A DANÇA DOS "PERNOSOS"

A DANÇA DOS "PERNOSOS"

"Lalah Khraya" estava indócil, rodava pelos cantos da casa inteira à espera de uma idéia salvadora; queria muito participar da "Dança dos Pernosos" que o programa "Sabadão do Gordão" promovia, mas ela era excepcional, estava na "faixa" dos politicamente incorretos, era muito diferente dos demais. Sua mãe aconselhara não ir se inscrever mas não tinha ouvidos para nada além de seus próprios desejos. E quando "batia pé" a casa inteira tremia... também não podia ser contrariada, pois ficava "puro veneno" !

Decidiu ir ao local de inscrição, a fila estava grande ! Foi se aproximando dos primeiros... murmúrios gerais, protestos abafados:

-- "Quem essa metida pensa que é, a Rainha do Egito" ?!

-- "Eh, "fura-fia", teu lugar é lá atrás" !

Nem "deu bola", que ousasse se meter com ela ía se dar muito mal. Meteu os pés na porta e adentrou o recinto, os jurados tomavam café entre risotas. Ficaram espantados com a audácia da moçoila, "slack" colante "vermelho-cheguei", com listras escuras.

-- "Quem é a senhorita ?! Ainda não estamos atendendo... poderia aguardar lá fora" ?!

-- "Não, não posso, quero me cadastrar agora" !

-- "Não dá, querida... você está "fora dos padrões" do concurso" !

Mal acabou de falar levou uma "sapatada"... os outros 2 jurados esconderam-se sob a mesa.

-- "Tem mais alguém aí que acha que não posso" ?!

Levantaram-se todos vagarosamente e o mais ponderado contemporizou:

-- "Pode-se dar um jeito... você entra "de forma excepcional" e ano que vem abrimos categoria para excepcionais como você. Afinal, nosso regulamento nada define sobre concorrentes tão... tão "pernosos" !

"Lalah Khraya" retornou exibindo sua inscrição oficial, para revolta da maioria na fila. Viu sua amiga "Jojô Aninha", que não se conteve e felicitou-a:

-- "LACROU, Lalah"... você é demais, tudo consegue" !

Foi descendo fila abaixo ouvindo vaias e palavrões... deu de cara com a "Pulgona", fofoqueira assumida e procurada por quantos desejassem saber da vida alheia. Assim que a viu, chamou-a num canto:

-- "Abre teu olho", Lalah... tem muita gente querendo puxar teu tapete ! Tua amiga "Jojô Aninha" é uma, andou falando que tua mãe comprou troféu e até pagou os jurados para te premiarem na final" !

-- "Não pode ser... você tem certeza" ?! (Não tinha, mas como detestava igualmente ambas -- por motivos diferentes -- botou mais "caroço" no angu !)

-- "Tem mais, hein... disse que você "andou dando", pra êles te darem essa chance" !

-- "Ah, não... aí já é demais ! Vou arrancar as bolinhas "do pijama" daquela nojenta a pontapés" !

Saiu à caça da ex-amiga que, vendo os cochichos das 2, imaginou que falavam dela e "desapareceu", não sem antes registrar protesto na bancada contra aquela concorrência desleal e antiesportiva. Onde já se viu disputar -- com 6 ou 8 membros -- contra as 100 pernas da "Lalah" ?!

Nas diversas "semifinais" disputaram vaga pra Final todos os tipos de insetos com mais de 4 patas, "Jojô Aninha" e a "Pulgona" entre êles. Nenhuma das 2 passou à Final, para alívio de ambas, por motivos diferentes. No encerramento do torneio, quando se anunciou a presença da "Lalah Kraya" como concorrente o estádio quase veio abaixo sob vaias e apupos ensandecidos contra a inscrição dela. Nem ligou... dispensou os patins, deslizou descalça pelo gelo frio, serpenteando, "plantando bananeira" a 50 km de velocidade e, por fim, enrolada como "anel humano", arrancou aplausos até de desafetos.

O anúncio dos vencedores foi muito esperado, os 3 jurados suando frio, sem saber como sair da situação. Por fim, veio a "bomba": em terceiro lugar o "Zangão", convencido e pesadão; como vice a dona "Baratona", velha conhecida de outros "carnavais" e, como campeã, a "excepcional" lacraia 'Lalah". Mal ouviu seu nome, os urros vindos das arquibancadas a estontearam. "Choveram" sapatos, cadeiras e até mesas, "Lalah" quase não sai viva do concurso. Chegou em casa toda "remendada", cheia de muletas e esparadrapos pelo corpo inteiro.

-- "Mamãe, você tinha razão... "dancei" !

-- "Oh, então você dançou mesmo ? E como foi" ?!

-- "Não, mamãe... dancei e "dan-cei", aquelas invejosas quase me mataram lá no festival" !

Foi o fim do Concurso, os patrocinadores tiveram que arcar com os prejuízos do "quebra-quebra" e "Lalah" responde a processo por incitação à violência, por promover tumulto e por "desmoralizar atividade social destinada ao lazer"... pois a Lei, quando quer, INVENTA delitos !

"NATO" AZEVEDO (em 13/mar. 2019, 21 hs)