UNIDOS CONSTRUÍMOS NOSSA FORTALEZA

Numa savana da África, existiam quatro búfalos. Eles pastavam naquela planície, desfrutando uma vida tranquila e agradável: havia muito pasto, água límpida e fresca.

Enfim, tudo o que desejam estava ao alcance deles.

Nesta mesma savana, morava um leão. Sempre rondava aqueles quatro búfalos, buscando devorá-los. Todavia, seus planos eram baldados.

Assim que os búfalos sentiam a presença da fera, juntavam-se no meio da planície, formando um círculo. Com seus chifres ameaçadores, apontados em sua direção, o felino nada podia fazer: tinha que recuar e deixá-los em paz.

E assim era: toda vez que o perigo se aproximava daqueles animais, eles, seguindo seus instintos, iam para o centro da savana e armavam as suas defesas: todos defendiam todos. E o feroz carnívoro batia em retirada.

Mas, um dia, os búfalos começaram a se desentender. Surgiram atritos, brigas e eles se separaram. Era tudo o que leão queria.

Atacou-os e os emboscou, separadamente. Nenhum sobreviveu: todos foram trucidados pela fera.

Moral da historinha: a união faz a força, unidos construímos nossa fortaleza. De fato, cada pessoa tem os seus próprios interesses e possui os seus próprios objetivos. Possui suas qualidades e seus méritos. No entanto, é necessário que haja união para fazermos as grandes coisas. É imprescindível que exista cooperação para alcançarmos o Bem Comum. Quando cada pessoa dá o melhor de si para construir algo melhor, oferta seu tempo e suas habilidades, concentra seus esforços na realização de obras comunitárias, o resultado é sempre positivo. Quando cada um se afasta, fica alheio ao que acontece à sua volta, luta sozinho, ele perde, todos perdem. Unidos somos fortes. Só quando este pensamento for levado a sério é que poderemos fazer o que antes julgávamos ser impossível.

“Quando os homens se unem, perdem a noção de suas fraquezas”. Montesquieu

“Não fez. Ajudou a fazer”. Geraldo Raimundo de Sousa – LALAI

2010

Hélder Sena de Sousa
Enviado por Hélder Sena de Sousa em 12/10/2024
Código do texto: T8172115
Classificação de conteúdo: seguro