Reciclagem da famosa história da primeira pedra

Foram chamar Jesus Cristo para uma praça, onde um homem era acusado pelos piores crimes possíveis e imagináveis. O grupo de fariseus políticos queria a opinião do Mestre, se o acusado, Jair Bolsonaro, deveria ou não ser apedrejado até a morte.
Pacientemente, segurando o seu "lap-top", Jesus dirigiu-se ao local. Lá chegando viu um grupo numeroso cercando o acusado. Ali se encontravam Lula, Fernando Henrique Cardoso, José Dirceu, Dilma Rousseff, Gleisi Hoffmann, Guilherme Boulos, Ciro Gomes, Wilson Witzel, Sérgio Moro, William Bonner, João Doria e Fernando Haddad.
- Mestre - foram dizendo, vários ao mesmo tempo: - Este homem é um fascista, genocida, ditador, anti-democratico, inconstitucional, tem a cara muito feia e já escapou de facada, deve ser um bruxo. Ainda por cima ele quer que as pessoas usem hidroxicloroquina e ivermectina para tratar o Covid-19, e que possam trabalhar na pandemia. Em suma, ele é um monstro que precisa ser eliminado.
- Então, Mestre - disse Lula, que parecia liderar o grupo e já segurava uma pedra.
Tranquilamente o Mestre dos Mestres fitou o acusado, que a tudo assistia de pé, estoicamente, e sem dizer palavra foi até um banco da praça, sentou-se e abriu o "lap-top". E assim falou Jesus:
- Aquele de vós que estiver sem pecado, atire a primeira pedra.
Assim dizendo Jesus pos-se serenamente a digitar. Espantados, os presentes foram espiar um por um por sobre os ombros do Mestre. Olharam, arregalaram os olhos e, silenciosos, foram se retirando um por um. O primeiro a fazê-lo foi Fernando Henrique Cardoso, logo seguido por Lula.
Em poucos minutos todos os presentes, com excessão do acusado e outra pessoa, haviam se retirado da presença do Mestre.
Jesus fitou a pessoa que restara: uma figura tão baixinha que passara despercebida até então. Fechando o "lap-top" e deixando-o no banco, Jesus se ergueu e dirigiu-se à menina loura e magrinha, de feições serenas e tranças, que lá estava:
- Greta Thunberg, como a única pessoa pura que aqui estava, você vai atirar a primeira pedra? Se fizer isso terei de chamar os demais, para que completem o serviço.
A menina sorriu timidamente e se aproximou.
- Senhor Jesus, eu não sou uma fariseia e nem me encontrava nesse grupo. Apenas notei o ajuntamento e vim ver do que se tratava. Além disso eu nunca atirei pedras na minha vida. Recebo muitas pedradas virtuais sim, mas não as revido, nunca joguei pedras nem virtuais nem materiais e não vou mudar agora.
Jesus sorriu ainda mais discretamente, sem abrir os lábios.
- Este homem insultou-a, não foi?
- Não, Mestre, ele não me insultou. O Senhor Bolsonaro me elogiou. Chamou-me de pirralha, e pirralha quer dizer uma criança que fala e age como adulta. Na verdade ele me chamou de inteligente, corajosa e empreendedora. Sinto-me lisonjeada.
- Você está certa, Greta, por ter escolhido o caminho da paz e da reconciliação.
- Eu posso falar com ele, Mestre?
- Esteja à vontade.
Greta aproximou-se de Bolsonaro e estendeu-lhe a mão, que o outro apertou com relutância.
- Obrigada, Senhor Jair Bolsonaro. Chamar-me pirralha valeu como um incentivo.
- Não foi nada... - disse Jair Bolsonaro, meio aturdido. - Olha, quero lhe agradecer pelos cem mil euros destinados aos nossos doentes de Covid-19, na Amazônia.
- Apenas fiz o que a minha consciência mandou. Um bom dia, Senhor Bolsonaro.
- Bom dia.
Greta Thunberg aproximou-se do Cristo e beijou-lhe a mão.
- Mestre Jesus, eu posso me retirar? Minha agenda está cheia, dá muito trabalho cuidar de um planeta inteiro.
- E vem dizer isso a mim? Então, minha filha, continue cuidando aqui em baixo, que eu cuido lá de cima. Tem a minha benção.
Greta sorriu mais abertamente, fez uma mesura e se retirou com a gentileza que lhe era peculiar.
Então Jesus dirigiu-se a Bolsonaro:
- Então, meu filho, ninguém te condenou?
Bolsonaro ajoelhou-se diante de Jesus:
- Ninguém, Mestre, ninguém me condenou.
- É claro, porque todos eles têm telhado de vidro exceto a menina que é uma pessoa justa. Então, meu filho, vai em paz e procura governar com a sabedoria que nem sempre tens.
Miguel Carqueija
Enviado por Miguel Carqueija em 24/07/2020
Reeditado em 24/07/2020
Código do texto: T7015794
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.