O COMPRADOR DE TRISTEZAS

Havia numa cidade distante um homem com olhar meigo, cuja voz era doce como o mel.

Saía ele de cidade em cidade trocando a tristeza pela alegria, a discórdia pela concórdia, o choro pelo riso.

E assim caminhava ele pelo mundo, de cidade em cidade, juntando gente, ensinado as coisas, no final das reuniões recolhia as tristezas de um modo gentil sem que as pessoas se apercebessem, e as trocava pela alegria que trazia no seu coração.

Mas de certa feita chegou ele numa cidade, e tão logo sentou numa praça estranhou a falta de gente.

Reparou que perto dele chegou um cãozinho olhou-o, deitou-se e levou as patas aos olhos como a pedir sua atenção, o gato também se achegou rodeou sua perna também pedindo atenção, e se não bastasse rolou pela areia para depois se aquietar, e assim foram se achegando a jumenta com seu jumentinho, a vaca, o coelho tratou de se alojar num buraco ficando só com os olhos e as orelhas para fora, e todos quietos ansiosos aguardavam pelo seu carinho.

Mas aquele homem cuja bondade dominava não via uma só criança, levou o seu olhar para cada um de animaizinhos como a lhes perguntar sobre os pequeninos, já que os adultos apesar de se mostrarem dóceis não se interessavam em dizer-lhe sobre as crianças, e o silêncio se manteve.

Então elevou a fronte e perguntou a todos os animalzinhos sobre os pequeninos, e aos poucos foram segredando que naquela cidade as crianças por não emprestarem os brinquedos uns aos outros, brincavam sozinhos, mas que não eram felizes por não trocarem idieas, gentilezas e carinho, em suma por não praticarem o amor.

Disse ele então aos seus amiguinhos: vão e enquanto estiverem dormindo tragam os seus brinquedos e os coloquem na praça, mas deixem uma doce mensagem que os encontrarão na praça, e assim se fez.

Tão logo deram falta dos brinquedos correram em direção da praça e por mais que tentassem pegar os brinquedos não conseguiam, pois estavam eles como dentro de uma bolha de sabão, mas de repente a praça se encheu de graça e se iluminou, o céu se fez mais estrelado como se cada uma viesse para assistir o espetáculo, e este gentil homem disse-lhes que os brinquedos poderiam ser alcançados depois de um abraço no próximo com muito carinho e de coração, e assim se fez, a cada abraço abria-se o caminho para o brinquedo, e todos viram como é gostosa e maravilhosa a brincadeira quando todos estão juntos, e assim aprenderam a lição trazida pelo homem de sorriso manso e voz gentil.

Após recolher todas as tristezas, sem que se apercebessem seguiu para outra cidade para atingir novos corações, mas não os deixou só, e recomendou a seus amiguinhos que zelassem por eles.

Antes de seguir um novo caminho esse homem subiu ao monte ajoelhou elevando uma prece ao Pai que transformou aquelas tristezas recolhidas em bênçãos para a toda a humanidade.

O nome desse homem gentil e doce é Jesus de Nazaré, que criança se fez homem e homem se fez nosso irmão e nosso irmão se fez nosso eterno guia.

QUINKAS
Enviado por QUINKAS em 22/04/2013
Código do texto: T4253424
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.