A FOCA E O TUBARÃO

A foca vivia muito feliz no mar. Nadava de um lado para o outro sempre dando saltos e às vezes descia em maior profundidade. Era muito bom viver naquele mar até que um dia sua paz ficou ameaçada.

Por aquela região apareceu um tubarão.

O tubarão é na verdade um dos animais mais perigosos dos mares. Peixes e mamíferos temem o tubarão. Ele é carnívoro e todo ser vivente da cadeia alimentar sabe o risco que corre diante da presença deste monstro marinho.

Não poderia ser diferente com a foca. A notícia de que um tubarão estava por aquelas águas deixou a foca com os nervos à flor da pele. Como combater um ser tão terrível?

- Vou chamar todas as focas - pensou, pensou e decidiu - será mais fácil juntas.

Assim fez. Através da emissão de sons graves conseguiu comunicar com todas as suas colegas, amigas, primas, vizinhas... E marcou uma reunião com as focas para uma conversa ao nascer do sol.

Na manhã seguinte, com o sol reluzente, lá estavam todas as focas do oceano. Todas? Bem, nem todas, todas... Mas, uma grande quantidade.

Todas estavam temerosas.

- Colegas de todo o oceano - iniciou a conversa - temos um problema gigantesco para resolver - e terminou com ar de espanto - temos um tubarão em nossa região.

- Precisamos usar a inteligência - disse uma.

- E isso não nos falta - confirmou outra.

- Pois bem - disse uma terceira - vamos vencê-lo da seguinte forma - e expôs o plano.

Assim, prepararam um grande levante contra o tubarão. Armaram uma emboscada usando a orca.

Com a presença de tantas focas a orca apareceu para o seu café da manhã. Neste momento o tubarão também apareceu para defender sua refeição. E no embate entre os gigantes quem perdeu foi o tubarão.

As focas comemoraram a vitória, por pouco tempo é verdade, pois assim que a orca tivesse fome novamente elas é que seriam o petisco. Mas sem tubarões, devoradores incansáveis, a vida era bem mais fácil.

E a orca? Bem é uma outra história.

Moral da História: Contra a força bruta a inteligência é a solução.

NEUZA DRUMOND
Enviado por NEUZA DRUMOND em 05/10/2019
Reeditado em 05/10/2019
Código do texto: T6761710
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.