCM selecionou 100 máximas que provam isso.

- A adúltera é a mais pura porque está salva do desejo que apodrecia nela.

- A beleza interessa nos primeiros quinze dias; e morre, em seguida, num insuportável tédio visual.

- A dúvida é autora das insônias mais cruéis. Ao passo que, inversamente, uma boa e sólida certeza vale como um barbitúrico irresistível.

- A grande vaia é mil vezes mais forte, mais poderosa, mais nobre do que a grande apoteose. Os admiradores corrompem.

- A liberdade é mais importante do que o pão.

- A maioria das pessoas imagina que o importante, no diálogo, é a palavra. Engano, e repito: – o importante é a pausa. É na pausa que duas pessoas se entendem e entram em comunhão.

- A pior forma de solidão é a companhia de um paulista!!! (* kkkk)

- A platéia só é respeitosa quando não está a entender nada.

- A prostituta só enlouquece excepcionalmente. A mulher honesta, sim, é que, devorada pelos próprios escrúpulos, está sempre no limite, na implacável fronteira.

- A televisão matou a janela !!!! ( com certeza e o whatsaap a tv *)

- A verdadeira grã-fina tem a aridez de três desertos.

- Acho a velocidade um prazer de cretinos. Ainda conservo o deleite dos bondes que não chegam nunca !!! ( ou os ônibus atuais * )

- Amar é dar razão a quem não tem!!! ( kkkkkkkkkk *)

- Amar é ser fiel a quem nos trai!!! (com certeza * )

- Antigamente, o silêncio era dos imbecis; hoje, são os melhores que emudecem. O grito, a ênfase, o gesto, o punho cerrado, estão com os idiotas de ambos os sexos.

- As grandes convivências estão a um milímetro do tédio.

- Com sorte vc atravessa o mundo, sem sorte vc não atravessa a rua.

- Começava a ter medo dos outros. Aprendia que a nossa solidão nasce da convivência humana.

- Copacabana vive, por semana, sete domingos!!! (com certeza * )

- D. Helder só olha o céu para saber se leva ou não o guarda-chuva.

- Desconfie da esposa amável, da esposa cordial, gentil. A virtude é triste, azeda e neurastênica.

- Desconfio muito dos veementes. Via de regra, o sujeito que esbraveja está a um milímetro do erro e da obtusidade.

- Deus está nas coincidências.

- Dinheiro compra tudo, até amor verdadeiro!!! (será *)

- É preciso ir ao fundo do ser humano. Ele tem uma face linda e outra hedionda. O ser humano só se salvará se, ao passar a mão no rosto, reconhecer a própria hediondez.

- É preciso trair para não ser traído.

- Em muitos casos, a raiva contra o subdesenvolvimento é profissional.

- Uns morrem de fome, outros vivem dela, com generosa abundância.

- Entre o psicanalista e o doente, o mais perigoso é o psicanalista.

- Está se deteriorando a bondade brasileira. De quinze em quinze minutos, aumenta o desgaste da nossa delicadeza.

- Eu me nego a acreditar que um político, mesmo o mais doce político, tenha senso moral.

- Existem situações em que até os idiotas perdem a modéstia.

- Falta ao virtuoso a feérica, a irisada, a multicolorida variedade do vigarista.

- Hoje é muito difícil não ser canalha. Todas as pressões trabalham para o nosso aviltamento pessoal e coletivo.

- Hoje, o sujeito prefere que lhe xinguem a mãe e não o chamem de reacionário.

- Invejo a burrice, porque é eterna!!! (cabe bem ao nove dedos!!! *)

- Jovens: envelheçam rapidamente!.

- Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos…

- Na mulher, certas idades constituem, digamos assim, um afrodisíaco eficacíssimo. Por exemplo:- 14 anos!

- Nada nos humilha mais do que a coragem alheia.

- Não acredito em honestidade sem acidez, sem dieta e sem úlcera.

Não admito censura nem de Jesus Cristo.

- Não damos importância ao beijo na boca. E, no entanto, o verdadeiro defloramento é o primeiro beijo na boca. A verdadeira posse é o beijo na boca, e repito: – é o beijo na boca que faz do casal o ser único, definitivo. Tudo mais é tão secundário, tão frágil, tão irreal. (*)

- Não existe família sem adúltera.

- Não há nada que fazer pelo ser humano:o homem já fracassou.

- Não se apresse em perdoar. A misericórdia também corrompe.

- Nem toda mulher gosta de apanhar. Só as normais.

- Nossa ficção é cega para o cio nacional. Por exemplo: não há, na obra do Guimarães Rosa, uma só curra.

- Num casamento, o importante não é a esposa, é a sogra. Uma esposa limita-se a repetir as qualidades e os defeitos da própria mãe.

