O MACACO BAGUNCEIRO

O macaco andava muito bravo. Tudo, naquela floresta, era culpa dele. Se sumia uma banana, já diziam: foi o macaco. Se aparecia um mal feito, era o macaco. Até se fizessem uma brincadeira de mau gosto era o macaco.

Era bem verdade que ele gostava de umas brincadeirinhas inocentes, mas daí tudo ser culpa dele já era demais.

Resolveu chamar a floresta inteira para um congresso. Imagina: Congresso com um macaco. A floresta ficou em alvoroço.

Os companheiros afirmaram:

- Ocasião para darmos uma lição neste macaco atrevido.

Já os predadores logo pensaram:

- Momento perfeito para termos um petisco extra.

Assim chegou o grande dia.

Reuniram-se embaixo de uma gleba de pedra enquanto o macaco, que era o organizador de evento, posicionou-se no meio da roda.

É verdade que estava um pouco ressabiado, pois o encontro era apenas para todos da floresta que fossem de sua espécie. Não imaginava que pudesse aparecer a floresta inteira, inclusive uns gulosos e ávidos por carne fresca.

Como não havia outro meio iniciou a conversa.

- Prezados amigos e amigas desta floresta - fez uma pausa - quero comunicar-lhes que este congresso é para vocês me explicarem o motivo de viverem me acusando sem provas - finalizou.

Os congressistas vieram abaixo. Foi um rebuliço geral. Os de sua espécie ficaram uma fera.

- Que ideia é essa companheiro - gritaram - onde já se viu nos chamar para se fazer de vítima? - concluíram jogando cascas de banana nele.

Os famintos se achegaram um pouco mais trazendo palavras de apoio.

- O meu amigo - diziam - precisa deixar os da sua espécie e juntar-se a nós - continuaram - sabemos que você é um bom macaco - concluíram passando os braços por sobre o ombro do macaco.

O macaco, esquecendo das armadilhas da vida, acompanhou os predadores da floresta.

Até hoje os outros macacos esperam por notícias daquele companheiro bagunceiro.

Ah! E as travessuras de macaco? Continuam acontecendo naquela floresta.

MORAL DA HISTÓRIA: Melhor confiar nos seus.

NEUZA DRUMOND
Enviado por NEUZA DRUMOND em 06/09/2019
Reeditado em 06/09/2019
Código do texto: T6739122
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.