A ONÇA CHAMADA JODICA

A ONÇA CHAMADA JODICA.

Alguns anos, no milênio passado quando nas noites eram enigmáticas principalmente na quaresma... Acontecia com freqüência aparecem coisas de outro mundo... Como: - lobisomem, mula sem cabeça, e sacis... Mas naquele ano o lobisomem, o saci e a mula sem cabeça, não apareceram como de costume na região dor norte de minas aos arredores da cidadezinha de Várzea da palma. Em um lugarejo de nome fundão mediações da fazenda caiçara... Um boato que rondava entre as famílias da redondeza que uma moça que morava distante havia desobedecido a sua mãe e ela magoada com a desobediência da filha havia excomungando-a, e desejou que a filha se transformasse em uma onça que sairia pra comer os animais e crianças nas noites santas... Quando esta historia caiem no conhecimento da garotada, e na entrada da quaresma, tornou um fabula entre elas. Quando eles estavam brincando de bonecas, uma das meninas gritava vem a Jodica, era o nome da moça maldiçoada todas pegava a boneca ia esconder pra assim serem devoradas pela dita onça... Os meninos também entravam na brincadeira que tornou comum na região... Dona Raimunda mãe das meninas alertou as.

- Não é bom ficar brincando com coisas de outro mundo, ninguém sabe o que aconteceu de verdade...

- nada mamãe agente só esta protegendo as nossas bonecas.

- era bom parar. Pois tudo que agente abusa é pecado, Deus mostra depois...

O alerta da Dona Raimunda nada adiantou brincadeiras seqüentes dias e dias... As crianças nem ligavam, só formando um grupo de amigos cada um saiam gritando:

- lá vem a Jodica...

Só ouviam gritos e risos como as crianças fazem, e assim os dias foram passando e as brincadeiras também. Mas sempre sendo alertada pela dona Raimunda

, mas nada adiantava. Numa sexta feira da quaresma o dia transcorreu normal, somente as crianças brincavam como o de costume, em sendo a onça Jodica o centro das brincadeiras... A noite caiu, era de luar que clareavam toda a serra. Estava exuberante. Dona Raimunda era casada com o senhor Jose Pereira. . Ela era mãe três meninas e quatro meninos. Eram muito pobres e viviam nem um casebre de pau pique. Como eles viviam sem lugar certo moravam de favores nas terras de outras pessoas. Faziam o casebre e muitas vezes nem portas colocavam, pois de dentro do casebre se via a passagem pelas frestas das paredes feita de pau.

Dona Raimunda pouco mais prevenida que o marido sempre ficava fora em busca do trabalho... Ela buscava hastes de cocos buritis e fazia portas improvisava sem muita segurança, assim fica, mas segura de animais maiores, pois os animais menores tinham transito livre dentro casebre, mas o que impediam os animais maiores eram os cachorros vira latas que eram os guardiões do palácio de pau pique.

Nesta noite um senhor amigo da família dormiu no cômodo na sala assim dizendo, o seu nome Manoel de Rozeno. Os meninos e as meninas dormiram com a proteção da sua mãe. Assim que todos acomodarão e depois de umas conversas sobre assombrações da quaresma e da Jodica eles adormecerão. A lua estava muita clara. Dona Raimunda sempre alerta com movimentos aos aredore de sua morada. Depois de um sono os cachorros estranhamente começaram a uivar como loucos todos eles o que chamou atenção de Dona Raimunda... Ela olhou todos os seus filhos que estava bem e dormindo. Ela era muita católica, passou a mão o terço e começou a rezar, pois sentiu medo do que estava acontecendo.

Os cachorros uivavam e gritavam como se estivem com medo. As crianças acordaram, elas viram um animal pintando enorme passando ao lado da parede, uma das meninas gritou:

- Mãe é a Jodica, ela vem comer agente...

O animal medonho entrou casa a parecia que tinha endereço certo caminhou para o quarto , dona Raimunda gritou desesperadamente pelo o seu amigo que estava na sala, nada do homem responder. Os cachorros entraram atrás do animal. Dona Raimunda ficou na porta segundo para não deixara o bicho abrir. Quanto as menina gritava:

- meu deus ela Jodica veio nus comer. Deus ajuda agente...

Com toda aquela gritaria não acordava o senhor Manoel que dormia mais que pedra no pé da cruz. os cachorros cercaram o animal fazendo um volta uns agitavam outros latiam a suposta onça que tinha uma cabeça muito grande e seus olhos vermelhos perfurando a cana do buriti com seus dentes afiados. Foi um terror para dona Raimunda já sentido sentia exausta e se dava por vencida... Quando um dos seus filhos de nome Marciano era o mais nervoso da família e sempre andava com uma faca do tipo punhal e não deixa nem para dormi, que ficava debaixo do seu travesseiro ao ver a aflição de sua mãe ele gritou em alta voz já com o seu punhal na mão.

- Mãe não se preocupe, eu vou mostrar essa desgraçada como se faz...

Muito furioso caminhou empunhado o punhal de encontro o bicho que estava com os dentes que travando na cana do buriti, bicho vendo a fúria do rapazote e se afastou, saindo mansamente do casebre e embrenhando na mata... Dona Raimunda já exalta e preocupada com a sua visita foi ver ele se encontravam para seu alivio ele dormia como não tivesse acontecido. Ele foi acordado totalmente alheio. Diante do desespero de todos , quando viu a porta a porta estava totalmente estragada e perfurada pelas dentadas do animal ele ficou pasmo e sem palavras com acontecimento... Dona Raimunda reuniu os filhos e rezaram e pediu a Deus pra ter pena da alma da tal moça que tinha virando a onça Jodica ... No meio da reza dona Raimunda fala para os filhos...

Nunca mais teve noticia da onça Jodica na região.

Fato verdadeiro que aconteceu com minha avó Raimunda mãe de meu pai...miguel pereira de almeida