- Nunca a mulher foi menos amada do que em nossos dias.

- O adulto não existe. O homem é um menino perene!!! (*)

- O amor entre marido e mulher é uma grossa bandalheira. É abjeto que um homem deseje a mãe de seus próprios filhos.

- O artista tem que ser gênio para alguns e imbecil para outros. Se puder ser imbecil para todos, melhor ainda.

- O asmático é o único que não trai!!! (já pensou tossir no armário *)

- O biquíni é uma nudez pior do que a nudez!!! (*)

- O boteco é ressoante como uma concha marinha. Todas as vozes brasileiras passam por ele.

- O Brasil é muito impopular no Brasil.

- O brasileiro é um feriado!!! ( e quem não gosta??? *)

- O brasileiro, quando não é canalha na véspera, é canalha no dia seguinte.

- O cardiologista não tem, como o analista, dez anos para curar o doente. Ou melhor: – dez anos para não curar. Não há no enfarte a paciência das neuroses.

- O casamento é o máximo da solidão com a mínima privacidade.

- O grande acontecimento do século foi a ascensão espantosa e fulminante do idiota.

- O homem começa a morrer na sua primeira experiência sexual.

- O homem não nasceu para ser grande. Um mínimo de grandeza já o desumaniza. Por exemplo: — um ministro. Não é nada, dirão. Mas o fato de ser ministro já o empalha. É como se ele tivesse algodão por dentro, e não entranhas vivas.

-O jovem tem todos os defeitos do adulto e mais um: o da imaturidade.

- O morto esquecido é o único que repousa em paz.

- O marido não deve ser o último a saber. O marido não deve saber nunca.

- O Natal já foi festa, já foi um profundo gesto de amor. Hoje, o Natal é um orçamento.

- O ônibus apinhado é o túmulo do pudor.

- O pudor é a mais afrodisíaca das virtudes.

- O puro é capaz de abjeções inesperadas e totais e o obsceno, de incoerências deslumbrantes. Somos aquela pureza e somos aquela miséria. Ora aparecemos varados de luz, como um santo de vitral, ora surgimos como faunos de tapete.

- O sábado é uma ilusão.

- O Ser Humano, tal como imaginamos, não existe.

- Os homens mentiriam menos se as mulheres fizessem menos perguntas.

- Outrora, os melhores pensavam pelos idiotas; hoje, os idiotas pensam pelos melhores. Criou-se uma situação realmente trágica: — ou o sujeito se submete ao idiota ou o idiota o extermina.

- Perfeição é coisa de menininha tocadora de piano.

- Qualquer menino parece, hoje, um experimentado e perverso anão de 47 anos.

- Quem nunca desejou morrer com o ser amado nunca amou, nem sabe o que é amar.

- Se Euclides da Cunha fosse vivo teria preferido o Flamengo a Canudos para contar a história do povo brasileiro.

- Se os fatos são contra mim, pior para os fatos.

- Se todos conhecessem a intimidade sexual uns dos outros, ninguém cumprimentaria ninguém.

- Sem paixão não dá nem para chupar picolé.

- Sexta feira é o dia em que a virtude prevarica.

- Só acredito nas pessoas que ainda se ruborizam. (*)

- Só não estamos de quatro, urrando no bosque, porque o sentimento de culpa nos salva.

- Só o cinismo redime um casamento. É preciso muito cinismo para que um casal chegue às bodas de prata.

- Só o rosto é indecente. Do pescoço para baixo podia-se andar nu.

- Sou reacionário. Minha reação é contra tudo que não presta.

- Subdesenvolvimento não se improvisa; é obra de séculos. (ou em 13 anos *)

-Tarado é toda pessoa normal pega em flagrante.

- Toda coerência é, no mínimo, suspeita.

-Toda mulher bonita leva em si, como uma lesão da alma, o ressentimento. É uma ressentida contra si mesma.

- Toda mulher bonita tem um pouco de namorada lésbica em si mesmo.

- Toda mulher gosta de apanhar. Só as neuróticas reagem.

- Toda unanimidade é burra. (Atualmente esse Supremo!!! *)

-Todas as mulheres deviam ter catorze anos.

- Todo amor é eterno. Se não é eterno, não era amor!!! (*)

- Todo desejo é vil.

- Todo tímido é candidato a um crime sexual.

- Tudo passa, menos a adúltera. Nos botecos e nos velórios, na esquina e nas farmácias, há sempre alguém falando nas senhoras que traem. O amor bem-sucedido não interessa a ninguém.

-.Um filho, numa mulher, é uma transformação. Até uma cretina, quando tem um filho, melhora!!!

(*) Nota do divulgador> deu os meus pitacos!!!