FÊNIX EM 3 ATOS
1º ATO - Numa daquelas noites de calor intenso, a Fênix despiu-se de seu casaco de penas douradas para se banhar no lago. O homem que a viu nua viu a mulher mais bela que nunca alguém já tinha visto e, enquanto ela se refrescava, ele escondeu sua plumagem no bosque. Refeita do calor, a fênix-mulher foi levada para a casa de seu benfeitor e aconchegada em seus braços esqueceu-se do casaco, do bosque e do lago. Esqueceu-se que tinha voado um dia.
2º ATO - Passaram-se os anos, ficaram para trás as lembranças. O homem envelheceu e viu seus filhos crescerem. O que acontece com essa mulher ainda tão bela e inquieta? De onde procede a força que dela todos sentem? Era um mistério a ser esquecido... Suas vizinhas a invejavam e no secreto da alcova fantasiavam noites de calor despidas num lago. Os maridos do vilarejo temem que seus pensamentos sejam ouvidos na sua presença. Entretanto e tudo conforme, até a véspera do ano novo...
3º ATO - Era o último dia do ano e fazia o mesmo calor daquela noite esquecida, calor insuportável. Todos se reuniam para celebrar o novo tempo que emergia quando uma das raparigas teve a ideia de irem ao lago, fariam uma oferenda. Então, levaram frutas e vinho mas quando entraram na água uma delas não o fez, Essa que agora caminha por entre os arbustos e encontra o casaco escondido... No instante em que veste o casaco dourado seu corpo envelhece de uma vez todos aqueles anos num segundo. A pele se transforma em ouro, depois em pó e ela morre. O único homem que vê a cena não pôde socorrê-la... e porque o faria? No instante seguinte ressurge a Fênix e num voou magnífico parte livre rumo às estrelas.
*
*
Baltazar Gonçalves